POLÍCIA

Filho de dono de jornal é assassinado com mais de 40 tiros na Baixada Fluminense
FOTO:REPRODUÇÃO
Roberto Ornelas
Felipe Martins - Do UOL, no Rio
REPOSTADO:TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 12.06.2013 - 16:41
O diretor financeiro do jornal Hora H, José Roberto Ornelas de Lemos, conhecido como Betinho, foi assassinado na noite desta terça-feira (11) com 44 tiros em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, segundo policiais militares que registraram a ocorrência.

FILHO DE DONO DE JORNAL NO RIO É ASSASSINADO COM 44 TIROS
Filho de José Lemos, dono do Hora H, um dos jornais mais conhecidos na Baixada, ele foi baleado quando estava em uma padaria na rua Eduardo Pacheco Vilhena, no bairro Corumbá.
Testemunhas contaram que quatro homens em um carro prata dispararam contra Lemos. Amigos levaram a vítima ao Hospital da Posse, mas ele morreu.
Segundo policiais da 58ª DP (Posse), onde o caso foi registrado, Betinho foi preso em 2002, acusado de comandar um grupo de extermínio que matou, em  23 de maio daquele ano, o então subsecretário de Governo e presidente da Comissão de Licitações da Prefeitura de São João de Meriti, Kenedi Jaime de Souza, de 52 anos.
A investigação da Delegacia de Homicídios (DH) da Baixada apontou que o crime ocorreu por causa de uma disputa pelo controle da coleta de lixo do município. O subsecretário havia decidido abrir concorrência pública para a prestação do serviço no município. Até então vigorava um contrato de emergência no valor de R$ 5,8 milhões.
De acordo com a polícia, a decisão teria contrariado o empresário Ronaldo Ferrari de Oliveira, que comandava o serviço na cidade. Oliveira, segundo a investigação, então contratou o grupo de extermínio comandado por Betinho. O subsecretário acabou morto com um tiro no pescoço e no rosto.

Oliveira e Betinho foram presos pela polícia, mas negaram participação no crime. Em decisão da Justiça, os dois foram libertados por falta de provas que os levassem à condenação.


TRIBUNIVERSAL


BRASIL APESAR DE AVANÇO NA ECONOMIA NÃO SE LIVRA DE VIOLÊNCIA
BANCO DE IMAGENS 

PUBLICIDADE - SABINE RIGHETTI - DE SÃO PAULO
REPOSTADO - TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 09.06.2013 - 07:40
   O desenvolvimento econômico de uma sociedade é um dos fatores determinantes da violência. Mas não é o único. A presença de drogas, a segurança pública, o sistema judiciário e a igualdade social também entram nessa conta. Nem recessão impede redução de crimes pela metade na Inglaterra. Enquanto o Reino Unido, por exemplo, reduziu a criminalidade ao seus mais baixos índices em quase 30 anos - apesar da crise que atinge a Europa- no Brasil, a violência persiste mesmo com a melhoria econômica.
   Na opinião de especialistas consultados pela Folha, o país ainda enfrenta uma série de problemas ditos "estruturais" que levam a essa situação. O número de homicídios aumentou seis vezes de 1980 a 2010. A partir de 2002 houve uma estabilização nos índices nacionais, mas os homicídios migraram para as regiões Norte e Nordeste. Como boa parte da sociedade brasileira não tem condições mínimas estruturais -como boas moradias e boas escolas- o risco é maior.
   Outro fator é a desigualdade social. De acordo com Cesar Barreira, do Núcleo de Estudos da Conflitualidade e da Violência da UECE (Universidade Estadual do Ceará), a criminalidade pode ter mais relação com as diferenças entre as camadas da sociedade do que com a pobreza em si. Ou seja, com muitos ganhando pouco e poucos ganhando muito, surge uma espécie de bomba-relógio. "Com a melhoria econômica começa um acesso a determinados bens e uma cultura do consumo de produtos de marca. Com isso, o número de roubos e até de latrocínios [roubo seguido de assassinato] tende a crescer", explica. Em 2011, o Brasil passou o Reino Unido e se tornou o sexto maior PIB do mundo -posição perdida em 2012.
DESIGUALDADE
   No Nordeste, uma das regiões mais desiguais do país, o número de mortos por armas de fogo aumentou 92% de 2000 a 2010, de acordo com o Mapa da Violência. É lá que fica Fortaleza (CE), cidade das mais desiguais do mundo, de acordo com relatório da ONU do ano passado.
No Norte, o cenário é pior: o aumento de mortos por armas de fogo foi de 195% nos mesmos dez anos. Esse cenário encontra uma possível explicação em um estudo do NEV (Núcleo de Estudos da Violência da USP). Um levantamento feito em Manaus (AM) mostrou que a quantidade de pessoas que relatou ter recebido oferta de drogas aumentou de 5% em 1999 para 13% em 2010.
    "Sabemos que a presença de drogas ilícitas é um fator determinante para a criminalidade", diz o sociólogo Marcelo Neri, do NEV. Outro fator que contribui para o aumento dos crimes é a sensação de impunidade. "Os bandidos continuam cometendo crimes porque sabem que não serão punidos", explica Barreiras, da UECE. Isso pode fazer até com que os crimes estejam ficando mais brutais, assunto que Barreiras está estudando.

   "O que aconteceu com a dentista em São Paulo [queimada viva em abril durante um assalto ao seu consultório, em São Bernardo] não há fator econômico e nem sociologia que explique", diz. Há alguma notícia boa? Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, acredita que sim. "O crescimento econômico nos faz pelo menos ter a perspectiva de que é possível uma mudança. Na teoria, pode haver mais investimentos em segurança pública, por exemplo." Na teoria, claro.


TRIBUNIVERSAL


PRISÃO
LUIZINHO E EMERSON SÃO ACUSADO DE MATAR AGENTE PENITENCIÁRIO EM MOSSORÓ
FOTO:BLOGDOSARGENTOANDRADE
Policia apresenta Luizinho e Emerson acusados de participação na morte do Agente Federal
William Felix de Andrade
TÍTULO: JAIR A. CORDEIRO
REPOSTADO:TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 07.06.2013 - 16:50
   O Delegado Regional, Denis Carvalho em companhia do titular de Homicídios, Roberto Moura e Defur, Luiz Fernando, apresentaram a imprensa de Mossoró, no final da tarde de quarta feira 05 de Junho de 2013, dois dos principais envolvidos na morte do Agente Penitenciário Federal Lucas Barbosa, no mês de Dezembro passado. Luizinho e Emerson chegaram a Mossoró, no inicio da noite de terça feira e ficaram custodiados no Presidio Federal, que recebeu autorização para a permanência dos mesmos por dois dias.
   Luizinho e Émerson, que estavam foragidos da Cadeia Publica Juiz Manoel Onofre de Souza e foram recapturados em uma pousada na cidade de Itarema no Estado do Ceará, no dia 18 de Maio passado, foram transferidos para Mossoró, a pedido do Delegado Regional Denys Carvalho feito ao Delegado Romerio Moreira da Delegacia de Furtos e Roubos de Fortaleza. Contra os mesmos existe um mandado de prisão na 8ª Vara da Justiça Federal, expedido pela Juíza Katherine Martins da Costa, pela morte do agente.
   O Agente Penitenciário Federal, “Lucas Barbosa Costa”, de 27 anos de idade, natural do estado do Piauí, foi encontrado morto no dia 18 de Dezembro de 2012, com o corpo crivado de bala e abandonado as margens de uma estrada carroçável, na estrada da raiz, cerca de 12 km de Mossoró RN. Seu carro, tipo Cerato de cor prata, placas NNR 5181 de Mossoró, totalmente carbonizado foi encontrado cerca de mil metros depois.
   As investigações foram iniciadas em duas frentes de trabalho: A Primeira: Pela Delegacia de Homicídios de Mossoró, município onde o agente foi executado. As investigações foram conduzidas pelo Bacharel Roberto Moura e contou com a colaboração do Delegado Regional, Denys Carvalho e da Especializada em Furtos e Roubos, Luiz Fernando.
   A Segunda: Pela Policial Federal, na possibilidade do agente ter sido morto por causa de sua profissão, por exemplo, o que se tornaria um trabalho de investigação em nível de Policia Federal. Um delegado Federal de Brasília conduziu todo o trabalho de investigação que corre em segredo de justiça.
   Segundo informações, no dia da execução, “Luizinho” teria utilizado o seu chip no celular do agente e realizado varias ligações que foram rastreadas pela Policia Federal, para chegar ao restante grupo que são pelo menos 15 envolvidos. Parte do grupo foi identificada, porem só quatro foram detidos. O grupo era liderado Por Liedson Soares da Silva, “Pirrola” Expedito Luiz da Carvalho Neto, “Luizinho”, Emerson Ricardo Cândido de Morais, “Emerson” e Antônio Vieira Ribeiro Júnior, “Juninho”. Todos presos acusados de vários delitos no interior do Rio Grande do Norte.
   * No dia 04 de Janeiro de 2013, Policiais de uma viatura da Força Tática, ligados ao 2º Batalhão de Policia de Mossoró, comandada pelos Sd's Gomes, R. Soares e Wildney, prenderam Antônio Vieira Ribeiro Júnior, “Juninho” 21 anos de idade, foragido do complexo Penal de Mossoró. Juninho apresentava queimaduras nos braços e passou a ser investigado. Ele teria confessado participação no crime, mas se negava dar detalhes.
   * No dia 30 de Janeiro de 2013, Expedito Luiz de Carvalho Neto, “Luizinho” de 20 anos de idade, foi preso no conjunto Vingt Rosado em uma operação realizada pela Policia Rodoviária Federal com Policiais da 1ª Delegacia Distrital de Mossoró. Luizinho estava de posse de uma pistola e foi detido por força de um mandado de prisão expedido pela justiça. Luizinho teria confessado detalhes da execução, porem não deu nome aos demais envolvidos. O mesmo chegou a dizer que apenas teria amarrado as mãos do agente, mas na hora da execução, preferiu ficar dentro do carro.
   * No dia 1º de Fevereiro de 2013, Agentes da 1ª Delegacia em parceira com Agentes da Delegacia de Homicídios, prenderam no Bairro Paredões, “Emerson Ricardo Cândido de Morais”, de 21 anos de idade. A ordem de prisão preventiva foi expedida pelo juiz da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Mossoró, Vagnos Kelly Figueiredo. Emerson disse que não fazia parte de grupo e não participou da morte do Agente.
   * No dia 08 de Março, Agentes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos, Homicídios e Delegacia Regional, prenderam em Mossoró uma quadrilha liderada por Liedson Soares da Silva, “Pirrola” de 23 anos de idade, natural de Natal e foragido de Alcaçuz. Pirrola é envolvido em vários assaltos na região de Caicó e Jucurutu. Ele foi transferido para Alcaçuz depois de ameaçar agentes penitenciários de Caico. Pirrola é acusado de fazer parte da Primeiro Comando da Capital, PCC com base no estado de São Paulo, de onde teria partido a ordem para a execução de Lucas.
    Com a prisão de “Juninho, Luizinho, Emerson e Liedson” os investigadores concluíram que os mesmos seriam os responsáveis pela execução do Agente Penitenciário. Eles tomaram de assalto o carro e quando perceberam que Lucas, era agente penitenciário, resolveram matá-lo. Eles acreditavam que o mesmo era agente na penitenciaria local e essa teria sido a motivação do crime. Para dificultar os trabalhos de investigação, o grupo colocou a farda de trabalho em Lucas e tocou fogo em seu carro, numa tentativa de apagar qualquer tipo de prova. Lucas foi rendido quando retornava do trabalho para Mossoró, na RN-015.

   Juninho continua detido no Complexo Penal Mario Negocio em Mossoró e Liedson, foi transferido para a Penitenciaria Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Emerson e Luizinho serão levados para uma penitenciaria estadual de segurança Máxima.


TRIBUNIVERSAL


POLÍCIA
SENADO APROVA PROJETO QUE AMPLIA PODERES DE DELEGADOS
TURI.SENADO-BRA.JPG

POR:Folha de São Paulo
REPOSTADO:TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 30.05.2013 - 07:40
    O Senado aprovou nesta terça-feira (28) projeto que amplia os poderes de investigação dos delegados de polícia, que poderão ter ampla autonomia para a condução de inquéritos. A proposta, segundo senadores contrários à sua aprovação, reduz as atribuições do Ministério Público ao permitir que os delegados não atendam pedidos ou orientações dos procuradores e promotores. Com a aprovação, o projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Ex-procurador da República, o senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que um dos artigos do projeto permite "livre convencimento" aos delegados, prerrogativa que lhes permite recusar pedidos feitos pelo Ministério Público.
    "Se você tem livre convencimento, se alguém requisita algo para você, é possível ao delegado recusar, como uma diligência, por exemplo", afirmou Taques. Apesar de não comparar o projeto com a PEC 37, proposta de emenda à Constituição que tira o poder de investigação do Ministério Público, os senadores contrários ao projeto afirmam que o texto enfraquece a atuação dos procuradores. A PEC limita o poder de investigação apenas às polícias civis e federal, mas permite aos procuradores solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia.
    A proposta está em discussão na Câmara, que criou um grupo de trabalho para debater eventuais modificações. O texto deve ser votado no dia 26 de junho pelos deputados. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu hoje à cúpula do Congresso para que a proposta não prospere no Legislativo. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a matéria aprova hoje pelo Senado não tem "qualquer relação" com a PEC 37. "Estamos aqui fortalecendo o poder das polícias, essa questão nada tem a ver com a PEC", afirmou.
CRÍTICAS
    Diversos senadores subiram à tribuna para reclamar do pouco tempo que tiveram para analisar o projeto dos delegados. "Essa matéria carecia de um esclarecimento maior", disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). "Não dá para fazer uma votação que nem essa, apressada, longe do contexto geral de todo o conjunto", completou o senador Pedro Simon (PMDB-RS). O projeto afirma que cabe ao delegado de polícia conduzir as investigações criminais com autonomia para requisitar perícias, documentos e dados "que interessem à apuração dos fatos".
    Os delegados também podem, segundo o projeto, conduzir as investigações de acordo com seu "livre convencimento técnico jurídico" e os inquéritos somente podem ser "avocados ou redistribuídos" por superior hierárquico. O texto também prevê que a remoção do delegado ocorre somente por ato fundamento e seu eventual indiciamento. Relator do projeto, o senador Humberto Costa (PT-PE) nega que o projeto interfira em qualquer ação do Ministério Público.
    "Estamos definindo garantias e deveres do delegado quanto ele estiver à frente do inquérito. As competências do Ministério Público estão preservadas, não há qualquer limitação ao seu poder de investigação", disse Costa. "A Constituição estabelece o controle externo sobre o aparelho policial. Não há qualquer tipo de invasão a essa prerrogativa", completou o relator. A oposição votou a favor do projeto por considerar que ele não reduz poderes do Ministério Público. 



TERIBUNIVERSAL


SÃO MIGUEL
SUB-COMANDANTE DA PM, 2º SGTO JOTA NETO FALA DO MAL QUE GERA NA SOCIEDADE A IMPUNIDADE PARA OS CRIMES COMETIDOS PELOS JOVENS
FOTO: JACORDEIRO
2º SGTO JOTA NETO NA DELECIA DE SÃO MIGUEL/RN
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 14.05.2013 - 06:30
   Nesta segunda-feira, 13 de maio de 2013, dia em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea em 1888, São Miguel, cidade localizada na Região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, acordou não querendo acreditar com a notícia intrigante de que um jovem ainda adolescente, demonstrando total desrespeito com as autoridades policiais, no caso em específico com a Polícia Civil, e, também, total desrespeito com os cidadãos, a sociedade em geral, micaelense, ‘surrupio’ algumas armas de fogo do interior da delegacia provocando na população um clamor de apreensão no que diz respeito o que vai ser feito como solução para o caso.
     Segundo o sub-comandante da PM-Polícia Militar de São Miguel, o 2º Sargento João Pereira Neto, mais conhecido por Jota Neto, numa clara definição para o momento, disse que ‘a humanidade quando falta o conhecimento da verdade. acontece isso. geram-se as mazelas, como essa aí; pelo visto esse indivíduo é um usuário de drogas; quando o alimento comum não lhe serva mais; quando substituído o feijão, o arroz, pela droga, e na falta dela, as drogas, ele fica agressivo’, inicia, em sua residência. ‘A mãe dos grandes delitos sãos os pequenos delitos, ou seja, começa roubando um pacote de biscoitos e finda tirando a vida de uma pessoa’, completa o raciocínio.
     Na ótica do 2º sargento Jota Neto, a impunidade gera na sociedade brasileira um mal estar de proporções comparativas inesiguais; como a crítica construtiva ela é aceitável, no caso do homicídio que não for por legítima defesa, deveria iniciar com uma pena mínima de 10 anos, uma pena limite que seria adicionada aos anos da sua condenação ou culpabilidade pelo crime praticado; ‘no caso do jovem em questão, o camarada teve condição de apertar o gatilho, e praticar o crime, ele deve pagar por aquele delito’, disse a autoridade.
POR QUÊ O MENOR DE IDADE NÃO É PRESO NO BRASIL? E, O SEU CRIME É CONSIDERADO ATO INFRACIONAL?
     Trataremos, a seguir, da possibilidade, do adolescente menor de 18 anos, responder pela prática de crime ou de contravenção penal. Nesse sentido, respeitando, dentre outros princípios gerais do direito, o do devido processo legal, é perfeitamente cabível a aplicação de sanções a menores de 18 anos de idade que pratiquem crime ou contravenção penal, no caso denominados de ato infracional, desde que esta aplicação decorra da apreciação judicial e de competência exclusiva do Juiz (Súmula 108 do STJ), lembrando sempre que, tais medidas, não possuem natureza de pena e sim de medida socioeducativa.
    COMPETÊNCIA - ADOLESCENTE - ATO INFRACIONAL PRATICADO CONTRA A UNIÃO- JULGAMENTO AFETO AO JUIZ DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE E NÃO À JUSTIÇA FEDERAL - INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 103. 146 E 148 DA LEI 8.069/90 E DO ART. 109, IV, DA CF. Recurso em sentido estrito interposto da decisão que declinou da competência para conhecer da representação formulada pelo Ministério Público Federal em desfavor de menor infratora e determinou o envio dos autos ao Juízo Estadual da Infância e da Juventude. Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis mas sujeitos às medidas socioeducativas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente. A realização por eles de fato em tese criminoso, de competência federal ou estadual ou contravencional é considerado ato infracional nos termos do art. 103 da Lei 8.069/90 o que afasta a norma do art. 109 IV da CF. Se a criança e o adolescente praticam ato infracional, competente para apurá-lo é o Juiz da Infância e da Juventude ou o que exerce essa função, nos termos dos arts. 146 e 148 do ECA. Precedentes jurisprudenciais. Recurso desprovido.




TRIBUNIVERSAL

ASSASSINATO
CRIMINALISTA FOI MORTO A TIROS EM BANHEIRO DE BAR DA ZONA OESTE DE NATAL
Foto: Sergio Costa / Portal BO
Antônio Carlos estava num estabelecimento chamado Binos Bar
Fonte: Blog Jackson Damasceno

Postado por DANTENSE NEWS 
REPOSTADO: TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 10.05.2013 - 11:45

    O advogado Antônio Carlos de Oliveira, certamente o criminalista mais conhecido do estado, foi assassinado agora à noite, em um bar, na zona Oeste de Natal.
    Antônio Carlos estava num estabelecimento chamado Binos Bar, mp bairro de Nazaré, quando se levantou da mesa para ir ao banheiro. Ele teria sido seguido por dois homens e assassinado com tiros na cabeça, dentro do banheiro mesmo. Os assassinos fugiram sem deixar pistas. O corpo do advogado está caído no banheiro do bar. Ele era presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Rio Grande do Norte e atuou em dezenas de casos de repercussão no estado, como nos de grandes operações realizadas pelas polícias e Ministério Público.
   Polêmico, batia de frente com delegados e oficiais com o objetivo de garantir os direitos de seus contratantes. Costumava fazer denúncias de supostos abusos cometidos por policiais. Alguns de seus clientes eram pessoas acusadas de compor perigosas organizações criminosas ligadas a homicídios, tráfico de drogas e roubo de carros. Um trabalho no mínimo intrigante para a Polícia Civil do estado. A esta hora dezenas de telefonemas estão sendo feitos na capital. Personagens das áreas policial e jurídica comentam agora a morte violenta do advogado e se perguntam intrigados: quem matou Antônio Carlos Oliveira?



TRIBUNIVERSAL


OPERAÇÃO PC 27
RN AINDA TEM MAIS 7 MIL MANDADOS EM ABERTO


POSTADO:TRIBUNADONORTE
REPOSTADO;TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 10.05.2013 - 02:54
Rafael Barbosa e Vinícius Menna - Repórteres
     Pelo menos 127 pessoas foram presas e 13 adolescentes apreendidos na capital e no interior do Rio Grande do Norte durante a Operação PC 27. Realizada pela Polícia Civil simultaneamente em todos os estados do país, a operação seguiu até a 0h de hoje. Mesmo com o cumprimento de mais de 100 mandados durante a operação, há pelo menos de 5 a 7 mil mandados em aberto somente na Delegacia de Capturas (Decap). Apesar dos esforços da Secretaria de Justiça e Cidadania do RN (Sejuc) e da Vara de Execuções Penais para liberar vagas, houve dificuldade para acomodar os presos.  A operação foi planejada há 20 dias, durante o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), onde estiveram presentes 27 delegados-gerais de Polícia Civil do país. Na ocasião, foram programadas as operações que seriam realizadas em cada Estado para o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, além de flagrantes.
     Até o fechamento desta edição, na capital, foram presas 64 pessoas e apreendidos sete adolescentes. Já no interior, foram 63 presos e seis adolescentes apreendidos. De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, as prisões estão relacionadas a homicídios, estupros, tráfico de drogas, roubos e ainda receptação.  “Não negamos que a criminalidade aumentou no Estado, mas estamos trabalhando para que ela diminua tirando de circulação essas pessoas que estão fazendo mal a todos nós. Todas essas prisões são fruto das investigações da Polícia Civil”, disse Fábio Rogério Silva.
Segundo o diretor de Polícia Civil da Grande Natal, José Francisco Correia Júnior, entre os presos de ontem está o acusado do homicídio de quatro pessoas ocorrido em Macaíba no dia 1º de maio. Já no interior, conforme explicou o diretor de Polícia Civil do Interior, José Francisco Correia Júnior, foi preso o acusado de matar um homem com cinco tiros na cabeça em Arez. Outro destaque foi a apreensão de uma pistola 9mm de fabricação israelense, da marca Jericó.
     O delegado-geral Fábio Rogério negou que o motivo da operação fosse uma resposta da Polícia Civil às ações do Ministério Público realizadas recentemente, que tinham como pano de fundo a PEC 37 e visavam mostrar a importância do órgão nas investigações de corrupção. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, a operação superou a expectativa, que se tratava do cumprimento de 30 a 40 mandados.
     Foram efetuadas prisões em todas as cidades da região metropolitana de Natal. Já no interior, a cidade com maior número de prisões foi Mossoró, com 21. A operação também cumpriu mandados em Macau, Nova Cruz, Santa Cruz, Alexandria, Upanema, Baraúnas, Apodi, Assu, Arez, Goianinha, Tangará, João Câmara, Currais Novos e São Paulo do Potengi.


TRIBUNIVERSAL


POLÍCIA
PRESÍDIOS SUPERLOTADOS EM NATAL
EM 4 MESES EM NATAL, SÃO PRESOS 2.400 SUSPEITOS
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Presos
REPOSTADO: SÃO MIGUEL - TRIBUNIVERSAL - 29.04.2013 - 18:54
     O comandante geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva, divulgou na manhã da segunda-feira, dia 29 de abril, um balanço parcial de suspeitos presos pela corporação e armas de fogo recolhidas das ruas da Grande Natal. De acordo com ele, somente neste final de semana, 33 pessoas foram detidas e 22 armas de fogo apreendidas. No total, de 1º janeiro a 28 de abril deste ano, são 2.412 suspeitos conduzidos às delegacias e 230 armas de fogo retiradas de circulação durante as ações da PM na região metropolitana da capital.
     Ainda de acordo com o comandante, 230 armas foram apreendidas entre 1º de janeiro e o último domingo, dia 28 de abril. No mesmo período do ano passado (de 1º de janeiro a 30 de abril), a PM havia apreendido 181 armas - crescimento de 27%. “É impressionante! Quanto mais a gente apreende, mais armas aparecem”, observou o comandante.
Foto: Ricardo Araújo
Francisco Araújo, comandante geral da PM no RN
     “Estas prisões e apreensões vão representar uma diminuição dos crimes”, comemorou o comandante. “Se você parar para pensar, é muita arma”, frisou Araújo ao G1. Entre as apreensões realizadas neste final de semana, estão revólveres, pistolas e dois rifles - sendo um deles de imitação, fabricado artesanalmente.
     Quanto ao número de prisões, o crescimento foi menor, "porém significante", ressaltou Araújo. “De 1º de janeiro a 30 de abril de 2012, foram 2.300 prisões somente na Grande Natal”, relatou o comandante. "E de 1º de janeiro até este domingo, dia 28, a PM já havia prendido 2.412 pessoas na região. Um aumento de 4,8%", acrescentou.
     As prisões ao longo deste último final de semana aconteceram durante operações nos bairros de Mãe Luiza e Rocas, em Natal, e nos municípios de São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu, na região metropolitana da capital. Segundo o comandante, em Mãe Luíza e São José os policiais contaram com o apoio do helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria de Segurança Pública do RN.
HELICÓPTERO
Potiguar 1 foi usado em operações realizadas pela PM na Grande Natal 
Foto: Canindé Soares
Helicóptero: Potiguar 1
     A PM também divulgou um balanço do mês de abril. Segundo os dados repassados, 84 armas de fogo foram retiradas de circulação, além de 474 munições de diversos calibres, simulacros (imitações) de armas de fogo e um colete à prova de balas.
     A maior apreensão ocorreu na última semana. Ao todo, foram 33 armas de fogo e aproximadamente 200 munições apreendidas entre os dias 22 e 28 de abril. Com as apreensões, a polícia contabilizou uma média de três armas apreendidas por dia em todo o estado e aproximadamente 17 munições por dia nos vinte e oito dias decorridos de abril até o último Domingo. A PM ainda capturou 29 foragidos da Justiça que possuíam mandados de prisão em aberto. De acordo com a corporação, 61 veículos roubados foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários

.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x


INTERNACIONAL
"Mãe, eu te amo", disse suspeito 
de atentado antes de morrer 
Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston foram identificados como sendo os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev, 19, e Tamerlan Tsarnaev, 26. Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano.

Do UOL, em São Paulo
TRIBUNIVERSAL - 23.04.2013
Tamerlan Tsarnaev, 26, suspeito do atentado em Boston, falou com a mãe antes de ser morto por policiais durante um tiroteio em Watertown, cidade próxima a Boston, na última sexta-feira (18).  Em entrevista por telefone à emissora norte-americana "ABC News" nesta segunda-feira (22), Zubeidat Tsarnaeva disse que o filho falou "Mãe, eu te amo" e a ligação foi cortada. Tamerlan ligou para a mãe na sexta-feira alertando-a que a policia estava atrás dele e do irmão.
"A polícia começou a atirar em nós, eles estão nos caçando", o filho teria dito a Zubeidat. Tamerlan disse ainda que o irmão Dzhokar Tsarnaev, 19, estava junto dele. Desesperada,  Zubeidat disse ter começado a chorar e a gritar. Mais tarde, uma de suas filhas ligou para avisá-la que o filho havia sido morto. Suspeito é interrogado Dzhokar, único suspeito das explosões na Maratona de Boston capturado, deve ser denunciado por crimes federais já nesta segunda-feira (22), enquanto permanece hospitalizado sob vigilância armada, com graves ferimentos. A imprensa americana informou na noite de domingo (21), que ele já está consciente e responde a perguntas por escrito, mas a polícia de Boston não confirma a informação. Tsarnaev, que está internado no hospital Beth Israel Deaconess e recebe tratamento para ferimentos graves sofridos durante a perseguição, é o principal suspeito por trás das duas explosões de segunda-feira passada, (15) que deixaram três mortos e 180 feridos na linha de chegada da Maratona de Boston. Ele foi capturado com ferimentos na garganta. As autoridades esperam sua recuperação para interrogá-lo. O canal "NBC News", que citou fontes da investigação federal, informou que, apesar de uma lesão na garganta que o impede de falar, o jovem estava começando a responder as perguntas dos investigadores. A "ABC News" afirmou que Tsarnaev estava respondendo "esporadicamente" por escrito e que os investigadores questionam sobre outros membros potenciais de células terroristas ou outros planos de explosões. O jornal "USA Today", que também cita autoridades, afirma que Tsarnaev está consciente e responde por escrito. Além disso, destaca que os investigadores consideram a possibilidade do ferimento no pescoço ter sido executado pelo próprio jovem. Ed Davis, chefe de polícia de Boston, havia afirmado mais cedo que o jovem estava em condição "crítica, mas estável".




ENTREVISTA ESPECIAL
EXCLUSIVO, COMANDANTE DA PM DE SÃO MIGUEL
SUB-TENENTE MANOEL PEDRO, DIZ QUE O MAIOR 
PROBLEMA DA SOCIEDADE É A DROGA LÍCITA

FOTO: JAIR A. CORDEIRO
Sub-Tenente Manoel Pedro, 
comandante da PM em São Miguel
MANOEL PEDRO DA SILVA, 47 anos de idade, é o nosso entrevistado especial da semana, 21 a 27 de abril. Ele é sub-tenente, comandante da PM-Polícia Militar do município de São Miguel. Numa entrevista super descontraída, em seu gabinete, em seu posto de comando da cidade, na rua Maria Leodona Pessoa Fernandes o TRIBUNIVERSAL conseguiu fazer uma pequena biografia desta autoridade que soube em poucas palavras sintetizar o atual momento da segurança da Região, já que ele é diretamente responsável, não só pelo pelotão de São Miguel, mas, também, é de sua competência a coordenação, como ele mesmo disse, de auxiliar nos trabalhos dos municípios de Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano. Casado com dona Jussiana, pai de 5 filhos, mora em Pau dos Ferros, é técnico em contabilidade formado no Elizeu Viana da cidade de Mossoró.
Segundo o comandante Pedro, sua trajetória como PM começou a convite de um amigo, em janeiro de 88, quase 26 anos de PM e, sem receito algum em falar, disse com todas as palavras que o seu objetivo pessoal, como homem comum e de segurança, ele já conquistou: ‘que era trabalhar com dignidade; ter um salário justo; para poder oferecer aos seus familiares boas condições de vida e isso eu já consegui’. Tem curso de formação pelo CFAP-Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, quando se tornou sargento, em 89; e, pela Academia de Polícia Cel. Mílton Freire, em Natal, quando se tornou 1º sgto, depois sub-tenente, oficial da PM. Como delegado, no Estado do Rio Grande do Norte, já passou pelos seguintes municípios: Frutuoso Gomes, João Dias, Antonio Martins (duas vezes), Água Nova, Encanto, Dr. Severiano, Coronel João Pessoa, Francisco Dantas, Porta Alegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Martins, São Francisco do Oeste, Serra do Mel, Tenente Ananias (duas vezes), Porto do Mangue, Alto do Rodrigues, Ipanguassu, São Rafael, Itajá, Paraú e agora está desde 12 de maio de 2012, portanto há 1 ano, no município de São Miguel. No que diz respeito ao seu objetivo como comandante da cidade, foi enfático: ‘É a manutenção da ordem, da segurança, sempre preventivamente; é muito importante oferecer a ordem, a segurança da população do município’, afirma. Ele deixa escapar quem em seu comando (nas 4 cidades), existem 45 homens divididos da seguinte forma:  em são Miguel 20,  e os outros estão sob o comando do  CB, Glauber em Coronel João Pessoa, Sgto Santos em Venha-Ver e o Sgto Alves em Dr. Severiano, todos eles sub-comandantes sob sua responsabilidade, como comandante do 1º Pelotão destacado de Pau dos Ferros.
Fazendo referência ao município, disse: ‘São Miguel tem um diferencial, das outras cidades que passei, sem menosprezar nenhuma, é claro, tem um povo ordeiro, pacato, acolhedor, e a gente sente que tem um interesse todo particular para a problemática da cidade, principalmente quando se refere a questão segurança, saúde e educação. Além de tudo isso tem um ótimo clima, muito agradável’. Indagado sobre o que falta na cidade, disse: Falta um reservatório de água, açude ou barragem, que elimine com a escassez deste bem natural, a água,  tão necessário para a população, e cita que tem conhecimento do projeto da barragem Poço de Varas e da luta de alguns políticos para a questão. O povo precisa desta obra’. 
Com relação a gestão do prefeito Dario Vieira de Almeida, foi enfático: ‘A minha expectativa com relação a administração do doutor é muito boa, por ele se tratar de um médico, vendo por essa ótica a de um médico, experiente, acredito que ele tem uma visão melhor principalmente no trato com a saúde; já com relação a segurança ele está demonstrando muito interesse, promovendo uma parceria entre os poderes executivo e a PM’, falou. Depois o comandante falou sobre as dificuldades: ‘É a pouca estrutura, só para esclarecer, a cidade de São Miguel tem 2 viaturas, uma blazzer e um veículo da marca Gol,(locado). Com o crescimento vegetativo acelerado da população do município, seria de bom grado aumentar o número de viaturas’, assevera o comandante. ‘Mas, mesmo diante desta precariedade, a PM não vai fugir da sua responsabilidade que é a manutenção da ordem e da segurança da população de São Miguel; enquanto a cidade dorme, nós estamos bem acordados, deixando todos tranquilo, tudo isso nós fazemos por amor, a Polícia Militar é uma gloriosa instituição secular que nos orgulha’, completa o raciocínio.
Na área da segurança e suas problemáticas no que diz respeito as penalidades, ele falou: ‘O principal problema de São Miguel é a bebida, droga lícita, que unida à imprudência dos motoqueiros, pelo fato de saírem por aí guiando motos embriagados, provocam acidentes, matando e morrendo; outra consequência da bebida, que destaco e não podemos nos furtar, até para aproveitar a oportunidade, uma verdadeira utilidade pública, é o alto índice de ocorrência policial por agressão à mulher e, na maioria das vezes a própria vítima se omite em registrar a ocorrência, são os casos conhecidos como Lei Maria da Penha. Lembra ainda que o bom relacionamento entre as polícias Civil e PM em São Miguel, com o dr. Andson Rodrigo, tem facilitado muito a solução dos problemas em  qualquer situação de ocorrência policial’, reitera.
Com um estilo próprio, todo especial em fazer segurança, de polícia comunitária, o comandante lembra que um município que destaca, foi Paraú, ‘quando ali consegui fazer um grande trabalho em parceria com as instituições do município, como: Conselho Tutelar, Secretarias do município voltadas para o social, igrejas, promotoria, encontros, debates, reuniões, sempre com o objetivo de solucionar os problemas da sociedade e, dentre estes problemas, o das drogas, com grande sucesso, diga-se de passagem’. Cita o Cel Marcondes, de Natal, que foi ele quem abriu as portas para este estilo de PM, moderno, globalizado, vendo o problema na raiz, deixando para trás o estilho retrógrado, perverso, agressivo, fazer segurança com prevenção transforma a PM numa instituição mais humana, completa o comandante. 
No que diz respeito ao nosso trabalho como imprensa, divulgação, ele disse: ‘Um jornal na cidade é até muito importante para que a população fique sabendo dos fatos e ao mesmo tempo presta um serviço social de muita relevância para os poderes da cidade, alertando sobre  as questões carentes do município: Existem problemas simples e outros de magnitudes difíceis de serem solucionados, um simples que podemos citar nesta entrevista diz respeito aos animais soltos pela Zona Urbana da cidade, consequência da seca que nos assola, a imprensa serve como um alerta para que nossos gestores possam encontrar soluções e eliminar com a problemática’, exemplificou. Como todo problema tem uma solução a deixa do comandante foi fazer um criadouro específico para a questão dos animais soltos, que não é só na cidade, mas nas rodovias que ligam à São Miguel, que tem provocado não só acidentes leves, como batidas, mas, acidentes fatais, tirando vidas importantes da sociedade da Região. ‘É uma pena, ver isso sem solução’, contemporiza.
Sabatinado pelo TRIBUNIVERSAL, que lhe perguntou: Comandante, a questão falta de experiência nesta área, a da PM, qual é a pior das consequências? O comandante da PM de São Miguel, sub-tenente Pedro, entendendo que poderia dar sua contribuição especial na entrevista, lembra que a falta de experiência nesta área, a falta de experiência do homem como PM, muitas vezes tem gerado outro grande problema para a sociedade, que são verdadeiros acidentes de percurso e que geram, muitas vezes, consequências irreversíveis para quem as pratica, casos estes que estão englobados na área da imprudência, na da negligência principalmente, e na própria imperícia. ‘Deixa marcas no homem PM que a gente não esquece’, lembra ele. 
Ele encerra agradecendo em primeiro lugar a Deus, depois à família, lembra com orgulho de sua saudosa mãe, dona Maria José, e agradece, também, a instituição em si, à coletividade, e, aos colegas de trabalho que dá suporte necessário, preocupando-se uns com os outros em seus dias de folga, procurando no companheirismo valorizar a pessoa do amigo, do profissional, dando-lhe apoio e suporte’, finaliza o sub-oficial da PM, comandante do destacamento de São Miguel.



TRISTE FIM DE UMA HISTÓRIA MACABRA
Irmãos suspeitos de ataque nos EUA eram considerados ‘bons alunos e atletas esforçados’
Está em estado grave de vida
RESUMO COMPLETO DA VIDA DOS SUSPEITOS DO ATENTADO EM BOSTON, NOS EUA
Por: Erica Goode* Uol Notícias
Um era boxeador e gostava de vídeos de rap russo; certa vez disse: "Não tenho um único amigo americano". O outro, um lutador campeão no colégio, citou o "islã" como sua visão de mundo em uma página de mídia social russa e foi descrito por um vizinho como um "rapaz muito fotogênico", que tinha "um coração de ouro". Enquanto começava a surgir uma imagem dos irmãos Tamerlan Tsarnaev, 26, e Dzhokhar Tsarnaev, 19, suspeitos de cometer os atentados a bomba na Maratona de Boston, era difícil distingui-los de milhões de outros jovens que vieram para os EUA para forjar um futuro. As autoridades trabalham para determinar como eles podem ter-se tornado terroristas que colocariam bombas poderosas entre uma multidão inocente. Acredita-se que os Tsarnaev sejam originários da Tchetchênia e tenham emigrado com sua família do Quirguistão ou outro país da região para os EUA em 2002, depois de viver durante algum tempo em Makhachkala, capital do Daguestão, na Rússia. 
Dzhokhar Tsarnaev, o mais moço, se formou na Cambridge Rindge and Latin School em 2011, onde aparece na lista dos lutadores da Liga de Inverno da Grande Boston. Naquele ano ele ganhou uma bolsa de estudos de US$ 2.500 concedida a cerca de 40 estudantes promissores pela Cidade de Cambridge. Ele pode ser um aluno da Universidade de Massachusetts em Dartmouth. Em seu site na web, a universidade disse que "uma pessoa que está sendo procurada em conexão com os atentados na Maratona de Boston" havia sido identificada como um aluno registrado. A universidade estava fechada na sexta-feira, dia 19 de abril.
Mahmoud Abu-Rubieh, 17, um aluno do colégio, disse que conhecia Dzhokhar Tsarnaev há quase três anos como um amigo e um companheiro da equipe de luta greco-romana. Ele disse que Tsarnaev se vestia "como qualquer outro aluno da escola", geralmente calças jeans ou cáqui, blusões e camisetas.
"Nunca o ouvi falar sobre política", disse Abu-Rubieh. "Ele realmente não mencionou qualquer coisa desse tipo." Ele disse que a última vez em que viu Dzhokhar Tsarnaev foi há cerca de três meses, quando este visitou o treino de luta.
"Nós nos cumprimentamos", disse Abu-Rubieh. "Ele disse que era bom ver que eu continuava lutando. Se eu quisesse transmitir alguma mensagem, seria que ele era um estudante gentil, que muitas pessoas o respeitavam, tinha muitos amigos e era atuante em nossa escola."
Ashraful Rahman, 17, aluno do último ano na Cambridge Rindge and Latin, disse que ele e outros dois amigos reconheceram a foto de Tsarnaev na televisão na noite de quinta-feira, dia 18 de abril, e um deles telefonou para a linha de denúncias do FBI.
Mas disse que não podia acreditar que Dzhokhar, que ele conheceu há dois anos, pudesse estar envolvido no atentado. "Ele jamais pareceria alguém que faria uma coisa desse tipo", disse Rahman.
Ele e Dzhokhar têm muito em comum, disse. Ambos eram lutadores, gostavam de boxe e eram muçulmanos. Às vezes se encontravam na mesquita em Cambridge, a poucas quadras da escola, disse ele.
Os amigos mais próximos de Dzhokhar eram um grupo conhecido entre os colegas como "stoners", segundo Rahman. Ele descreveu Dzhokhar como "descontraído" e disse que pensava que o amigo tivesse nascido nos EUA, porque não tinha sotaque.
Rahman disse que viu Dzhokhar pela última vez em agosto, perto do final do Ramadã, durante orações na mesquita.
"Não importa se você o conhecesse bem como eu, como alguém que lutou com ele, saiu e brincou com ele, ou se você fosse alguém que o cruzasse no corredor, ele era sempre igual - um cara geralmente simpático", disse Rahman, acrescentando que era um estudante empenhado e um lutador cada vez mais esforçado.
‘Quando não estava lutando,  Dzhokhar não era um cara cheio de testosterona ou coisa parecida. Era apenas um sujeito tranquilo", disse.
Tamerlan Tsarnaev, que morreu depois de um tiroteio com policiais na manhã de sexta-feira, dia 19 de abril, aparentemente estudava engenharia no Bunker Hill Community College quando o fotógrafo Johannes Hirn escolheu o jovem boxeador como tema de um ensaio para um curso de fotojornalismo na Universidade de Boston, quatro ou cinco anos atrás.
No ensaio, o sujeito, que se acredita seja Tamerlan Tsarnaev, é citado como dizendo que havia se tornado devotamente religioso e abandonara o cigarro e a bebida. Ele parecia distante da Rússia, dizendo que não gostaria de lutar na equipe russa, a menos que a Tchetchênia conseguisse a independência. O ensaio foi publicado mais tarde em uma revista da universidade, "The Comment", segundo Peter Southwick, diretor do programa de fotojornalismo, que dava o curso.
"Não há mais valores", ele teria dito a Hirn, segundo este. "As pessoas não conseguem se controlar."
Tamerlan confessou no ensaio que adorava o filme "Borat", e exibia seus sapatos de ponta - "Eu me visto no estilo europeu", cita Hirn.
Na legenda de uma foto, exibindo o torso musculoso, ele diz que geralmente não tirava a camisa na frente de mulheres. "Sou muito religioso", diz.
Larry Aaronson, um professor aposentado de estudos sociais no colégio, morava a algumas casas da família Tsarnaev, na Norfolk Street, no limite entre Cambridge e Sommerville.
Ele ficou amigo de Dzhokhar, que disse ter visto muitas vezes circulando pelo bairro, mas não recentemente. Ele acreditava que Dzhokhar tivesse ido para a faculdade, disse Aaronson.
"Ele era gracioso", disse sobre o Tsarnaev mais moço. "Ele me disse que era da Tchetchênia e eu lhe perguntei como era, e ele nunca manifestou qualquer amargura em relação à Rússia ou a sua situação." "Isto é um choque completo", acrescentou.  
Os dois jovens tinham uma presença substancial na mídia social. No site VKontakte, a plataforma de mídia social mais popular da Rússia, o mais jovem deles, Dzhokhar, descreve sua visão de mundo como o "islã" e, perguntado sobre "a coisa mais importante na vida", responde "profissão e dinheiro". Ele enumera uma série de grupos de afinidade relacionados à Tchetchênia, onde duas guerras de independência contra a Rússia foram combatidas depois do colapso da União Soviética, e cita um verso do Corão: "Faça o bem, porque Alá ama os que fazem o bem".
O tio dos rapazes, Ruslan Tsarni, disse em uma entrevista coletiva em sua casa perto de Washington  que seus sobrinhos tinham dificuldade para se adaptar aos EUA e que ele achava que seus atos provinham de "não conseguirem se adaptar e odiarem todo mundo que se adaptou".
Mas ele disse que não via seus sobrinhos desde dezembro de 2005 e sugeriu que havia algum desentendimento entre as duas famílias.
"Minha família não tem nada a ver com aquela família", disse. "Eu apenas quero que minha família fique longe deles."
Tsarni disse que os dois irmãos podem ter se radicalizado, mas nesse caso não era responsabilidade do pai deles. Disse que o pai havia recentemente voltado para a Rússia, mas que trabalhou "consertando carros" nos EUA.
"Eu não imagino que os filhos do meu irmão estariam associados a isso", disse. E acrescentou: "Eu digo, Dzhokhar, se você estiver vivo, entregue-se e peça perdão".
A família faz parte de uma diáspora chechena que data de 1943, quando Stalin deportou a maior parte da população da Tchetchênia por temer que os chechenos estivessem colaborando com o exército invasor da Alemanha nazista. A maioria voltou para a Tchetchênia nos anos 1950, após a morte de Stalin e a suspensão da ordem de deportação, mas alguns ficaram. A diáspora  do Quirguistão se concentra em uma região da estepe na fronteira do Cazaquistão, perto da cidade de Talas.
A deportação foi uma experiência dura e, em alguns casos, radicalizadora. Entre a primeira diáspora do Quirguistão estava o primeiro presidente rebelde da Tchetchênia no período pós-soviético, Dzhokhar Dudayev, originário das aldeias quirguizes, disse Edil Baisalov, um ex-chefe de gabinete presidencial no Quirguistão.
Irina V. Bandurina, secretária do diretor da Escola Nº 1 em Makhachkala, Rússia, disse que a família Tsarnaev deixou o Daguestão rumo aos EUA em 2002, depois de viver lá por cerca de um ano. Ela disse que a família - pais, dois meninos e duas meninas - tinham vivido no Quirguistão anteriormente.
Disse que Dzhokhar, o mais jovem, frequentou a Escola Nº 1 na primeira série, e Tamerlan estudou em Makhachkala até a oitava série. Ela disse que não os conheceu pessoalmente.
Embora se considere que a família Tsarnaev veio para os EUA em 2002, estava na Turquia em 9 de julho de 2003, segundo Muammer Guler, o ministro do Interior turco, e deixou o país dez dias depois, partindo da capital, Ancara. Não há informações sobre o destino da família depois da Turquia, disse o ministro.
Adnan Z. Dzarbrailov, diretor de um grupo da diáspora chechena no Quirguistão, disse em entrevista por telefone que a família Tsarnaev vivia perto de uma fábrica de açúcar na pequena cidade de Tokmok, a cerca de 70 quilômetros de Bishkek, a capital do Quirguistão. O último membro da família partiu anos atrás, ele disse. Ele os descreveu como "intelligentsia" e disse que uma tia dos acusados no bombardeio era advogada.
Sultan Tsarnaev, avô dos rapazes, morreu em um acidente em Tokmok nos anos 1980, quando um tanque de propano que ele carregava explodiu, segundo Dzarbrailov e Uzbek Aliyev, um checheno que vive em Tokmok.
Seu tio, Anwar Tsarnaev, estudou em uma universidade em Biushkek com Aliyev. "Eles eram bons alunos, boas pessoas", ele disse sobre o tio e a tia dos acusados no atentado. Os dois irmãos mais tarde emigraram do Quirguistão, disse.
* Colaboraram Ellen Barry, de Moscou; Serge F. Kovaleski e Katharine Q. Seelye, de Boston; John Eligon, Adam B. Ellick, Richard A. Oppel Jr. e Dina Kraft, de Cambridge, Massachusetts; Julia Preston de New Have.



Traficantes são presos 
dentro de casa em Nova Cruz 
SITE:TRIBUNADONORTE
     Uma operação iniciada por volta das 10h pela Polícia Militar de Nova Cruz, prendeu cinco rapazes que estavam envolvidos com o tráfico de drogas. De acordo com o Major Tavares, que comandou a operação que envolveu 30 policiais, o motivo da ação se deu por meio de uma denúncia anônima indicando os endereços das residências onde os envolvidos estavam. 
Jovens foram surpreendidos por 
policiais quando estavam em casa
     Na ação foram apreendidas 58 trouxas de maconha, um tablete de maconha num vidro de café, uma pistola nove milímetros com carregador e seis munições, nove munições de um revólver calibre 38 embaixo de tijolos, uma câmera digital, três celulares, um notebook da marca Lenovo, um playstation 2, uma prancha de cabelo, chave de roda, macaco e 56 reais em dinheiro. 
Parte do material apreendido com os traficantes de Nova Cruz
   Todo o material apreendido estava divido em duas casas próximas localizadas no bairro do Salgado, em Nova Cruz. Dos cinco rapazes presos, um é de menor. Eles ficarão na 6ª Delegacia Regional de Polícia de Nova Cruz.
    Confira o nome dos homens que foram presos por tráfico de drogas: - Alexandre Martins da Costa, conhecido como "Nano Velho", 19 anos; - Severiio Francisco da Silva Júnior, conhecido como "Bôca de Bauru", 20 anos; - Edvaldo da Silva Moreira, conhecido como "Valdinho", 23 anos e chefe da quadrilha e  Erivaldo da Silva Moreira, irmão de "Valdinho", 19 anos.


TRIBUNAL DE JUSTIÇA
TJ DA PARAÍBA CONVOCA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA DECIDIR SOBRE MEDIDA LIMINAR DE PRISÃO PREVENTIVA DE JUIZ E ADVOGADOS, HOJE, DIA 19 DE ABRIL
Em João Pessoa/PB: TJ convoca sessão extra para analisar prisão preventiva de juiz preso pela PF e dos Advogados, entre eles está Eugênio Vieira de Brejo dos Santos/PB
   A Polícia Federal, em cumprimento à decisão do relator do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho (investigação nº 999.2012.0000699-7/001), efetuou, nesta quinta-feira (18) a prisão preventiva de um juiz, advogados, delegado de polícia e servidores do Judiciário, acusados de fraudes em processos judiciais. O pedido foi encaminhado pelo Ministério Público Estadual. A presidência do Tribunal de Justiça convocou sessão extraordinária do Pleno para esta sexta-feira (19), quando se decidirá sobre a medida liminar de prisão preventiva.
    Tiveram prisões preventivas decretadas José Edvaldo Albuquerque de Lima, juiz de direito, os advogados Cícero de Lima e Sousa, Eugênio Vieira Oliveira Almeida, Glauber Jorge Lessa Feitosa e Dino Gomes Ferreira. Foram decretadas ainda prisões do delegado de polícia Edilson Carvalho de Araújo e dos servidores do Poder Judiciário João Luiz de França Neto e Rogério Pereira de França, além de Jadilson Jorge da Silva e Gildson José da Silva.
    A ação foi acompanhada pela Corregedoria-Geral de Justiça, pela Presidência do Tribunal e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PB, resultando, além das prisões, na busca e apreensão de documentos, computadores, pentes de memória, notebooks e laptops. Foram adotadas, também, medidas administrativas para garantir o funcionamento da unidade judiciária afetada, a exemplo da designação de dois juízes para atuar no 2º Juizado Especial Cível do Fórum Regional de Mangabeira, onde é titular o magistrado José Edvaldo.
    Em 2012, o Tribunal de Justiça da Paraíba determinou a abertura de inquérito judicial, solicitando ao Ministério da Justiça a colaboração investigativa da Polícia Federal, para apurar responsabilidade de magistrado, advogados, delegado de polícia e servidores na concessão de astreintes (multa processual aplicada para o fim de fazer cumprir decisão judicial de obrigação de fazer ou de não fazer) de forma irregular.
    Numa ação conjunta, envolvendo o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal foram tomadas medidas por essas instituições para se apurar as supostas práticas ilícitas.
De acordo com o inquérito judicial, verificaram-se indícios de advogados agiam com apoio do juiz e servidores da antiga Vara Mista do Geisel, hoje 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira.
    Com o avanço das investigações, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, requereu a decretação de prisões preventiva e temporárias dos envolvidos. Assim, o relator do processo junto ao Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, decretou a prisão preventiva dos investigados com o objetivo de garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal.
    Nesta quinta-feira o corregedor-geral de justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, apresentou, ainda, cinco acusações funcionais em face do magistrado Jose Edvaldo, solicitando o seu afastamento, através de decisão plenária e também afastando monocraticamente dois servidores do TJPB. fonte: Wscom



Filho do prefeito de Brejo dos Santos/PB é preso durante operação da Polícia Federal na Paraíba
POLÍCIA FEDERAL
SOBRINHO DO PREFEITO DE SÃO MIGUEL/RN É PRESO
Postado por nossoparanarn-Do nosso Paraná com informações “O Câmara”
    A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 18 de abril, em diversos bairros de João Pessoa/PB, a ‘Operação ‘Astringere’. Em entrevista coletiva, o superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Marcelo Cordeiro, confirmou a prisão do juiz José Edvaldo Albuquerque, 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira. Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia. Também foram presos pela PF o delegado da Polícia Civil da Paraíba, Edilson de Araújo de Carvalho de Araújo; e os advogados Cícero de Lima Souza, Eugênio Vieira Almeida, (filho do prefeito de Brejo dos Santos/PB, Luiz Vieira e sobrinho do Prefeito de São Miguel/RN, Dario Vieira), Gláuber Lessa Feitosa e Dino Gomes Ferreira. 
     O corregedor do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo, informou que será aberto o devido processo legal contra o juiz Edvaldo, quando ele terá oportunidade de se defender de todas as acusações. Contudo, o corregedor adiantou que vai encaminhar ao Pleno do TJ-PB o pedido de afastamento imediato do magistrado. O delegado Edilson Carvalho já havia sido detido em outra operação da Polícia Federal na Paraíba, denominada ‘Squadre’, deflagrada dia 9 de novembro de 2012. Na ocasião, o Carvalho se disse indignado com a divulgação do seu nome pela imprensa, alegando que tinha sido convocado apenas para prestar esclarecimentos pela PF.
   De acordo com as investigações da  Astringere, quando os acusados souberam das apurações começaram a intimidar as pessoas que prestavam depoimentos aos policiais federais. As ameaças às testemunhas ocorreram através de dossiês montados para incriminar quem prestava depoimentos. Ainda de acordo com a Polícia Federal, somente na casa do juiz preso foram apreendidos cerca de R$ 400 mil em alvarás.  As provas estão reunidas em mais de 300 páginas do inquérito policial. De acordo com a Polícia Federal, o objetivo é apurar a prática de crimes de formação de quadrilha, corrupção, apropriação indébita, fraude processual entre outros ilícitos, envolvendo o magistrado do 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira, policiais, servidores públicos, advogados e particulares. “Essa relação de proximidade para facilitar em alguns processos não deveria existir”, disse a PF. ‘Astreinte’ é a multa diária por condenação judicial. 
     As astreintes no direito brasileiro eram cabíveis apenas na obrigação de fazer e na obrigação de não fazer. Contudo, com o advento da lei 10.444 de 2002 que alterou a redação do artigo 287 do Código de Processo Civil, passaram a ser admitidas na obrigação de entrega de coisa. A finalidade da medida é constranger o vencido a cumprir sentença ou decisão interlocutória de antecipação de tutela e evitar o retardamento em seu cumprimento. Ainda de acordo com a PF, mais de cem policiais federais dos estados da Paraíba e Pernambuco estão desde as 05h30, cumprindo seis mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, no 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira, na Turma Recursal do Fórum Cível Mario Moacyr Porto, em escritórios de advocacia e na residência dos envolvidos. 
    Segundo a Polícia Federal, a investigação realizada pela PF, juntamente com o trabalho da Corregedoria do TJPB, demonstrou a existência de uma organização criminosa que, com a participação de um magistrado, atuava mediante os mais diversos tipos de fraude. Foi constatada a existência de uma verdadeira usina de astreintes, uma multa processual que tem a finalidade de incentivar o cumprimento de decisão judicial que estabelece uma obrigação de fazer ou não fazer, que era aplicada irregularmente para enriquecer investigados.
    A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que “a quadrilha atuava com a montagem e falsificação de documentação necessária à judicialização das demandas, manipulação dos atos processuais, imprimindo ritmo e rito diferenciado aos integrantes do grupo criminoso, apropriação de valores de astreintes, intimidação das pessoas que tiveram seus valores apropriados pela organização, e a confecção de dossiês contra diversas autoridades”.
Durante uma sessão no último dia 19 de março, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, fez duras críticas às relações de magistrados e advogados. Barbosa afirmou que “o conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso” e que há muitos magistrados “para colocar para fora”.
    A declaração aconteceu durante reunião do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), presidido por Barbosa, na qual os conselheiros decidiram aposentar um juiz do Piauí acusado de relação indevida com advogados, como receber caronas, além de ter liberado R$ 1 milhão para uma pessoa que já havia morrido.
*Portal Correio/via -N1

POLICIA CIVIL DO RN PARALISA ATIVIDADES NESTA TERÇA



SÍMBOLO DA POLÍCIA CIVIL DO RN
     Os policiais civis de todo o Rio Grande do Norte paralisam suas atividades nesta terça-feira (16), numa ação que estão denominando de: "O dia do resgate da Polícia Civil". As mobilizações por todo o estado serão definidas em assembleias a partir das 8h no auditório do SINPOL, em Cidade Alta, e em cidades-pólo (Mossoró e Caicó). 
A decisão foi tomada no início do mês em virtude do retorno de presos para as delegacias, situação considerada inaceitável, visto que a custódia deve ser feita pelo sistema prisional, ou seja, por agentes penitenciários. A situação se tornou insustentável com as recentes decisões judiciais de interdições de cadeias públicas e presídios, notadamente nos municípios de Caicó, Goianinha, Mossoró e Macau.
     Os policiais civis, que há pouco tempo conseguiram acabar com os presos em delegacias na Grande Natal, informam que não vão admitir o retrocesso vindo do interior. O desvio de função é considerado ilegal no Brasil, com várias decisões judiciais, que apontam que policial civil não deve custodiar presos de justiça, situação que atrapalha o papel que possuem: de investigar e solucionar crimes.
     A paralisação também acontece por outras razões. Os policiais farão greve na busca pela convocação dos 306 policiais concursados, que aguardam desde 2010 a nomeação, uma vez que o Governo do Estado apenas está fazendo substituições com as vacâncias por aposentadorias ou falecimentos. Eles lutam ainda pelo curso de formação de 290 suplentes aprovados no concurso de 2009 e realização de outro processo seletivo. Postado por 




RECAPITURADO
Acusado de simular morte de mulher com ketchup é recapturado
"caso da mulher ketchup"
DE: Anderson Sotero
Do UOL, em Salvador
Após conseguir escapar com outros dez presos da delegacia de Senhor do Bonfim (375 km de Salvador), o homem que ficou conhecido por forjar um assassinato com ketchup foi recapturado na segunda-feira, no último dia 8 de abril. A própria fama fez com que Carlos Roberto de Jesus fosse reconhecido por moradores. "Ele estava na cidade de Filadélfia [norte baiano], andando pelas ruas normalmente e tomando cerveja, mas os moradores reconheceram e o denunciaram para a polícia", contou ao UOL o titular da delegacia de Senhor do Bonfim, Delmar Araújo.  Os presos tinham conseguido fugir no último dia 29 de março. Eles usaram uma corda feita com lençóis velhos, conhecida como "tereza", para escapar da carceragem da delegacia. MATERIA COMPLETA NA PÁGINA  DE POLÍCIA.
Entenda o caso
     Carlos Roberto ficou conhecido depois que forjou, no ano de 2011, um assassinato na cidade Pindobaçu (400 km de Salvador). A ocorrência ficou conhecida como o "caso da mulher ketchup".
O caso ganhou até repercussão internacional e foi publicado no site do jornal britânico "The Guardian". O "Daily Mail", outra importante publicação britânica, também contou a história.
Na época, de acordo com a polícia, ele teria sido contratado para assassinar uma mulher, Erenildes Aguiar Araújo, conhecida como Lupeta.
     A mandante foi identificada como Maria Nilza Simões que chegou a procurar a delegacia alegando que, durante um assalto, um homem havia roubado R$ 1.000 dela. Mas, ao encontrar Carlos Roberto, que ficou conhecido como Roberto da Lupeta, os policiais descobriram o acordo firmado entre ele e a mulher para cometer o homicídio. No dia do crime, em 24 de junho de 2011, ele teria percebido que a vítima era sua "conhecida" e decidiu encenar a morte usando molho de ketchup e uma faca.
    Carlos Roberto ainda tirou uma fotografia da vítima que fingia estar morta, e entregou à mandante como prova da execução. Na fotografia, a "morta" aparece amordaçada em um matagal, com pernas e braços amarrados. No entanto, dias depois, a mandante flagrou o ex-presidiário se beijando com a mulher que deveria estar morta em uma festa da cidade. Para polícia, ele chegou a relatar que aceitou o acordo porque precisava do dinheiro. Ainda na época, ele e a falsa vítima foram indiciados pelo crime de estelionato. A mandante do crime foi indiciada pelo crime de denunciação caluniosa por denunciar falsamente à polícia local que tinha se sido assaltada e tinha perdido R$ 1.000.
     O delegado titular de Pindobaçu, Marconi Almino de Lima, contou nesta terça-feira (9) ao UOL que a mandante teria contratado o serviço por ciúmes de Roberto com a vítima. "Parece que ele já tinha um caso com as duas. Foi tudo motivado por ciúmes. Os três inquéritos foram finalizados em 2012. Eu pedi a prisão preventiva de todos eles, mas até hoje ninguém foi julgado", disse Almino. Carlos Roberto, no entanto, está preso por causa de um mandado de prisão por conta de um flagrante de roubo e furto. "Só ele está preso, mas por outro crime. Tentou fugir, mas não consegue nem se livrar da prisão porque as pessoas o reconheceram. Já elas continuam andando tranquilamente pela cidade", disse o delegado.


ARROMBAMENTO
LADRÕES ARROMBAM SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO MIGUEL E DELAPIDAM PATRIMÔNIO PÚBLICO 

Estante revirada pelos arrombadores
Sildomar, funcionário público da secretaria de saúde, mostrando a 
janela quebrada, local, onde provavelmente os arrombadores entraram na secretaria
Corredor por onde os prováveis arrombadores entraram na secretaria
Otoscópio jogado no chão, os margináis não quiseram 
levar este aparelho que verifica os ouvidos dos pacientes
Só ficou as hastes de sustentação do DVD, que foi roubado
Com certeza não levaram a tela da TV porque iria dar muito 'na pinta'
Sildomar, segurando a tela para que a foto ficasse 'legal'
Apesar de todo o ocorrido, a reportagem do TRIBUNIVERSAL encontra o corredor de atendimento para exame lotado

     Aconteceu nesta madrugada de quinta para sexta-feira, dias 21 e 22 de março do corrente um dos episódio mais inusitados já visto no município de São Miguel, no que diz respeito a delapidação do patrimônio público municipal. Um verdadeiro caso de polícia, como está sendo tratado o caso, já que está sendo registrado BO-Boletim de Ocorrência na delegacia de policia civil, foi arrombada a secretaria de saúde.
     Segundo o secretário municipal de saúde, Luís Alves o  episódio: 'É um fato irresponsável que ocorreu com a destruição do patrimônio público do nosso município, fico triste porque aconteceu justamente com a minha secretaria, entretanto, com bastante consciência, muita força de vontade, nós não vamos nos intimidar, continuaremos fazendo o nosso trabalho, sempre com maior dedicação'. O secretário, ainda ressentido com o episódio faz uma pequena pausa para respirar e continua; 'Se não continuarmos a trabalhar, será pior', completa o raciocínio', disse o secretário para o blogguer TRIBUNIVERSAL.



POLÍCIA
PMs DO RN, PB E CE REALIZAM 
OPERAÇÃO DIVISA SEGURA

FOTO: BLOGÃOMIGUELNEWS

     Policiais militares do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará realizaram, durante a madrugada desta quinta-feira (21), uma operação em combate ao crime organizado, visando principalmente inibir a ação de pessoas envolvidas em arrombamento de caixas eletrônicos. A operação intitulada "Divisa Segura" foi concluída no início da manhã
     De acordo com o coronel Reinaldo, comandante do Policiamento Interior, 90 policiais do RN e 25 do Ceará e Paraíba participaram das barreiras que foram montadas nas cidades de Jaçanã, Passa e Fica, Baraúnas, Tibau, Alexandria, São Miguel, Ouro Branco, Serra Negra e Jardim de Piranhas. Durante cinco horas as equipes abordaram veículos e pessoas que trafegavam nessas divisas, contudo ninguém foi preso.
    "Foi uma operação desencadeada com a finalidade prevenir a ação de quadrilhas especializadas em arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos no Estado. Sabemos que muitos desses assaltantes são oriundos de estados vizinhos por esse motivo o trabalho em conjunto", disse.
     O comandante ainda relatou que a polícia vem intensificando ações contra essas quadrilhas em todo o Estado. Pelos menos seis grupos estão sendo apontados como autores dessas práticas. A Polícia Civil também investiga esses criminosos e já identificou alguns nomes fortes que são considerados líderes de bandos formados muitas vezes por ex-presidiários.
*Por Sérgio Costa - POSTADO POR TRIBUNIVERSAL

ASSASSINATO

Comerciante é morto a tiros no Jacó

Foi assassinado neste último final de semana, domingo, dia 17 de março, por volta das 17:55 hs, o comerciante Francisco Clébio Alves, mais conhecido entre os amigos como 'Bebinho' 47 anos de idade, residente da rua Deputado Hesíquio Fernandes de Sá, esquina com a Mílton França, centro de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte. 

     OCORRÊNCIA: Uma guarnição da Polícia Militar de São Miguel, comandada pelo Cb PM – F. Silva encontrava-se em patrulhamento no Bairro Maria Manoela (antiga rodoviária), quando foi acionada via rádio para se deslocar ao Sítio Pau Branco, mais exatamente no Balneário do Jacó, Zona Rural do município, pois um popular (que não quis se identificar) havia informado via telefone 190, que no estabelecimento comercial de nome Ribas Bar teriam ocorrido diversos disparos de arma de fogo.
De imediato a guarnição se deslocou até o local, onde ao chegar foi encontrado o proprietário do estabelecimento, acompanhado de um rapaz que reside na comunidade, bem como o comerciante, o qual havia sofrido vários disparos de arma de fogo, provavelmente de revólver calibre 32.
     A vítima mesmo estando com vários ferimentos de bala ainda apresentava sinais vitais (pulsação), fato este que fez com a guarnição o conduzisse o mesmo às pressas até o hospital de São Miguel, porém este não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Constatado o óbito, a vítima foi encaminhada para o ITEP-Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN, da cidade de Mossoró.
     Após prestar socorro à vítima, a guarnição policial retornou a Zona Rural do município e com apoio dos policiais militares de Cel. João Pessoa, passou a diligenciar no intuito de localizar e prender os autores do crime que foram identificados como sendo os irmãos Alcides do Rêgo Carvalho de 33 anos de idade e Gaudêncio do Rêgo Carvalho de 34 anos de idade, ambos residentes na comunidade do Sítio Pau Branco, Zona Rural do município.
     Segundo informações das testemunhas que se encontravam no estabelecimento no momento do crime, os acusados chegaram ao local numa motocicleta tipo Honda/NX de cor vermelha e pediram uma dose de conhaque e logo em seguida a vítima também chegou ao local e pediu uma dose de bebida dizendo algumas palavras ofensivas em tom de brincadeira para os acusados, que momentos depois efetuaram os disparos de arma de fogo e fugiram com destino ignorado. 
Postado por 


Manuel Carneiro Neto, o ´Manuel Preto´, 
é dono de uma extensa ficha de crimes 
de morte FOTO: DIVULGAÇÃO
     Dono de uma extensa ficha criminal, ´Manuel Preto´ foi detido por policiais da 3ª Companhia do 1º BPM (Jaguaribe), sob o comando do capitão L. Rodrigues. Ele guiava uma caminhonete modelo L-200, prata, de placas GWP-7229, quando desobedeceu a ordem de parar na barreira policial montada na CE-275. Houve uma perseguição e o veículo acabou sendo interceptado pelos militares.
     Dentro do carro, os policiais encontraram uma pistola de calibre Ponto 40, de uso privativo das forças de Segurança Pública. Além da arma, havia dois carregadores e mais 18 cartuchos intactos de reserva. Os PMs decidiram fazer uma segunda busca no veículo e encontraram também um revólver de calibre 38 com seis cartuchos intactos. ´Rosário´ além de figurar no rol dos suspeitos da morte de ´Mainha´, no dia 4 de janeiro de 2011, ´Manuel Preto´ também foi acusado de matar o comerciante Tibério Bezerra de Oliveira, em junho de 2011, em Itapebussu, Maranguape. Responde também pela morte do advogado José Wilson Andrade, assassinado no dia 13 de junho de 2001, no José Walter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário