sábado, 27 de julho de 2013

CAMPEONATO DE FUTEBOL EM SÃO MIGUEL ESTÁ SENDO PREPARADO

CAMPEONATO
FUTEBOL JÁ TEM CALENDÁRIO DE DATAS PROGRAMADO PARA 2013 EM SÃO MIGUEL
DE: JACORDEIRO
Nemézio Pereira com o regulamento do campeonato
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 27.07.2013 - 18:27
     Será realizado este ano, 2013, o campeonato municipal de futebol de campo. O futebol micaelense já está com a sua programação de datas definidas. O campeonato levará o nome de Ilânio Pinheiro, homenagem póstuma e terá como data de encerramento para as inscrições das equipes o dia 31 de julho. Vale, aqui salientar, que as inscrições para as equipes de futebol que participarem desta competição será gratuita.
     O calendário previsto para toda a competição seguirá as seguintes datas: 31 de julho será o último dia para as inscrições; 3 de agosto, congresso técnico envolvendo participação dos desportistas; do dia 10 ao dia 22 de agosto acontecerá a fase classificatória que será denominada ‘Taça Cidade São Miguel’; dias 5 e 6 de setembro, as quartas-de0final; dias 12 e 13, as semifinais; dia 19 de outubro, a final e, por fim, dia 21 de setembro, festa dos melhores do campeonato. Nemézio Pereira, organizador da parte burocrática da competição lembra que o momento é de expectativa para a disputa do campeonato.

FORTALEZA ESPORTE CLUBE

ESPORTE
FORTALEZA, EQUIPE DE FUTEBOL DE CAMPO, SERÁ MAIS UMA ATRAÇÃO NA DISPUTA DO CAMPEONATO DE 2013, EM SÃO MIGUEL, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
FOTOS: JACORDEIRO

Paulo, Lelê e Edgar Nunes de Souza, é presidente 
do time do Riachão, manda seus jogos no campo do Venha-Ver

Irineu, é veterano, atleta do Fortaleza e dirigente
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 26.07.2013 - 14:27
     Está sendo preparada, em fase de emolduração, a equipe do Fortaleza Esporte Clube, para a disputa do Campeonato de Futebol de Campo, este ano, 2013,  que se realizará no município de São Miguel. A boa equipe é coordenada por Paulo, comerciante, Raimundinho e irineu, também, comerciante, e a expectativa é bastante boa no que diz respeito a volta do futebol de campo na Região. Irineu, lembra para a reportagem do TRIBUNIVERSAL: ‘Que o campeonato trás grande expectativa e que seja animado, ofereça um momento de lazer para os aficcionados, é sinal de desenvolvimento do futebol, que estava parado’.
     Paulo, em seu estabelecimento comercial, na rua Maria Leodona Pessoa Fernandes, por trás do Banco do Brasil, ‘Paulo Celulares’, foi enfático ao afirmar que a equipe está sendo preparada com os seguintes atletas: Rogaciano, o goleiro titular da equipe, Roberto, o reserva; Jean, João das Pedras, ele, que é o capitão da equipe, Fernando, Pio, Eudinho, Ronaldinho, Kaká, Elivelton, João Neto e Raimundo. Foram alguns nomes que ele citou durante a entrevista na manhã de ontem, 26 de julho: ‘Tava na hora de termos um campeonato de nível. E o Fortaleza não vai fazer número, vai entrar na competição para disputar o ‘caneco’, já que a premiação oferecida é boa. O campeonato promete, todos os desportistas da área estão apreensivos demais com a abertura da primeira rodada que se realizará’, disse.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

MORTE SERÁ ESCLARECIDA PELA LEI

POLÍCIA
JOVEM É ENCONTRADO MORTO NO AÇÚDE DO JACO EM SÃO MIGUEL
FOTO: JACORDEIRO
Corpo encontrado morto no açúde do Jacó
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 26.07.2013 - 14:27
     Foi encontrado na manhã de hoje, 26 de julho, o jovem Fernando, como era mais conhecido na cidade, afogado no açúde do Jacó, Sítio próximo da cidade de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte. Segundo informações colhidas por populares, dão conta de que Fernando, segundo comerciante estabelecido no Mercado Público Municipal, que não quis se identificar, disse que ouviu dele, ontem, dia 24, ‘que iria arranjar um jeito de morrer’. A própria comerciante que ouviu ele dizer isso só se ressente que, apesar dele estar super-depressivo e oferecer sinais de que faria o prometido, ninguém de sua família procurou demover ele desta intenção.
     Outra informação colhida no local, por popular que o conhecia disse que ele ao chegar na parede do açúde do Jacó, tirou a roupa, e disse: ‘agora vou arranjar uma forma de morrer’, e pulou para dentro do açúde, e não mais retornou, com vida. 
FOTO:JACORDEIRO
Equipe da PM comandada pelo CB Nelo
     Durante a manhã a equipe comandada pelo Cb Nelo, acompanhado pelos Sds Vidal, J. Silva e P. Santos, permaneceram no QTH (local), enquanto aguardavam a chegada da Polícia Civil do município de São Miguel, dando condições de segurança e resguardando o corpo para que ninguém mudasse a cena da nefasta morte.
JORNADA É UM SUCESSO NO BRASIL!
O PAPA É POP, ELE DISSE NA ABERTURA DA JMJ-JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, NO RIO DE JANEIRO, ‘BOTE FÉ, E A VIDA TERÁ UM SABOR NOVO’
FOTO:GUIDOMORETTO
O PAPA no papa-móvel pelas ruas do Rio de Janeiro
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 26.07.2013
FONTE:EFE
     Rio de Janeiro - O PAPA é POP! Ele disse na abertura da JMJ-Jornada Mundial da Juventude que está acontecendo do Rio de Janeiro: ‘Boté fé e a vida terá um sabor novo’. O papa Francisco pediu nesta última quinta-feira, dia 25 de julho, aos jovens católicos que "ponham Cristo em suas vidas" e que tenham atenção perante a tentação de acreditar que podem construir sozinhos suas vidas. "Mas não é assim. O dinheiro e o poder podem oferecer um momento de embriaguez, a ilusão de ser felizes, mas, no final, nos dominam e nos levam a querer ter cada vez mais, a não estar nunca satisfeitos. Ponham Cristo em sua vida", disse Francisco perante centenas de milhares de jovens de 190 países que lhe deram as boas-vindas oficiais à 28ª JMJ-Jornada Mundial da Juventude.
      Francisco exortou os jovens a ter fé e a pôr Cristo em suas vidas, pedindo que não se frustrem. O Papa assegurou que a fé realiza na vida dos homens uma revolução "copérnica, porque nos tira do centro e põe nele a Deus. A fé é revolucionária". "A fé nos inunda de seu amor, nos dá segurança, força, esperança. Aparentemente não muda nada, mas, no mais profundo de nós mesmos, tudo muda. Em nosso coração habita a paz, a doçura, a ternura, o entusiasmo, a serenidade e a alegria, que são frutos do Espírito Santo e nossa existência se transforma, nosso modo de pensar e de agir se renova, se transforma no modo de pensar e de agir de Jesus, de Deus", precisou. 
     Com a visita do PAPA ao Brasil, nasceu a esperança da própria Igreja Católica, que estava se transformando em uma ONG-Organização Não Governamental, segundo as próprias palavras do Papa Francisco, que soube fazer a comparação com grande propriedade, alavancando, assim, um novo tempo para o cristianismo desenvolvido pela liderança dele e da própria religião Católica.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

'SEU NÉ' FEZ PARTE DA HISTÓRIA SOFRIDA DO NORDESTE

HISTÓRIAS DO CANGAÇO
‘SEU NÉ’, ÚLTIMO CANGACEIRO DE LAMPIÃO, VIVO, MORRE AOS 98 ANOS DE IDADE
EM ARCOVERDE, PERNAMBUCO
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Candeeiro, último cangaceiro do bando de Lampião
Na época do cangaço
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 25.07.2013 - 17:35
     Faleceu na madrugada de quarta-feira, dia 24 de julho, em Arcoverde, Estado de Pernambuco o Senhor Manoel Dantas Loyola, que na época do cangaço, era conhecido como ‘Candeeiro’ e foi um dos que sobreviveram ao massacre de Angicos. Pernambucano, de Buíque, ingressou no bando de Lampião em 1937, mas afirmava que foi por acidente. Trabalhava em uma fazenda em Alagoas quando um grupo de homens ligados ao famoso bandido chegou ao local. Pouco tempo depois, a propriedade ficou cercada por uma volante e ele preferiu seguir com os bandidos para não ser morto. Com 98 anos de idade, Manoel Dantas Loyola vivia como comerciante aposentado na Vila São Domingos, distrito de sua cidade natal, onde atendia também pelo apelido de “Seu Né”. De acordo com os parentes, ele estava internado desde a semana passada no Hospital Memorial de Arcoverde depois de sofrer um derrame. O enterro aconteceu às 16 hs, no cemitério da cidade de Buíque.

ATÉ QUE ENFIM, DEPOIS DE 41 ANOS, UMA GRANDE CONQUISTA!

COM MUITA EMOÇÃO A CONQUISTA DA LIBERTADORES SÓ VALORIZA O GALO MINEIRO QUE AGORA VAI PEGAR O BAYERN EM MARROCOS
Forte, vingador e campeão! Atlético conquista Libertadores pela 1ª vez
FOTO:PLACARABRIL
Poster do 'Galo' campeão da Libertadores 2013
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 25.07.2013 - 07:36 
    O ano começou com uma frase na cabeça de todos os atleticanos, "13 é Galo", em referência ao jogo do bicho. Ainda assim, os mais otimistas não arriscavam garantir que isso significaria conquistar a Taça Libertadores em 2013, o que aconteceu nesta quarta-feira, dia 24 de julho, com uma vitória inesquecível sobre o Olimpia, 2  a 0 no tempo normal, uma prorrogação sem gols e nas penalidades máximas Ronaldinho Gaúcho não precisou batar a última da primeira sessão, porque os paraguaisos foram incompetentes com o Vítor pegando um pênalti e outro chutado no travessão: 4 a 2.
     O clube mineiro entrou em campo precisando reverter o placar de 2 a 0 sofrido na partida de ida em Assunção. Leonardo Silva e Jô - que terminou a competição como artilheiro isolado, com sete gols - devolveram a derrota da ida, levando o jogo para a prorrogação. A igualdade levou a final para os pênaltis, em que o Galo venceu por 4 a 2.
    Este é o primeiro título do Atlético na Libertadores. A vibração é ainda maior, já que grande parte da torcida nunca havia visto o clube ganhar uma taça de grande expressão - desde o Campeonato Brasileiro de 1971, as conquistas mais significativas foram em Campeonatos Mineiros e na Copa Conmebol.
     O jogo ainda registrou o recorde de renda do futebol brasileiro de todos os tempos, com arredacação de pouco mais de R$ 14 milhões, para um público pagante de 56.557 pessoas. A marca anterior era do duelo entre Santos e Flamengo na primeira rodada do Brasileirão, que teve renda de R$ 6,9 milhões, na inauguração do Estádio Nacional Mané Garrincha.
     O troféu continental também é inédito para a maior estrela da companhia atleticana, Ronaldinho Gaúcho. Mais do que isso, o camisa 10 se torna o primeiro jogador eleito melhor do mundo a conquistar uma Libertadores. Logo no primeiro minuto, o Galo mostrou a que veio na etapa final e fez explodir sua apaixonada torcida. Após cruzamento de Ronaldinho Gaúcho da direita, Pittoni furou dentro da área, e a bola sobrou para Jô, que emendou de primeira para abrir o placar.
     A pressão do Galo aumentou ainda mais. Tanto é que, um minuto depois, Leonardo Silva fez o gol tão esperado pela torcida atleticana. Bernard cruzou da esquerda, e o zagueiro subiu no terceiro andar para testar para o fundo das redes, igualando o placar agregado do duelo. Como prevê o regulamento da Libertadores, com o empate nos 180 minutos, o jogo foi para a prorrogação. Nos pênaltis 4 a 2 para o Atlético.
     Ficha técnica:.Atlético Mineiro: Victor; Michel (Alecsandro), Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre (Rosinei), Josué, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Diego Tardelli (Guilherme) e Jô. Técnico: Cuca.Olímpia: Martín Silva; Mazzacotte, Manzur, Miranda, Candia e Benítez; Aranda, Alejandro Silva (Giménez) e Wilson Pittoni; Salgueiro (Baez) e Bareiro (Ferreyra). Técnico: Éver Hugo Almeida.Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia), auxiliado pelos compatriotas Humberto Clavijo e Eduardo Ruiz.Gols: Jô e Leonardo Silva (Atlético Mineiro). Cartões amarelos: Bernard, Luan (Atlético Mineiro); Benítez, Manzur, Salgueiro, Martín Silva, Ferreyra e Giménez (Olimpia). Cartão vermelho: Manzur (Olimpia).Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A NOTÍCIA COMO ÉTICA E MUITA RESPONSABILIDADE

POR ONDE ANDAM AS MÁQUINAS DOADAS À PREFEITURA DE SÃO MIGUEL?
Será que a população do município de São Miguel não sabem por onde andam as máquinas é porque não tem um blogguer ou um jornal que divulgam? 
A GENTE ESTÁ VENDO QUE A SECRETARIA DE OBRAS ESTÁ TRABALHANDO, MAS NÃO ESTÁ SABENDO SER DIVULGADA, POR QUE SERÁ?
BLOGDOVERIDIANO
Esta máquina não é a de São Miguel, é a do VENHA-VER
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 23.07.2013 - 11:54
     Até pouco tempo, antes mesmo que se formalizasse qualquer perspectiva para a administração do novo secretário de obras do município de São Miguel, o Sr. Pelô, se gerava na população uma verdadeira incógnita, entretanto, com o passar dos meses o que vemos é que existe uma aptidão forte para a evolução da secretaria, justamente porque vez por outra o Blogguer TRIBUNIVERSAL verifica que está sendo feito obra de valor inestimável para a população micaelense, boa, para não diozer ótima, só que não tem divulgação, aí o povo fica sem saber quem foi o pai da obra.
     Segundo o morador Francisco Claudino de Carvalho, residente no Sítio Agreste, apesar de morar fora da Zona Urbana da cidade de São Miguel, ele vê com orgulho o quanto as expectativas foram para melhor, só falta a prefeitura promover parceria com um canal de divulgação sério, que esteja voltado para historializar este momento importante do município, fazendo disso a notícia, o fato real e comprobatório, porque pelo que estamos sabendo, disse ele ‘existe uma parceria da prefeitura com um blogguer de fora que não vive o dia-a-dia da comunidade e isso impossibilita o acompanhamento diário deste crescimento que só a secretaria de obras oferece como notícia, sem falar as outras secretarias. É preciso que o prefeito veja isso, e valorize mais a cultura da informação da sua terra’, completou o morador.
    OBS: Como o blogguer está divulgando esta matéria de forma sem informação da prefeitura porque até o momento não tivemos sequer Email enviado para dizer como será o processo de trabalho das máquinas, ou das obras que estão sendo feitas na cidade, e nem tão pouco o site da Prefeitura divulga, precisamos cobrar, é o nosso papel. 
EM BREVE VAMOS MOSTRAR COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA RUA MÍLTON FRANÇA E SUFOCO QUE É TRANSPOR AQUELE TRECHO ENTRE AS RUAS DEP. HEZÍQUIO FERNANDES E O NÚCLEO MANOEL VIEIRA, EM DIAS DE PRECIPIYAÇÕES PLUVIOMÁTRICAS É UM DEUS NOS ACUDA!
VEJAM ISSO!!
FOTO:JACORDEIRO
TRECHO DA RUA PRECISA SER FEITO, NO MÍNIMO, O CALÇAMENTO

AOS POUCOS A CIDADE DE SÃO MIGUEL VAI TENDO NOVO VISUAL COM O DESENVOLVIMENTO

CONSTRUÇÃO COMEÇA A SER DEMOLIDA NA SAÍDA PARA CORONEL 
Processo viabilizará melhor fluxo de trânsito na RN-177, rodovia estadual que liga São Miguel a Coronel João Pessoa, com o objetivo de minimizar os acidentes que vinham acontecendo nas esquinas da Rua Manoel José de Carvalho com a saída para o Núcleo Sabino Leite
FOTO:JACORDEIRO
Esquinas das Rua Manoel José de Carvalho com a saída para o Núcleo Sabino Leite
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 24.07.2013 - 11:45
     Até mesmo para que seja feito um documento jornalístico, processo normal do desenvolvimento de um povo, é importante lembrar através do TRIBUNIVERSAL que a primeira reunião da Câmara Municipal do município de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte, este ano, 2013, foi deliberado e aprovado um requerimento no qual destruía a obra ‘tão significativa’ de entrada da Lagoa de São Miguel, patrimônio histórico, abrindo a Avenida Iluminada, o que com bom senso o prefeito Dario Vieira, não sancionou o ‘tal’ requerimento, por isso em pouco tempo procurou dar vazão ao desejo de solução do problema de trânsito na esquina de outra forma.
     Segundo alguns moradores da localidade, como é o caso de um dos proprietários residenciais desta cidade, José Osvaldo, que tinha uma casa onde está sendo demolida para viabilizar todo o processo de alargamento da saída da RN-177, foi enfático em dizer que tudo já foi acertado com a Prefeitura e a obra de demolição acontecerá em breve e em pouco tempo o visual do local vai mudar, eliminando de uma vez por todas com o assombro, susto, e muitas quedas de motoqueiros que aconteciam no local.
      OBS: O TRIBUNIVERSAL vai procurar a assessoria de comunicação da prefeitura de São Miguel para divulgar a matéria com maiores informações, porque falar com o prefeito é outra história, MAIS SÃO MIGUEL PRECISA SER DIVULGADA COMO ELA MERECE e seu povo precisa ficar sabendo o que se passa. Vale aqui salientar que este Blogguer é da terrinha! Vamos divulgar, principalmente, os valores das indenizações para os proprietários residenciais da localidade.

terça-feira, 23 de julho de 2013

40 UNIDADES HABITACIONAIS

PREFEITURA PEDE LICENÇA AO IDEMA PARA CONSTRUÇÃO DE 40 CASAS
Município de Venha-Ver solicita ao IDEMA-Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Norte, Licença Simplificada para as obras de Construção de 40 Unidades Habitacionais
FOTO:STUDIOPLAYGRAVAÇOES
Rua do Venha-Ver e ao fundo a estátua de Frei Damião
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 23.07.2013 - 11:54
A Prefeitura Municipal de Venha-Ver está tornando público através do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte que está solicitando requerendo junto ao Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) a Licença Simplificada para as obras de Construção de 40 Unidades Habitacionais de Interesse Social, situadas na Zona Urbana do município.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO CHEGA AO BRASIL TRAZENDO MUITA HUMILDADE COMO EXEMPLO DE UM RELIGIOSO

ENCONTRO DA JMJ MOVIMENTA CATÓLICOS LATINOS
PAPA FRANCISCO CHEGA AO BRASIL, HOJE, DIA 22 DE JULHO, PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO DE JANEIRO
FOTO:VATICANO
PAPA FRANCISCO pagando conta
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 22.07.2013 - 07:43
     Já está viajando em direção ao Brasil o PAPA Francisco, para participar da JMJ-Jornada Mundial da Juventude, no Estado do Rio de Janeiro. As alas mais progressistas da Igreja Católica no país, que viram sua influência diminuir com o avanço dos grupos católicos carismáticos e dos evangélicos nos últimos tempos devem ganhar um novo fôlego com a visita do papa Francisco ao Brasil. O argentino Jorge Mario Bergoglio logo que foi escolhido papa adotou seu nome como homenagem a são Francisco de Assis e desde então vem dando em seus discursos e ações ênfase à pobreza e à desigualdade social.
     Papa Francisco disse que buscaria uma “igreja pobre e para os pobres”, lavou os pés de menores infratores na semana da Páscoa e criticou o uso de carros de luxo por padres. Em sua agenda no Brasil, está incluída visitas a um hospital e uma favela do Rio de Janeiro e um encontro com jovens detentos. O papa chega ao Brasil nesta Segunda, dia 22 de julho, para participar da JMJ-Jornada Mundial da Juventude. Para muitos religiosos, gestos como os que Francisco tem feito podem ajudar a fortalecer correntes que questionam a desigualdade e defendem o uso da igreja como uma espécie de alavanca para promover transformações sociais.
     “Francisco quer reforçar que a igreja vá às ruas e esteja próxima dos mais simples”, diz o padre e teólogo João Batista Libânio, jesuíta como Francisco. “Os setores mais críticos, com padres com trabalho pastoral junto às camadas populares, vão se sentir mais prestigiados.” Com o apelo do papa Francisco para que os católicos se voltem para os pobres, há a expectativa de que algumas bandeiras da Teologia da Libertação sejam recuperadas, mas não mais com o viés ideológico das décadas passadas, ao qual, inclusive, o papa se opõe com clareza.

domingo, 21 de julho de 2013

21 DE JULHO, FATOS HISTÓRICOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA UNIVERSAL E BRASILEIRA

FATOS HISTÓRICOS
HOJE, 21 DE JULHO, DOM PEDRO II CHEGAVA À SUA MAIORIDADE NO TRONO DO BRASIL
FOTO:WIKIPEDIA
1840 - Dom Pedro Segundo alcança a maioridade e assume suas 
funções no governo do Brasil imperial. NOME COMPLETO: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Áustria
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 21.07.2013 - 08:58
FONTE:WIKIPEDIA
Fatos históricos do dia 21 de julho - Nasce Robin Williams - Em 21 de julho de 1952, nascia um dos maiores atores do cinema hollywoodiano. O astro chegou a cursar Ciências Políticas, mas desistiu por amor a arte. Com "Bom dia , Vietnã", recebeu a primeira indicação ao Academy Awards. A segunda veio com "Sociedade dos poetas mortos".
1798 - As tropas francesas de Napoleão Bonaparte tomam o Cairo.
1816 - No "Congreso de Tucumán", na Argentina, fica solenemente declarada a independência das Províncias Unidas do Rio da Prata. 
1822 - Agustín Iturbide é coroado imperador do México, passando a ter a alcunha de Agustín I.
1899 - Nasce o novelista norte-americano Ernest Hemingway. 
1912 - A Albânia se levanta contra a dominação turca. 
1917 - Os alemães lançam as primeiras bombas de gaz asfixiante durante Primeira Guerra Mundial.
1938 - É firmado na Argentina um tratado de paz entre a Bolívia e o Paraguai, que pôs fim a Guerra do Chaco. 
1940 - A Alemanha inicia seus planos de ataque contra a Rússia, durante a Segunda Guerra Mundial. 
1946 - Morre enforcado, na Praça Maior da Paz, o ex-presidente boliviano Gualberto Villarroel. 
1948 - Nascia o músico britânico Cat Stevens. 
1952 - Nasce Robin Williams, astro do cinema norte-americano. Entre seus filmes de maior sucesso estão "Bom dia, Vietnã", "Sociedade dos poetas mortos", "Amor além da vida" e "Patch Adams".
1954 - Ficam firmados os acordos de Genebra sobre a divisão da Indochina. Com isso, foram criados os territórios oficiais de Laos, Camboja e Vietnã.
1963 - O atleta soviético Valeri Brumel alcança a marca-récorde de 2,28 metros no salto em altura. 
1978 - Através de um golpe militar, o general Pereda assume a presidência da Bolívia.
1980 - É assassinado, em Paris, o ex-primeiro-ministro da Síria, Salah Eddin Bitar.
1981 - O turco Ali Agca, que tentou matar o Papa João Paulo II, é condenado à prisão perpétua por um júri de Roma.
1990 - Morre o cineasta soviético Serguei Paradjanov. 
1991 - O presidente da Mauritânia, Muauiya Uld Sidi, firma o decreto da primera Constituição do país, legalizando os partidos políticos. 
1996 - Morre o músico e compositor porto-riquenhho, Rafael Cepeda Atiles. 
2000 - Os Estados Unidos votam a favor de uma amenização no embargo econômico aplicado à Cuba. Foram aprovadas emendas que permitiam ao país a venda de alimentos e medicamentos, além de liberar viagens turísticas de norte-americanos à Cuba. 
2001 - O Congreso da Argentina aprova o ajuste econômico apresentado pelo então presidente Fernando De la Rúa. O plano visava diminuir o déficit nas contas do país, que enfrentava, como ainda enfrenta, uma das piores crises financeiras de sua história