sábado, 31 de agosto de 2013

AUDIÊNCIA DÁ UM PASSO IMPORTANTE PARA MELHORAR A SEGURANÇA EM SÃO MIGUEL/RN

TENENTE-CORONEL ROMUALDO DO 7º BATALHÃO DA PM DE PAU DOS FERROS NÃO ESCONDE A VERDADEIRA SITUAÇÃO DA PM-POLÍCIA MILITAR QUE ESTÁ SOB O SEU COMANDO, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL
CONVIDADO PARA PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA O TENENTE-CORONEL FOI ENFÁTICO AO CITAR AS DIFICULDADES DA PM NO PRESENTE MOMENTO NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO RIO 
GRANDE DO NORTE
FOTOS:JACORDEIRO
Tenente-Coronel Romualdo (ao lado está o Sub-Tenente Manoel Pedro Comandante do policiamente em São Miguel) praticamente se desculpa antes de dizer a situação atual que está o 7º Batalhão da PM sediado em Pau dos Ferros e que tem em sua coordenação os municípios de São Miguel, Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano
FOTOS:JACORDEIRO
Câmara Municipal de São Miguel/RN
A Câmara Municipal de São Miguel promoveu nesta última sexta-feira, dia 30 de agosto, às 08h30min da manhã, audiência pública com a finalidade de promover debate sobre a segurança pública do município. 
O QUE É SEGURANÇA PÚBLICA?
(segurança pública parte de uma reunião de esforços que ensejam um bem comum que é a paz social e a convivência harmônica pautada na tranquilidade e ausência de medo e ameaças).
Público assistindo a audiência
      Estiveram presentes à audiência: Vereadores, o prefeito Dario Vieira, o Juiz de Direito Luiz Felipe Machado de Barros, o comandante do destacamento da PM de São Miguel, Sub-Tenente Manoel Pedro da Silva, acompanhado dos encarregados pelos postos de segurança da PM nos municípios de Dr. Severiano, Sargento Alves; de Coronel João Pessoa Cb Glauber, do Venha-Ver Santos e esteve, também, presente o Tenente-Coronel Romualdo Borges Farias do 7º Batalhão da PM de Pau dos Ferros, responsável por toda a Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Estava presente, também, Evangelista do 4º Distrito da Guarda de Trânsito de Pau dos Ferros. Não estiveram presentes os representantes da Polícia Civil. E, boa parte da população civil lotou o salão da Câmara Municipal da cidade de São Miguel para ouvir a audiência pública sobre a segurança pública e ficou ‘estarrecida’ ou seja, melhor esclarecida com as palavras corajosas do comandante do 7º Batalhão Romualdo, que foi enfático.
     Tenente-Coronel fazendo o seu discurso no Plenário da Câmara
DURANTE SEU DISCURSO CHEGOU A CITAR A GREVE DA POLÍCIA CIVIL COMO UM ENTREVE PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA DA REGIÃO NO ESTADO NO QUE DIZ RESPEITO A FORMULAÇÃO DOS BO’S: 'Um meliante que roubou um saco de arroz, para poder fazer a Ocorrência policial foi preciso se deslocar até Mossoró para fazer a diligência devido a greve da Polícia Civil por ter apenas um contingente de 30% em atividade no Estado durante a greve; 15% em Mossoró e mais 15% em Natal’, disse ele mostrando a dificuldade do momento. Outra vertente que o Tenente-Coronel esclarece é a de que os concursados da Região para a PM que sejam da Região podendo servir a corporação na Região, porque o Batalhão, por causa de perdas significativas de transferências de soldados e outras consequências, já perdeu quase 100 soldados, defasando a guarnição na Região e sem a reposição dos mesmos fica difícil de fazer um trabalho com garantias de uma melhor seguranças nas cidades que ele comanda: ‘Segurar os policiais na Região é uma forma de ajudar a Região’, disse para uma platéia absorta que ouvia atenta o seu discurso sincero e revelador.
 Dr, Juiz de Direito Luiz Felipe, discursando na audiência
  Segundo o Dr, Juiz de Direito Luiz Felipe Machado de Barros: ‘Eu reputo como importantíssima essa reunião, temos que deixar de lado a conduta da reclamação; estou aqui, hoje, para ouvir e encontrar termos para minimizar os problemas da segurança no município de São Miguel’. Além das frases de efeito como: ‘Violência crescente na nossa comunidade’, dita pela presidente da Câmara Municipal, Sandra Flor; ‘Nós sabemos que o Brasil vive um momento de grande interrogação’, disse o prefeito Dario Vieira, do município de São Miguel, foi solicitado entre as partes interessadas na audiência, com direito à fala: Um maior efetivo de PM; ‘suprimentos’; novas contratações; novos métodos de seguranças; câmaras de segurança em locais estratégicos em repartições públicas e particulares. Outrossim, ainda, foi solicitado com maior peso, um batalhão para o município; uma guarda de trânsito; e que a guarda municipal tivesse o número de membros maior. 
Ex-jogador de futebol, Bobô pelo Vasco da Gama, ex-vereador em São Miguel e presidente da Câmara em 78 estava atento à audiência pública 
Barbosa, secretário de Gabinete da atual gestão e Ana Ruth secretária de Agricultura do município de São Miguel estavam atentas na Audiência

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

QUEM NÃO LEMBRA DE ANTONIO NETO NOSSO HISTORIADOR E JORNALISTA MICAELENSE!?

FUTEBOL MOSTRA QUE DIPLOMA DE JORNALISMO NÃO PASSA DE UM PAPEL DE PAREDE QUANDO SE TRATA DE 
EXPERIÊNCIA DE VIDA
Comentaristas de esportes
MÍLTON NEVES, FOI MAIS ALÉM AO FOMENTAR A PESQUISA SOBRE O FATOR ESPERIÊNCIA DOS COMENTARISTAS DE FUTEBOL QUE JÁ ESTIVERAM DENTRO DAS QUATRO LINHAS
*VEJA E LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI - http://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2013/08/29/cara-a-cara-ronaldo-giovanelli-e-vital-bataglia-expoem-seus-argumentos-sobre-a-presenca-de-ex-jogadores-comentando-apresentando-e-fazendo-reportagens-na-midia-quem-voce-prefere-nos-comentarios-esp/
     Uma das polêmicas do jornalismo esportivo é a inclusão dos ex-atletas não só nos comentários, mas na apresentação e nas reportagens dos programas de Rádio, TV, Internet e até nos nos jornais e revistas segmentadas. A reportagem do Portal Terceiro Tempo ouviu dois representantes das duas categorias: Ronaldo, ex-goleiro e comentarista da TV Bandeirantes e Vital Battaglia, ícone da fase áurea do jornal impresso, vencedor de noves prêmios “Esso” de jornalismo.
Como não trazer à tona todo o imbróglio trazendo à tona a batalha no TSF-TRIBUNAL SUPERIOR FEDERAL que soube tratar o assunto como manda a constituição: RELEMBREMOS:
17/06/2009 - 16h41 - STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão - Do UOL Notícias - Em São Paulo
Por 8 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na sessão desta quarta-feira (17) que o diploma de jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão. 
FOTO:BLOGDOMELLO
Gilmar Ferreira Mendes é um ex-advogado, professor, magistrado e jurista brasileiro. Foi Advogado-Geral da União no Governo Fernando Henrique Cardoso, sendo empossado ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Nascimento: 30 de dezembro de 1955 (57 anos), Diamantino. Educação: Universidade de Brasília.
     Votaram contra a exigência do diploma o relator Gilmar Mendes e os ministros Carmem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello. Marco Aurélio defendeu a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Os ministros Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito não estavam presentes na sessão.
     Para o relator, danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma. Mendes acrescentou que as notícias inverídicas são grave desvio da conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação em curso superior do profissional. Mendes lembrou que o decreto-lei 972/69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar e tinha clara finalidade de afastar do jornalismo intelectuais contrários ao regime. 
     Sobre a situação dos atuais cursos superiores, o relator afirmou que a não obrigatoriedade do diploma não significa automaticamente o fechamento dos cursos. Segundo Mendes, a formação em jornalismo é importante para o preparo técnico dos profissionais e deve continuar nos moldes de cursos como o de culinária, moda ou costura, nos quais o diploma não é requisito básico para o exercício da profissão. 
     OBS: É BOM RELEMBRAR ESTA MATÉRIA PORQUE TEM JORNALISTA EM CERTOS RINCÕES DO BRASIL, QUE NÃO SABEM QUE O CERTIFICADO DE JORNALISMO FOI CRIADO A 40 ANOS SOB O REGIME DA DITADURA POR GENERAIS QUE QUERIAM SOMENTE SUPRIMIR A NOTÍCIA SE PASSANDO POR INTELECTUAIS; QUANDO O EXERCÍCIO DO JORNALISMO É MAIS PROFUNDO E EM SUA VERDADEIRA ÉTICA BUSCA PELA CONSCIÊNCIA DA VERDADE, AQUELA VERDADE QUE A MAIORIA ESCONDE ENGAVETADAS A SETE CHAVES PARA QUE A POPULAÇÃO NÃO SAIBA E ESSAS PESSOAS POSSAM ESCAPAR DAS GRADES DA CADEIA.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ISSO JÁ ACONTECEU OUTRAS VEZES...EDSON LOBÃO

'ONTEM QUEM TINHA VELA EM SÃO MIGUEL/RN, VENDEU TUDO', DISSE DONA EVA
APAGÃO DEIXA O NORDESTE SEM RUMO DURANTE ALGUMAS HORAS 
FOTO:JAÉNOTÍCIA
Queimada no Piauí provocou blackout no Nordeste, diz governo
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN -29.08.2013 - 08:03
DE:JAIR ALVES CORDEIRO
      Ontem, às 15:08 hs, 28 de agosto, blackout, fato conhecido por ‘apagão’, deixa os estados do Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e boa parte do Maranhão, em um verdadeiro caos, principalmente nos grandes centros urbanos, capitais e as maiores cidades destes Estados. ‘Ontem, quem tinha vela no estoque dos supermercados, vendeu tudo’, disse dona Eva, funcionária doméstica em São Miguel/RN, até eu comprei’, disse.

FOTO:VEJA.ABRIL
Ministro Edson Lobão
      Fonte: Agência Brasil  
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informaram que a interrupção no fornecimento de energia que atingiu a Região Nordeste na tarde de hoje (28) foi causada por uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Piauí, que resultou no desligamento de linhas de transmissão. ‘Isso já aconteceu outras vezes, no mundo inteiro e pode acontecer novamente’, disse o ministro das minas energia.
     Foi desligada a linha de transmissão Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí devido à queimada. Às 15h04, o circuito foi religado manualmente, mas um novo desligamento pelo mesmo motivo ocorreu às 15h06. A linha de transmissão é da empresa Ienne, controlada pela espanhola Isoluxx. Segundo o ONS, às 15h08, também devido a uma queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, da Taesa, empresa controlada pela Cemig, configurando uma contingência dupla, o que levou à perda de sincronismo e à consequente separação da Região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10,9 mil megawatts.
      “A linha passa na Fazenda Santa Clara. Houve desligamento inicial às 14h58, foi recomposta em seguida, mas logo depois uma nova incidência fez com que perdêssemos toda a carga do Nordeste. Quarenta minutos depois, já tínhamos o reinício da ligação das cargas em todas as capitais”, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que esteve na sede do ONS, no centro do Rio.
      Houve o desligamento adicional de mais três linhas de transmissão que fazem a interligação do SIN com a Região Nordeste: Presidente Dutra -Teresina (circuitos 1 e 2), Presidente Dutra-Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa-Rio das Éguas. “Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da Região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30”, diz a nota divulgada no início da noite pelo ONS.
      O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, explicou que a queimada causou um curto-circuito no sistema. “Houve uma contingência dupla na linha de 500 quilovolts São João do Piauí-Ribeiro Gonçalves. Com isso, se abriram outras linhas de 500 KV, que conduziram à separação de todo o sistema Nordeste do restante do sistema interligado. Aí a carga é muito maior do que a geração da região, ocorrendo o desligamento”, explicou Chipp.

A HISTÓRIA DE UMA OBRA!

Coronel João Pessoa/RN
CRECHE INFANTIL DE CORONEL 
ESTÁ NA FASE DE ACABAMENTO
FOTO:SÃOMIGUELNEWS
Como ficará a creche ao ser finalizada em Coronel João Pessoa/RN
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN -29.08.2013 - 06:34
     Manoel Edson de Lima, mais conhecido por Chaparral, mestre da obra da creche infantil de Coronel João Pessoa, em construção, está em fase de acabamento, piso e cerâmica, depois pintura das paredes e fechamentos das portas; ‘A obra está sendo construída e regida de conformidade planta da arquitetura original’, disse Chaparral.
FOTO:JACORDEIRO
Chaparral, mestre da obra, em Coronel

Tico Menezes polindo o chão

Seguindo rigorosamente a planta de arquitetura

HISTÓRICO DA OBRA
FONTE:SAOMIGUELNEWS-sexta-feira, 18 de junho de 2010
Coronel João Pessoa é um dos municípios potiguares contemplados com a construção de creche do FNDE
      O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Balaban, comunicou a Deputada Federal do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) que até o final do ano de 2010, o estado vai receber mais 52 creches e pré-escolas públicas de educação infantil. Entre os municípios contemplados está à cidade de Coronel João Pessoa que deverá receber em breve os recursos para a execução desta importante obra. Segundo o presidente do FNDE para a construção das unidades o Governo Federal deverá investir um total de R$ 51 milhões.

FONTE BLOG DO VEREADOR JÚNIOR MAIA-quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Começam as obras da Creche Pró-Infância em Coronel João Pessoa
      O novo investimento da Prefeitura Municipal de Coronel João Pessoa faz parte do Projeto Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância), e está incluída no Plano Nacional de Educação do MEC, em parceria com a Prefeitura Municipal. A primeira etapa da obra já foi iniciada e fica localizada em uma importante área do cidade, próximo ao centro e também ao caminho de saída para diversas comunidades rurais. 
SITE:IMAGENSDEPREFEITOPACHICA
Prefeito Pachica de Coronel João Pessoa e a 1ª dama, dona Fátima
     O Prefeito Pachica já fez visita de supervisão à área onde está sendo construída a creche na última semana. A unidade de educação infantil será construída em área de cerca de 3 mil metros quadrados e a unidade terá estrutura completa, incluindo espaços para salas de aula com solário (local para as crianças tomarem sol), teatro de arena e playgrounds. O projeto da creche é padrão do governo federal, visa beneficiar 225 crianças e envolve um investimento que ultrapassa R$ 1 milhão, custeados pelo governo federal e contrapartida da Prefeitura de Coronel. A Creche Pró-Infância deve beneficiar crianças de todos os bairros da cidade e comunidades rurais mais próximas. 
     Para o Prefeito Pachica este é um grande investimento para melhorar as condições da educação infantil no município e vai reestruturar toda a atual rede de creches. “Ao final da construção certamente muitas famílias serão atendidas e por isso estamos sempre estreitando laços de parceria com o governo estadual e federal para que juntos possamos trazer mais educação, saúde e bem estar para todos”, complementa o prefeito.  

FONTE:WIKIPÉDIA
CORONEL JOÃO PESSOA
FOTO:JACORDEIRO
Igreja Matriz de São José em Coronel
     Coronel João Pessoa é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se na região do Alto Oeste Potiguar, bem como na mesorregião do Oeste Potiguar e na microrregião da Serra de São Miguel, a uma distância de 453 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal.3 Ocupa uma área é de 117,140 km², dos quais apenas 0,3682 km² são de áreas urbanas. A população do município estimada no ano de 2011, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 4 777 habitantes, o que classifica Coronel João Pessoa como o 120° município mais populoso do Rio Grande do Norte (em 167 municípios) e o quinto de sua microrregião.sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e a caatinga é a vegetação predominante no município. Com uma taxa de urbanização de 37,24% (2010), o município contava, em 2009, com quatro estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,592, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O município foi emancipado de São Miguel na década de 1960. O nome é uma referência a João Pessoa de Albuquerque, potiguar nascido em São Miguel e que já exerceu a função de coronel da guarda nacional, agricultor e negociante, presidente da Intendência (1911-1913) e deputado Constituinte.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ZÉ LIMÃO, FERREIRO E EX-VEREADOR, 2 MANDATOS É O NOSSO ENTREVISTADO ESPECIAL

EXCLUSIVO
JOSÉ GERALDO, MAIS CONHECIDO POR ZÉ LIMÃO, 2 MANDATOS COMO VEREADOR EM SÃO MIGUEL É O NOSSO ENTREVISTADO ESPECIAL ESTA SEMANA
FOTO:JACORDEIRO
Sentado em uma cadeira de rodas disse: 
‘Essa daqui eu vou amansar por causa de uma hérnia de disco’, falou brincando.
JOSÉ GERALDO, 73 anos de idade, nasceu no Sítio São Sivirino, município de Pereiro, Estado do Ceará, em 6.3.1939, apesar de que nos documentos, para acrescer a idade e poder aumentar a idade eles estão de 1935. Isso era uma praxe daquela época para facilitar a vida de quem queria viajar para São Paulo a procura de trabalho, o tradicional êxodo rural. É filho de Raimundo Geraldo e Dona Maria Ursulina da  Conceição, conhecida por Maria Limão. Indagado pela reportagem do TRIBUNIVERSAL, ele foi enfático ao afirmar que ‘Limão’’ é de descendência, ‘vem do meu bisavô, Preto Limão’, que ele não conheceu. Disse, também que a família tem procedência da Serra de Martins e do município de Patu. Família de 22 irmãos que 12 conseguiram sobreviver. Veio para São Miguel em 1959. Se casou com dona Maria do Socorro, do qual teve 18 filhos e criou-se 12. Atualmente mora na rua Antonio Cipriano, 12, próximo ao cemitério antigo da cidade e apesar das 30 profissões que têm, conseguiu se especializar mesmo foi como ferreiro.
TRIBUNIVERSAL - QUEM É ZÉ LIMÃO? 
Matéria completa na página ENTREVISTA.

TORNEIO DE FUTEBOL

FILMAGEM DOS PRIMEIROS MINUTOS DO JOGO ENTRE O FORTALEZA E O SÃO MATEUS, NESTE ÚLTIMO DOMINGO, 3 A 1 PARA A EQUIPE DO CAPITÃO PAULÃO
FILMAGEM:JACORDEIRO

Direto do Torquatão, em São Miguel dia 25/08

domingo, 25 de agosto de 2013

FORTALEZA ESTÁ EM MAIS UMA FINAL

FORTALEZA VAI PARA MAIS UMA FINAL DE TORNEIO DE FUTEBOL CONTRA O ABA
JOGO NO TORQUATÃO DO FORTALEZA TERMINA 3 A 1 EM CIMA DO SÃO MATEUS DE CHAGUINHA
FOTO:JACORDEIRO
Equipedo Fortaleza que iniciou o jogo contra o São Mateus no Torquatão
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN -25.08.2013 - 20:21
     Domingão, neste País, normalmente é dia de futebol, quer seja no Maracanã ou em qualquer rincão e, aqui em São Miguel, Rio Grande do Norte, não é diferente. Como a Prefeitura e a Academia Atividade paralisaram o campeonato de futebol que estavam promovendo no município, restou a alternativa para as equipes do Fortaleza, São mateus, Alto e Aba, realizarem um torneio com início neste final de semana, 25 de agosto, no Torquatão, com o objetivo de não ficarem inativos enquanto o campeonato não retorna.
     Jogaram as equipes do Fortaleza do técnico Raimundinho, do ex-jogador veterano Irineu e do comerciante no ramo de celulares Paulão, contra o São Mateus de Chaguinha e o resultado foi 3 a 1, com gols de Piu, João das Pedas e Kanta. No segundo jogo a Aba bateu o Alto por 5 a 0. É bom lembrar que o Fortaleza Esporte Clube disputa mais uma final de futebol em menos de 30 dias, foi recentemente campeão, em cima da mesma Aba, na Lagoa dos Milhomens, demonstrando que é uma equipe de chegada. Domingo que vem, dia 1º de setembro, se o campeonato da prefeitura e da Academia não retornar, acontece a decisão no campo do Torquatão.
FOTO:JACORDEIRO
Equipe do São Mateus
     JOGARAM PELO FORTALEZA: O goleiro Rogaciano; os zagueiros: Paulão e Jean; os laterais: Bôca e Elivelton; os volantes: João das Pedra e Irineu; o meia: Ronaldinho e os atacantes: Cuiuiu e Piu. Técnico: Raimundinho. PELO SÃO MATEUS: Dedeu, Bebel, Ricardo, Fábio, Tiago, Jonas, Jeovani, Anderson, Ígor, Cristiano Ronaldo e Raí. Técnino: Chaguinha.
     CAMPEONATO BRASILEIRO 16ª RODADA: São Paulo, 2 x Fluminense, 1; Corinthians, 1 x Vasco,1; Portuguesa, 1 x Atlético mineiro, 2; Bahia, 2 x Náutico, 1; Cruzeiro, 2 x Ponte Preta, 0; Santos, 2 x Vitória, 0; Flamengo, 0 x Grêmio, 1 e Criciúma, 2 x Coritiba, 1. Estão jogando neste exato momento, faltando 5 minutos: Atlético do Paraná, 2 x 0 Botafogo e Internacional 3 x 3 Goiás, completando a rodada.

FOTO:JACORDEIRO
Arbitragem do jogo foi de Manassés e Rejânio