sábado, 20 de abril de 2013

VACINA


SÃO MIGUEL/RN
DONA LOURDINHA FOI MAIS UMA MICAELENSE A SE VACINAR NO DIA ‘D’ CONTRA A GRIPE
FOTO: JAIR A. CORDEIRO
D. Lourdinha

PRODUZIDO: TRIBUNIVERSAL
VÍDEO MOSTRA TÉCNICO EM ENFERMAGEM VACINANDO CONTRA A GRIPE NO POSTO DE SAÚDE DR. JOSÉ TORQUATO
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - 20.04.2013
   Os postos de saúde de todo o País, funcionaram (hoje, dia 20 de abril) no “Dia D” da Mobilização Nacional da Vacinação contra a Gripe. Idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos devem receber a dose.
   A imunização começou no dia 15, e segue até o dia 26 de abril. A meta da campanha é vacinar 32 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários, que incluem também a população carcerária. Durante a campanha, serão distribuídos cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegerão contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.
   De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o objetivo do dia ‘D’ de mobilização é facilitar o acesso de pessoas que trabalham e que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante o período comercial. “Apesar de ter toda a próxima semana, até o dia 26, não vamos deixar para a última hora. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber a vacina”, pediu.
   São Miguel: Meta do município – Dados do PNI-Programa Nacional de Imunizações, indicam que o público-alvo da campanha no município de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte, é composto por 4.079 pessoas, das quais 554 são crianças com idade de 6 meses a 2 anos, 335 profissionais de saúde, 277 gestantes, 45 puérperas e 2.868 idosos com idade superior a 60 anos.
   Obs.: Falta aqui os dados de pessoas portadores de doenças crônicas.
Balanço – Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que até a manhã do dia 19 de abril, sexta-feira última, apenas 669 pessoas (16,40%) pertencentes aos grupos prioritários haviam recebido a imunização no município de São Miguel. A nível de estado, os dados apontam que até o momento 25.949 pessoas foram vacinadas, o número equivale a apenas 5,04% do público-alvo do Estado do RN que é composto por 514.407 pessoas.

TERROR


TRISTE FIM DE UMA HISTÓRIA MACABRA
Irmãos suspeitos de ataque nos EUA eram considerados ‘bons alunos e atletas esforçados’
Um dos suspeitos de cometer os atentados
RESUMO COMPLETO DO ATENTADO EM BOSTON, NOS EUA
Por: Erica Goode* Uol Notícias
     Um era boxeador e gostava de vídeos de rap russo; certa vez disse: "Não tenho um único amigo americano". O outro, um lutador campeão no colégio, citou o "islã" como sua visão de mundo em uma página de mídia social russa e foi descrito por um vizinho como um "rapaz muito fotogênico", que tinha "um coração de ouro". Enquanto começava a surgir uma imagem dos irmãos Tamerlan Tsarnaev, 26, e Dzhokhar Tsarnaev, 19, suspeitos de cometer os atentados a bomba na Maratona de Boston, era difícil distingui-los de milhões de outros jovens que vieram para os EUA para forjar um futuro. As autoridades trabalham para determinar como eles podem ter-se tornado terroristas que colocariam bombas poderosas entre uma multidão inocente. Acredita-se que os Tsarnaev sejam originários da Tchetchênia e tenham emigrado com sua família do Quirguistão ou outro país da região para os EUA em 2002, depois de viver durante algum tempo em Makhachkala, capital do Daguestão, na Rússia. (MATÉRIA COMPLETA NA PÁGINA: POLÍCIA)

MILITAR

ENTREVISTA ESPECIAL
EXCLUSIVO, COMANDANTE DA PM DE SÃO MIGUEL
SUB-TENENTE MANOEL PEDRO, DIZ QUE O MAIOR 
PROBLEMA DA SOCIEDADE É A DROGA LÍCITA
FOTO: JAIR A. CORDEIRO
Sub-Tenente Manoel Pedro, 
comandante da PM em São Miguel
É O NOSSO ENTREVISTADO ESPECIAL DA SEMANA (De 21 a 27 de abril)
     DE: JAIR A. CORDEIRO
     TRIBUNIVERSAL/20.04.2013
   MANOEL PEDRO DA SILVA, 47 anos de idade, é o nosso entrevistado especial da semana, 21 a 27 de abril. Ele é sub-tenente, comandante da PM-Polícia Militar do município de São Miguel. Numa entrevista super descontraída, em seu gabinete, em seu posto de comando Na cidade, na rua Maria Leodona Pessoa Fernandes o TRIBUNIVERSAL conseguiu fazer uma pequena biografia desta autoridade que soube em poucas palavras sintetizar o atual momento da segurança da Região, já que ele é diretamente responsável, não só pelo pelotão de São Miguel, mas, também, é de sua competência a coordenação, como ele mesmo disse, de auxiliar nos trabalhos dos municípios de Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano. (MATÉRIA COMPLETA AMANHÃ, DIA 21 DE ABRIL, NAS PÁGINAS ENTREVISTA EXCLUSIVA; POLÍCIA E SÃO MIGUEL).

INTERNACIONAL

Ataques em Boston
EUA: SUSPEITO DO ATENTADO EM BOSTON ERA BOM ALUNO E ATLETA ESFORÇADO
Suspeito vivo, está em estado grave de saúde
Do UOL, em São Paulo
   Policiais cercam área onde um dos suspeitos do atentado em Boston estava escondido, em Watertown, cidade próxima a Boston (Estados Unidos). Dzhokhar Tsarnaev, 19, um dos suspeitos, foi preso na noite desta sexta-feira (19), segundo a polícia. Tamerlan Tsarnaev, 26, seu irmão, e também suspeito, morreu durante troca de tiros com a polícia na madrugada desta sexta-feira Matt Rourke/AP
   A polícia de Massachusetts, nos EUA, confirmou, via Twitter, que o suspeito pelo atentado na Maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, 19, foi preso na noite desta sexta-feira (19) em Watertown, cidade vizinha à Boston, após 23 horas de buscas. Horas antes, moradores da cidade dizem ter ouvido tiros em uma rua local, onde mais de 70 policiais se concentraram logo após o telefonema de um morador à polícia.
O atentado ocorrido durante a Maratona de Boston na última segunda-feira (15) deixou três mortos e mais de 170 feridos. Cerca de dez feridos ainda estão internados em um hospital de Boston, três em estado grave.
SOB APLAUSOS, AMBULÂNCIA LEVA SUSPEITO FERIDO PARA HOSPITAL
   O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou na noite desta sexta a ação da polícia e disse que as investigações continuarão para saber se os suspeitos são ligados à alguma organização terrorista. "Fechamos um capítulo muito importante desta tragédia", disse Obama.
PRESIDENTE 
DOS EUA:OBAMA
   O governador de Massachusetts, Deval Patrick, afirmou durante pronunciamento oficial que a investigação "foi muito difícil", mas que a detenção foi possível graças a união dos policiais. O suspeito foi levado preso dentro de uma ambulância, ele está em estado grave. Informações da imprensa americana dizem que ele foi baleado no pescoço e na perna, mas a polícia não confirma.
Ao informar sobre a prisão, a polícia de Boston declarou no twitter: "A caçada acabou. A busca acabou. O terror acabou. E a Justiça venceu".
   A notícia da prisão foi recebida com festa pelos moradores de Watertown e Boston, que saudaram a polícia com palmas e saíram as ruas aos gritos de "Boston" e "América".
Caçada cinematográfica
   Os tiros teriam sido ouvidos no começo da noite desta sexta na rua Franklin, em Watertown, segundo o jornal "The Boston Globe". As primeiras informações indicavam que o suspeito estaria escondido em alguma casa da rua. Em seguida, a polícia desconfiou que Dzhokhar estivesse dentro de um barco coberto por uma lona, localizado no jardim dessa residência.
   O suspeito foi encontrado dentro do barco com o corpo banhado em sangue. A cor vermelha foi o que chamou atenção do morador da casa cuja embarcação estava estacionada, segundo a polícia.

CISTERNAS


GOVERNADORA
ROSALBA CIARLINE FAZ ENTREGA DE 1.308 CISTERNAS COM SOLENIDADE NO SÍTIO CIDADE, EM SÃO MIGUEL, DIA 26
Rosalba Ciarline
    O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, Organismo da ação social da Igreja Católica do Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, convida prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, famílias beneficiárias e a população, em geral, para participarem da celebração em Ação de Graças pela conquista de 1.308 cisternas da região Oeste do Estado, fruto do convênio entre SEAPAC/SETHAS, que será realizada no próximo dia 26 de abril, a partir das 18h, no pátio da Capela de São Pedro, na comunidade do Sitio Cidade, Zona Rural do município de São Miguel.
    O evento será aberto as 18hs com Missa em Ação de Graças, presidida pelo Administrador Diocesano - Diocese de Caicó, Pe. Ivanoff da Costa Pereira e concelebrada pelos Padres Valdeci Donato da Silva e José Mário de Medeiros. Logo em seguida as 19 hs acontece a apresentação da Banda Filarmônica 10 de Maio, da cidade de Doutor Severiano. Às 19:20 hs será realizada a Bênção das Cisternas e às 19;30 hs será feita a composição da mesa e fala das autoridades. Na sequência às 20 hs será feita a partilha dos alimentos (confraternização) e fechando a programação a partir das 20h30min, apresentação de forró pé-de-serra com a animação de Rodolfo Lopes.
As cisternas estão divididas nas seguintes cidades do Oeste Potiguar: São Miguel (301), Venha-Ver (103), Coronel João Pessoa (67), Doutor Severiano (130), Itaú (56), Rodolfo Fernandes (56), Portalegre (138), Riacho da Cruz (21), Taboleiro Grande (22), Água Nova (51), Riacho de Santana (52), Marcelino Vieira (62), Paraná (60) e Luiz Gomes (189). TRIBUNIVERSAL.

JUSTIÇA


PARA JOAQUIM BARBOSA, PRESIDENTE DO STF, SISTEMA PRISIONAL DO RN ESTÁ ENTRE OS PIORES DO BRASIL
Magnus Nascimento
"A situação do sistema carcerário do Rio Grande do Norte é desesperadora", disse Ministro.
Magnus Nascimento
TRIBUNA DO NORTE
     O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, definiu como "desesperadora" a situação do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Na manhã desta sexta-feira (19), durante reunião com membros do Mutirão Carcerário, o ministro teve acesso às informações sobre as unidades prisionais e disse que os problemas no Rio Grande do Norte estão entre os mais graves do Brasil.
Ministro criticou sistema carcerário potiguar
     "Infelizmente, o mutirão carcerário vem constatando que nada foi feito de 2010 para cá. A situação do sistema carcerário do Rio Grande do Norte é desesperadora", disse Joaquim Barbosa.
STF divulga acórdão do julgamento do mensalão
     Sem dar detalhes sobre as medidas que serão tomadas, o ministro adiantou que várias instituições serão responsabilizadas pelos problemas. O ministro, porém, não informou quais serão os órgãos e pessoas que sofrerão as sanções devido aos problemas estruturais na rede carcerária potiguar.
"Vários centros de responsabilidades serão responsabilizados pela falta generalizada de instalações minimamente humanas", disse o ministro.
     Como medidas urgentes, Joaquim Barbosa disse que o Judiciário vai se posicionar no sentido de obrigar o Poder Público a construir "unidades prisionais dignas no Rio Grande do Norte".

EDUCAÇÃO


GOVERNO CONVOCA 1.200 PROFESSORES 
Rosalba, no centro, governadora do RN
*Assecom do Governo do RN
Postado por TRIBUNIVERSAL
     Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a convocação de 1.200 professores para a rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. A princípio, 600 profissionais terão os nomes publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) até o próximo dia 27 de abril deste ano. Os demais serão convocados em até 60 dias, o que garante mais agilidade ao processo de admissão e direciona os professores para suprir a necessidade das escolas em todas as regiões do estado.
     A primeira metade dos educadores será distribuída para todos os cinco polos do RN, entretanto os aprovados para o Polo 1 serão encaminhados prioritariamente para as escolas da Zona Norte da capital potiguar e os convocados para o Polo 4 serão direcionados para a região de Angicos, da 8ª Diretoria Regional de Educação (DIRED).
     De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a convocação dos professores “atende uma demanda urgente porque todos os 1.200 educadores estão substituindo os profissionais que se aposentaram ou que não se apresentaram na última convocação feita”, falou a governadora lembrando o aumento de 76,7% concedido ao setor que já tem 3.500 professores convocados por concurso público desde 2011.
     A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, lembrou o esforço do Governo do RN para realizar o primeiro concurso desde 2005. “Tivemos a responsabilidade e um grande peso para reordenar tudo isso. Então, estamos fazendo a convocação e diagnosticando onde está a maior demanda de professores para direcionamento imediato”, disse.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PUGNA

FUTEBOL
LIBERTADORES
SÃO PAULO VENCE O ATLÉTICO POR 2 A 0 NA LIBERTADORES 2013, E NAS 8ªs VAI PEGAR O 
MESMO ATLÉTICO
 Ricardo Nogueira/Folhapress
Ney Franco, técnico do São Paulo
JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL
     O São Paulo mais gastador dos últimos tempos conseguiu evitar o maior fracasso de sua história na Libertadores. Venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0 e continua na disputa na Libertadores da América.  Apesar da vitória, e ter vencido o Atlético, o próximo confronto na Libertadores é contra o mesmo Atlético Mineiro, sendo que a primeira partida será no Morumbi e a segunda em Minas Gerais, por o Atlético ter sido a melhor campanha da primeira fase.

JOAQUIM


Governadora Rosalba recebe visita do presidente do STF, Joaquim Barbosa
Rosalba Ciarline e Joaquim Barbosa
E disse: 'Sistema carcerário do RN receberá melhorias'
FONE: BLOGDOCAPOTE
   Na manhã desta sexta-feira (19), a governadora, Rosalba Ciarlini, recebeu em seu gabinete, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa. Durante a reunião, o ministro se mostrou solidário em apoiar ações para a melhoria do sistema penitenciário. A situação precária dos presídios chamou a atenção do presidente do Supremo, que se comprometeu em marcar uma reunião, em Brasília, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A nova reunião terá o objetivo de sensibilizar Cardozo a acelerar a liberação de recursos para o sistema carcerário do Rio Grande do Norte. 
   A visita do ministro faz parte de um trabalho que está sendo desenvolvido pelos integrantes do CNJ para melhorar o sistema penitenciário em todo Brasil. Na conversa com o ministro, a governadora expôs os antigos problemas das penitenciárias do estado: superlotação e infraestrutura precária.
   Segundo Rosalba, as melhorias na estrutura carcerária devem começar em, no máximo, 120 dias, algumas delas até mesmo antes desse prazo. “Fizemos um importante diagnóstico e sabemos como agir. O ministro garantiu nos apoiar no planejamento e ações estruturantes nos nossos presídios”.
    Ainda segundo a governadora, os recursos já estão garantidos, mas é preciso mais apoio.  “Já temos um plano de ações emergenciais, os recursos estão garantidos e são da ordem de R$ 5,5 milhões para a construção imediata de novos presídios”, disse a governadora

PARAÍBA


Em João Pessoa/PB: 
TJ convoca sessão extra para analisar prisão preventiva de juiz preso pela PF e dos Advogados, entre eles está Eugênio Vieira de Brejo dos Santos/PB
Tribunal de Justiça da Paraíba
Postado por BREJO DOS SANTOS NOTICIAS
   A Polícia Federal, em cumprimento à decisão do relator do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho (investigação nº 999.2012.0000699-7/001), efetuou, nesta quinta-feira (18) a prisão preventiva de um juiz, advogados, delegado de polícia e servidores do Judiciário, acusados de fraudes em processos judiciais. O pedido foi encaminhado pelo Ministério Público Estadual. A presidência do Tribunal de Justiça convocou sessão extraordinária do Pleno para esta sexta-feira (19), quando se decidirá sobre a medida liminar de prisão preventiva. (MATÉRIA COMPLETA NA PÁGINA POLÍCIA).

PRESO

POLÍCIA FEDERAL
Filho do prefeito de Brejo dos Santos/PB é preso durante operação da Polícia Federal na Paraíba 
Polícia Federal
Postado por nossoparanarn-Do nosso Paraná com informações “O Câmara”.
     A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 18 de abril, em diversos bairros de João Pessoa/PB, a ‘Operação ‘Astringere’. Em entrevista coletiva, o superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Marcelo Cordeiro, confirmou a prisão do juiz José Edvaldo Albuquerque, 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira. Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia. Também foram presos pela PF o delegado da Polícia Civil da Paraíba, Edilson de Araújo de Carvalho de Araújo; e os advogados Cícero de Lima Souza, Eugênio Vieira Almeida, (filho do prefeito de Brejo dos Santos/PB, Luiz Vieira é sobrinho do Prefeito de São Miguel/RN, Dario Vieira), Gláuber Lessa Feitosa e Dino Gomes Ferreira. (MATÉRIA COMPLETA NA PÁGINA POLÍCIA)

SECA
Prefeito Pachica de Cel. João Pessoa e o ex-prefeito de São Miguel Galeno Torquato buscam apoio de Garibaldi Alves para a construção da Barragem Poço de Varas
Pachica, Garibaldi e Galeno
     O ex-prefeito de São Miguel Galeno Torquato acompanhado do Prefeito de Coronel João Pessoa Francisco Alves – Pachica que cumpre agenda em Brasília/DF foram recebidos pelo Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Na conversa o tema principal foi a Barragem Poço de Varas, obra que vai beneficiar vários municípios da região do alto oeste potiguar.
     O médico Galeno, o Prefeito Pachica, assim como o atual Prefeito de São Miguel Dario Vieira, também somam suas forças nesta luta juntamente com Prefeitos das cidades vizinhas como Expedito Salviano de Venha Ver que busca o apoio do Deputado Federal João Maia e o atual Prefeito da cidade de Dr. Severiano Carlos Aquino que ao lado do ex-prefeito Francisco Neri, busca apoio da Deputada Federal Fátima Bezerra.

CARIDADE

UTILIDADE PÚBLICA
6ª-feira, 19 de abril de 2013
TRIBUNIVERSAL
Jovem da cidade de Luís Gomes, 
portador de Tetraplegia precisa de ajuda
Francisco das Chagas 
     O jovem Francisco das Chagas Nunes morava com sua família na cidade de Luís Gomes, onde tinha uma vida normal como qualquer adolescente: estudava, praticava esportes, namorava, etc. Mas, a falta de trabalho na cidade o forçou a buscar oportunidades em um grande centro. O destino escolhido foi Goiânia, Centro-Oeste do Brasil.
     Lá ele conseguiu emprego e tudo corria bem. Porém, quis a vida que um acidente durante seu tão sonhado trabalho o deixasse tetraplégico. A tetraplegia o privou dos movimentos abaixo do pescoço. Depois de sete meses hospitalizado na capital goiana, ele conseguiu retornar à cidade de origem.
     Hoje com 22 anos, ele vive com seus pais, Antônio e Cláudia, em uma residência humilde, e é totalmente dependente de terceiros para fazer atividades simples como virar-se na cama, comer, beber ou realizar suas necessidades fisiológicas.
     O fato de Francisco depender de alguém para se mexer faz com que ele fique muito tempo na mesma posição, o que provoca ferimentos em várias partes do corpo. A pouca resistência da pele favorece o aparecimento de lesões e isso causa machucados que atingem principalmente cotovelo, cintura, costas e nádegas. Os ossos do quadril e fêmur estão deslocados, o que exige o máximo de cuidado quando é necessário virá-lo ou colocá-lo na cadeira de rodas. Ele também possui baixa imunidade, que o expõe a contração de doenças com maior facilidade.
     Os pais tem ampla dedicação ao filho, principalmente a Sra. Cláudia, que deixou o trabalho como empregada doméstica para dar exclusiva atenção a seu rebento. A renda da casa se resume ao ganho do pai, que trabalho como pedreiro, e ao salário mínimo da aposentadoria de Francisco, que é insuficiente para arcar com a enorme despesa com medicamentos, material de higiene pessoal, roupas de cama e outros itens.
     Vizinhos e amigos procuraram o nosso blog Luís Gomes em Dia no intuito de iniciar uma campanha para angariar doações, e assim amenizar o sofrimento de Francisco e de seus familiares.
Por isto, convocamos todos (Poder Público, Empresários, Cidadãos) a aderirem a esta iniciativa e ajudar, através de doações em dinheiro ou de outros materiais. Também podem colaborar encaminhando este texto através de e-mail ou de alguma rede social, para outras pessoas de bom coração que queiram ajudar a diminuir o sofrimento deste rapaz e das pessoas que o cerca.
Doações em Dinheiro podem ser depositadas na CAIXA ECONÔMICA – Agência: 0763 / Conta Poupança: 0030576-7 / Favorecida: Cláudia Leite Nunes.
     Doações de Materiais (lista no final) deverão ser enviadas diretamente à residência de Francisco, na Rua José Aquino de Lacerda, Nº 47 - Centro – Luís Gomes/RN – CEP 59940-00.
LISTA DE MEDICAMENTOS E OUTROS MATERIAIS: Pomada Lidocaína; Faudas Geriátrica - Tam GG; Pomada Papaína a 2%; Algodão; Pomada; Colagenase; Gases; Rifocina; Lençóis; Colchão caixa de; ovo; Travesseiros; Fitas Cirúrgicas Antialérgicas; Álcool 70%; Sondas Uretrais Nº 12; Lenços umedecidos.
    Também é necessário apoio de profissionais: fisioterapeuta para o tratamento na melhoria dos movimentos das mãos; ortopedista para analisar o deslocamento do fêmur e um médico que possa ver a possibilidade da realização de enxerto nos locais dos ferimentos.
     Caso você queira saber mais informações sobre este caso entre em contato através do e-mail lgemdia@gmail.com ou do telefone (84) 9610-9271 com a Sra. Cláudia.
(COMPARTILHANDO COM: BLOGLUISGOMES & SAOMIGUELNEWS).

ÍNDIO

História do Dia do Índio, comemoração, 
19 de abril, criação da data, cultura indígena

Índio brasileiro
 
CULTURA
DIA MUNDIAL DO ÍNDIO
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
     Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
     No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data 
     Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
     Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CÂMARA


Venha Ver-RN 
‘Carlinhos de Antônio de Titizinho’ deverá ser reconduzido à Presidência da Câmara de Vereadores
Carlinhos de Antônio de Titizinho
Postado por MC
     O atual presidente da Câmara de Vereadores do município de Venha Ver, Carlos Antônio da Silva, deverá ser reconduzido ao cargo na tarde desta quinta-feira, 18.
Em Sessão Extraordinária, 'Carlinhos de Antônio de Titizinho', como é popularmente conhecido, não encontrará maiores problemas para garantir sua vitória; já que, até o momento, ele concorre em chapa única.
     Mesmo eleito pelo governismo, Carlos Antônio, assim como na disputa anterior, já conseguiu os quatro votos da oposição para ser reeleito. Segundo informações, ainda que o grupo governista esboce uma reação, a esta altura do campeonato será muito difícil reverter o quadro.
     Filiado ao PPS, ‘Carlinhos’ está no seu segundo mandato eletivo de Vereador; sempre com votação crescente. Na primeira disputa, em 2008, foi eleito com 143 votos. Na eleição de outubro último, renovou a vaga no legislativo venhaverense com 183 sufrágios.

ESPECIAL

A BIOGRAFIA DE UM CIDADÃO
BLOGGUER ENTREVISTA COM EXCLUSIVIDADE O SUB-TENENTE, MANOEL PEDRO DA SILVA, COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO MIGUEL, NO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE
FOTO DA DELEGACIA DE SÃO MIGUEL 
Entrevista completa, domingo, 
ele é o nosso entrevistado especial da semana (19 a 25 de abril).

POLÍCIA
Homem é executado por dupla encapuzada no Centro de 
Areia Branca
FOTO:GAZETA DO OESTE
Evandro Praxedes foi atingido com seis tiros, provavelmente de pistola
     Um crime de homicídio movimentou o cenário policial na cidade de Areia Branca-RN no início da tarde de ontem. Por volta de 13h30, o desempregado identificado como Evandro Praxedes da Silva, 20 anos, mais conhecido pelo apelido de “Galo Cego” foi executado em via pública com aproximadamente seis tiros de pistola.
     Segundo informações iniciais repassadas pela Polícia Militar de Areia Branca, populares ligaram para a delegacia relatando sobre um tiroteio que estava acontecendo no centro da cidade, proximidades da Padaria Alvorada. De acordo com o cabo Jonas, ao chegar com a guarnição no local indicado encontrou o corpo com várias perfurações de bala e já sem vida.
     O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Mossoró foi acionado e solicitado reforço policial porque foram repassadas informações para a polícia que uma dupla suspeita de ter cometido o crime seguiu em fuga com destino à Mossoró. Testemunhas relataram para a polícia que o crime foi praticado por dois homens encapuzados que se aproximaram da vítima em um veículo e efetuaram vários disparos. Evandro teve morte imediata.
     O corpo de Evandro ficou caído no cruzamento das ruas Francisco Ferreira Souto com Xavier Fernandes, Centro. A Polícia Técnica de Mossoró foi acionada para fazer o recolhimento do cadáver para ser necropsiado. Evandro era natural de Pau dos Ferros, residia no assentamento localizado na antiga Maisa e estava em Areia Branca na casa de parentes.
     Segundo informações repassadas pela Polícia Militar de Areia Branca, a vítima era suspeita de participação em crimes praticados na região incluindo homicídios e tráfico de drogas. Uma guarnição da Rocam de Mossoró, comandada pelo comandante do 12º BPM, major Correia Lima, atuou em parceria com os policiais do município com o objetivo de identificar e prender a dupla suspeita. Ninguém foi preso na ocorrência. Segundo a polícia local, este foi o sexto crime de homicídio ocorrido em Areia Branca somente neste ano, enquanto que em todo ano passado foram registrado apenas quatro.
MINISTRA DA CULTURA, DÁ UMA DENTRO!

É hora de alimentar a alma da população carente, diz Marta Suplicy
SE A MODA PEGA SÃO MIGUEL NO RIO GRANDE DO NORTE VAI SAIR NA FRENTE COM O APOIO DE DR. DARIO
Apoio cultural principalmente para a volta do 
Tribuna Independente
A ministra sendo entrevistada
9

Da Agência Senado, em Brasília

     A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse em audiência no Senado, nesta quarta-feira (17), que existe demanda crescente dos brasileiros por produtos culturais. Segundo ela, depois de alcançar o direito de fazer três refeições graças aos programas sociais, a população mais carente percebeu que "é hora de alimentar a alma".
     Questionada pela senador Lídice da Mata (PSB-BA) sobre dificuldades para manutenção dos Centros de Artes e Esportes Unificados (Ceus) – construídos pelo governo federal e custeados pelas prefeituras –, Marta Suplicy afirmou que os prefeitos precisam ter consciência de que a cultura tornou-se um bem de primeira necessidade para a população.
Uma alternativa para a manutenção, como afirmou na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), é a criação de consórcios entre municípios pequenos para gerir determinado centro com abrangência regional.
     A ministra prometeu apoiar proposta da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) de produção de programas de rádio para disseminação da cultura e elogiou a iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), presidido pela parlamentar, de exibir cinema em pequenas comunidades. Pesquisa do Ibope mostrou que 90% dos municípios não têm salas para exibição de filmes.
Novas experiências
     Depois de citar dados do Ibope, segundo os quais 87% dos brasileiros não frequentam salas de cinema e 92% nunca foram a um museu, a senadora Ana Amélia (PP-RS) questionou a ministra sobre a eficácia de instrumentos como o vale-cultura para a mudança desse cenário.
     Marta disse que, exatamente por isso, excluiu a TV por assinatura do vale-cultura, porque deseja que as pessoas possam "viver novas experiências". Ela garantiu que esse vale, criado pela Lei 12.761/2012, está dando certo, inclusive fortalecendo a cadeia de produção cultural.
     Também em resposta a Ana Amélia, a ministra da Cultura anunciou parcerias com universidades e com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) para mapeamento da chamada economia criativa, definida pelo autor inglês John Howkins como a exploração do valor econômico da imaginação.
    Para "não ficar só no diagnóstico", que considerou importante para a adoção das medidas necessárias, Marta Suplicy informou que o ministério está elaborando alguns editais de fomento de áreas já identificadas.
Lei Rouanet
     A ministra defendeu uma reforma na lei federal de incentivo à cultura (Lei 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet) e revelou ter feito apelos ao ex-presidente do Senado José Sarney para que seja relator da proposta – PL 6.722/2010 na Câmara – quando ela for enviada à Casa.
    Marta Suplicy contou aos senadores que, quando chegou ao Ministério da Cultura, notou que praticamente não existiam projetos incentivados pela Lei Rouanet em benefício de negros. Os poucos que existiam, segundo ela, não conseguiam captar recursos. Por isso, a pasta lançou editais específicos para negros, "com sucesso retumbante".
    A ministra respaldou o pleito do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) de apoio à construção do aeroporto internacional de São Raimundo Nonato (PI), cidade do semiárido que abriga um tesouro arqueológico conhecido no mundo inteiro. Na opinião dela, o aeroporto poderá colocar o Brasil no centro de um rota cultural muita expressiva, com enorme impacto na cidade e na região. Marta acredita que a iniciativa fará uma "grande diferença" para o país.
     A audiência pública foi coordenada pelo presidente da CE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), um dos autores do requerimento que resultou no convite à ministra para falar sobre as diretrizes de sua pasta para este ano.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

FAMINTO

INACREDITÁVEL!
SECA DO NORDESTE DEIXA ANIMAIS FAMINTOS
Vídeo documenta momento que os animais, sem ter o 
que comer, se alimentam de barro.
QUEM NÃO LEMBRA DAS BROAS QUE OS HAITIANOS COMIAM, NA ÉPOCA DAQUELA CATÁSTROFE DO TERREMOTO, EM NOSSA REGIÃO SÃO OS JUMENTOS. É DE DÁ DÓ!

VENHA-VER

Estado do Rio Grande do Norte 
P R E F E I T U R A  M U N I C I P A L  D O 
 V E N H A – V E R
Rua: 03 de Maio – Centro, Tel. (84) 3355-0001 – (84)3355-0074 - CEP 59.925-000 CNPJ: 01.612.380/0001-88 - email: pmvenhaver@brisanet.com.br
PROGRAMAÇÃO DA 1ª CONFERÊNCIA 
MUNICIPAL DA CIDADE DE VENHA-VER/RN
Portal de entrada do Venha-Ver
TEMA: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”.
7 h – Credenciamento
8 h – Composição da mesa solene de abertura.
8 h e 30min – Abertura da Conferência - Execução do Hino Nacional (Banda de Música “Daniel Amorim de Lima”)
9 h – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da 1ª Conferência Municipal da Cidade de Venha-Ver /RN
9 h e 30 min – Apresentação da Política Municipal de Obras e Serviços Urbanos
10 h – Exposição do Tema da 1ª Conferência Municipal da Cidade de Venha-Ver/RN: “QUEM MUDA A CIDADE SOMO NÓS: REFORMA URBANA JÁ!”
11 h – Formação dos grupos de Trabalhos
12 h – Almoço
13 h – Apresentação dos Trabalhos dos grupos – Votação/Aprovação das Propostas formuladas
14 h – Coffe Break
14 h e 30 min - Eleição dos Delegados para a 5ª Conferência Estadual das Cidades
16 h – Encerramentos da 1ª Conferência Municipal da Cidade do Venha-Ver/RN.
Venha-Ver/ RN, 24 de maio de 2013.
Elizangela Maria Pessoa do Rêgo
Presidente da Comissão Preparatória Municipal
Da 1ª Conferência Municipal da Cidade de Venha-Ver/RN

TÍTULO


Mais de 1,4 milhão de eleitores estão 
em débito com a Justiça Eleitoral
William Felix de Andrade
     A menos de duas semanas para o fim do prazo de regularização do título de eleitor, 97% dos eleitores que estão em situação irregular ainda não compareceram aos cartórios eleitorais para normalizar o documento.   O prazo termina no próximo dia 25 de abril e 1.472.808 eleitores ainda podem ter o título cancelado por não terem votado ou justificado a ausência nas três últimas eleições. Apenas 2,7% do total de eleitores que corriam o risco de ter o título cancelado (1.514.621) já compareceram aos cartórios.(LEIA MATÉRIA COMPLETA NA PÁGINA SÃO MIGUEL).

ESPORTE AMADOR
Associação Cultural de Capoeira 
Resistência (ACCR) promoverá cursos
Cartaz de divulgação
A Associação Cultural de Capoeira Resistência (ACCR) realizará nos próximos dias 04 e 05 de maio na Escola Municipal Elisiario Dias, em São Miguel/RN,  os cursos de Capoeira Benguela, Angola e Regional. Informações a cerca do evento através dos telefones 
(84) 9153-5391 e 
(84) 9906-9197, falar com o instrutor Josi.

DA REDAÇÃO

DAQUI A POUCO AS 
NOTÍCIAS DA REGIÃO
FIQUE LIGADO EM QUEM ESTÁ LIGADO EM VOCÊ!

ESCOLA


ISSO É UMA VERGONHA!
SEM HABITE-SE, ESCOLAS DE NATAL PODEM FECHAR
Estudantes
     Vinte e quatro escolas de Natal estão na iminência de perder convênios com a Prefeitura de Natal e com o Governo Federal por não possuírem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), conhecido por habite-se. De acordo com a Secretaria de Educação do Município de Natal, Justina Iva, a regularização das escolas junto ao CBMRN é um condicionante para liberação do Fundo Nacional de Educação Básica e do Programa Pré Escola para Todos (PPET), fundamental para manutenção da rede municipal escolar.
     Para pedir o apoio do CBMRN na agilização dos processos de regularização das instituições educacionais que oferecem serviços terceirizados à prefeitura,  a secretária Justina Iva, acompanhada dos coordenadores de escolas conveniadas com a Prefeitura de Natal, se reuniu, ontem pela manhã, com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, no Quartel do Comando Geral da Instituição.
     Atualmente, o Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) está com o atendimento comprometido. São apenas 40 bombeiros para atender uma demanda de quase 200 solicitações por mês. A disparidade entre os números gera uma lentidão na aprovação dos projetos. A liberação do habite-se chega a demorar, no mínimo, seis meses. 
Diante do caráter emergencial apresentado pela SME, o comandante Geral da Corporação se comprometeu a acompanhar o processo relacionado às escolas do PPET para garantir um tempo de espera menor para análise do projeto e vistoria.  Atualmente, o CBMRN tem 675 militares, sendo que o necessário deveria ser de 3.200 homens, ou seja, um déficit de mais de 2.500 homens. Apesar das dificuldades, a corporação realizou entre janeiro e março deste ano, 1.250 ações preventivas de vistorias e análises de projetos em diversas edificações.

MD


POLITICA
Novo partido terá três deputados no RN
Assembleia Legislativa do RN
Com a união do PPS e o PMN nesta quarta-feira, será criado o Mobilização Democrática, o MD. Nova legenda partidária surge como oposição ao governo Dilma Rousseff e com a intenção de apoiar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para presidente da República.

IVAN


Transferência é remédio contra perdas, diz juiz
Vacas mortas
     Para o magistrado, Ivan Lira de Carvalho, juiz titular da 5ª Vara Federal, a transferência “apresenta-se como remédio para estancar a perda de animais”. Na decisão, ele diz que “o quadro dantesco que rodeia a situação não permite que o Judiciário se quede omisso em buscar uma solução emergencial em operação emergencial, desobrigada de cumprir na inteireza as exigências do artigo 27 da IN 44, do MAPA”. Na decisão, o magistrado observou que a “Região Nordeste, onde está sediada a Fazenda Padre João Maria, padece de inclemente estiagem, o que vem dizimando o rebanho bovino”. 
A reportagem procurou, sem sucesso, o pecuarista Clóvis Veloso Freire – dono das cabeças de gado – para que comentasse a decisão e detalhasse a logística de transferência do rebanho. Freire é o dono da fazenda em Bom Jesus, onde estão os animais - a Padre João Maria - e da fazenda para onde serão transferidos, na cidade de Piraquê (TO). A reportagem também não obteve resposta do advogado Herbert Alves Marinho, que atuou na causa vencida pelo pecuarista. 
    Prerrogativa. Para o presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores, Marco Aurélio Sá, a decisão favorável abre prerrogativa para que outros criadores, em situação semelhante peçam a transferência de seus respectivos rebanhos sem a necessidade de cumprimento da quarentena no estado de origem. 

GADO


Rebanho será transferido do RN para escapar da seca
FOTO: TRIBUNA DO NORTE
Juiz Ivan Lira de Carvalho
      Um pecuarista do Rio Grande do Norte ganhou na justiça o direito de transferir 800 cabeças de gado para o Tocantins, no Norte do país, como estratégia para salvar os animais da seca. A decisão, do juiz titular da 5ª Vara Federal, Ivan Lira de Carvalho, autoriza a transferência sem a necessidade de cumprimento, no estado de origem, de uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): deixar os animais em quarentena, ou seja, isolados por 30 dias na fazenda de origem para análise sobre os riscos da febre aftosa.  agricultor, que tem fazenda localizada no município de Bom Jesus (distante 50 quilômetros de Natal), argumentou que o tempo exigido pela regra levaria o gado a morrer de fome e sede. A quarentena é exigida para evitar uma eventual disseminação da aftosa entre estados que possuem diferentes status em relação à doença. No caso em questão, o RN é classificado como área de médio risco e o Tocantins como livre da doença com vacinação. 

SECA

SECA DO NORDESTE
Valor do Bolsa Estiagem é reajustado
FOTO:UOLONLINE
Escassez de chuva racha a terra
      Brasília – O Ministério da Integração Nacional aumentou, ontem, o valor do Bolsa Estiagem para os municípios situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O valor total do auxílio passou de R$ 720 para R$ 1.520, em parcelas mensais de R$ 80,00. O benefício será disponibilizado à população afetada enquanto perdurar o período da seca. O aumento do Bolsa Estiagem faz parte do conjunto de medidas emergenciais e estruturantes do Governo Federal para minimizar os efeitos da escassez de chuvas nos municípios do semiárido. A área de atuação da Sudene abrange os nove estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia), municípios do Espírito Santo e da região norte de Minas Gerais, além dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha, também no estado mineiro. O Bolsa Estiagem repassou, até março deste ano, mais de R$ 595 milhões, beneficiando mais de 880 mil pessoas. O programa assiste agricultores familiares com renda de até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública.

PASTOR


Antes de ser eleito, Feliciano disse que não seria candidato porque 'não se rebaixa’
Deputado Feliciano
LUIZ CARLOS DA CRUZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CASCAVEL
     Anos antes de ser eleito deputado federal, o deputado Marco Feliciano (PSC), atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, afirmou que havia negado convite para se candidatar porque "não se rebaixa". A afirmação de que não entraria para a política foi feita durante um culto em Comburiu (SC), no Congresso de Gideões Missionários da Última Hora. (LEIA MATÉRIA COMPLETA NA PÁGINA POLÍTICA).

KEVIN


DEFESA
SINALIZADOR QUE MATOU KEVIN NÃO PARTIU DE CORINTHIANOS, DIZ DEFESA DOS 12 PRESOS NA BOLÍVIA
 FOLHA DE SÃO PAULO ONLINE
Tocedores do Corinthians
LUCAS REIS
DE SÃO PAULO
     A defesa dos 12 corintianos presos em Oruro, na Bolívia, afirma que o sinalizador que matou Kevin Beltrán Espada não é o mesmo que aparece sendo arremessado por torcedores do Corinthians.  A informação é da advogada Maristela Basso, contratada pela Gaviões da Fiel para defender os 12 brasileiros presos. Corintianos presos na Bolívia contam com rede de colaboradores. Torcedores do Corinthians presos disputam torneio de futebol. 

FUTEBOL

LIBERTADORES
SÃO PAULO TENTA SALVAR TIME CARO DE FRACASSO HISTÓRICO NA LIBERTADORES 2013
 Ricardo Nogueira/Folhapress
Ney Franco, técnico do São Paulo
JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL
     O São Paulo mais gastador dos últimos tempos conseguiu evitar o maior fracasso de sua história na Libertadores. Venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0 e continua na disputa na Libertadores da América.  Apesar da vitória, e ter vencido o Atlético, o próximo confronto na Libertadores é contra o mesmo Atlético Mineiro, sendo que a primeira partida será no Morumbi e a segunda em Minas Gerais, por o Atlético ter sido a melhor campanha da primeira fase.