sábado, 13 de abril de 2013

MULHERES


INFRAESTRUTURA
MULHERES TRABALHADORAS 
E OS DESAFIOS DO CAMPO
FOTO: Wilson Moreno
Mulheres trabalhando
       Por Monalisa Cardoso
    Os agricultores familiares estão enfrentando dificuldades com a seca. Mas a realidade se estende para as mulheres, agricultoras, apicultoras, artesãs e de diversas outras atividades desenvolvidas no meio rural. Esse é um ponto que tem sido discutido pelos grupos de mulheres acompanhados pelo Centro Feminista 8 de Março.
    De acordo com Conceição Dantas, a atual realidade é a de que os pobres estão ficando mais pobres e os ricos estão ficando mais ricos. “Acompanhamos 40 grupos de mulheres no campo e os relatos que ouvimos são de que se uma vaca vale mil reais, em uma época dessas, ela está sendo vendida por 200 reais, devido à urgência, à necessidade se manter a família”, afirmou.
     A solução, segundo a feminista é que sejam implantadas políticas públicas que venham a auxiliar as mulheres, com ações concretas. “As pessoas estão vindo do campo para a cidade em busca de água. Se tivermos água e infraestrutura, com ações concretas, as coisas funcionarão, pois não adianta ser contra a seca, tem que construir políticas para se adaptar a ela”, continuou. (Matéria completa na página São Miguel).

CORONEL


PREFEITURA  DE CORONEL JOÃO PESSOA LANÇA LICITAÇÃO PARA CONTRATAR EMPRESA PARA REALIZAR CONCURSO PÚBLICO
SITE:PREFEITURA DA PREFEITURA
PRAÇA SÃO JOSÉ EM CORONEL
     O Município de Coronel João Pessoa-RN, publicou na Imprensa Oficial o aviso da licitação 030.001/2013 na modalidade Convite do tipo Melhor Técnica e Preço, que tem como objeto a contratação de empresa para realização de concurso público municipal para provimento de diversos cargos efetivo de nível fundamental, médio e superior.
     O certame será realizado ás 09hrs da manhã do próximo dia 18 de abril de 2013 no setor de licitações do município que fica localizado a Rua São José, nº 05 – Centro de Coronel João Pessoa.
As empresas interessadas em participar do processo licitatório podem obter informações através do e-mail: licitacaocjp@hotmail.com ou através do telefone: (84) 3357-0159, como também no endereço citado de segunda à sexta das 07hrs às 12hrs. Postado por São Miguel News.

FUTSAL

ALTO SANTA TEREZA
ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES 
PARA O 1ª COPA DE FUTSAL 

QUADRA DE FUTSAL
      VEM AÍ A 1º COPA ALTO SANTA TEREZA DE FUTSAL SUB-14 Já estão abertas as inscrições para a 1º COPA ALTO SANTA TEREZA DE FUTSAL SUB-14. Os interessados procurar José Gerônimo no salão Gerônimo próximo a avecentro em frente ao mercadinho São Matheus no centro de São Miguel. Atenção, o primeiro congresso técnico será dia 15 de abril as 18 hs no ginásio do Alto Aanta Tereza. Venha para tirar as suas dúvidas, a competição terá início, domingo dia 21 de abril às 08 hs. Não fique de fora, venha valorizar os nossos futuros talentos micaelenses.  Postado por Arraiá Amigos da Serra.

VACINA


DIA 'D'
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA DIA 15 DE ABRIL
     A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será lançada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (15) e prosseguirá até 26 deste mês, tendo a data 20 de abril como o Dia "D". No Rio Grande do Norte, o público alvo da campanha é de aproximadamente 585.436 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai dispor de 641.060 doses, que serão distribuídas para 1.746 postos fixos e volantes de vacinação, onde 8.373 pessoas estarão envolvidas na ação da campanha.
     A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.(Matéria completa na página SÃO MIGUEL).

NATAL


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA/RN
Com presença de Henrique Alves, Deputados Estaduais do RN se reunirão segunda-feira, 15, para discutir providências no combate à seca
FOTO:SITETRIBUNADONORTE
FRENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN
Adutora Expressa de Pau dos Ferros e a Barragem Poço de Varas de Coronel João Pessoa estão na pauta
Postado por MC-TRIBUNA DO NORTE
     O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN) convocou uma reunião com as bancadas federal e estadual para tratar exclusivamente das demandas, questões e soluções voltadas para a seca. A reunião de trabalho será na próxima segunda feira, dia 15 de abril,  às 11 hs, na ALRN-Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, e terá a presença do presidente da Câmara Federal, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), além de secretários de Estado e convidados representantes de instituições. Os parlamentares vão avaliar, entre outras questões, as pendências que existem quanto às obras e liberação de recursos para o RN e que podem amenizar a grave situação dos produtores no interior do Estado. O presidente Ricardo Motta vai conduzir a reunião, apresentar os pleitos e pedir a intercessão do presidente da Câmara para agilizar a tramitação.
     Entre as obras pendentes no RN estão as do PAC Seca, com R$ 75 milhões que ainda não foram liberados para obras de adutoras e recuperação de barragens estão as  obras da adutora Expressa de Pau dos Ferros e a Barragem Poço de Varas em Coronel João Pessoa estão na pauta. Ricardo Motta foi informado que será feito um convênio com o governo do RN e a liberação dos recursos será  demorada. (Matéria completa na Página POLÍTICA)

MODELO


EDUCAÇÃO
PAIS BUSCAM MODELO DE 
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
FOTO: Divulgação
Crianças se divertem no horário de tempo integral
     A nova tendência do segmento de educação é a escola em tempo integral, momento em que o aluno passa dois turnos na escola e aproveita o tempo extra para fazer as tarefas escolares, brincar, praticar esportes e aprender outros idiomas. Para melhor acolher estes alunos, escolas buscam ampliar sua estrutura física e criar novos ambientes especialmente para essas turmas, com áreas reservadas para atividades recreativas, sala de leitura, horta, sala de artes, piscina, parque, cantinho do descanso e até refeitório com almoço e jantar, tudo elaborado por nutricionistas. (Matéria completa na Página EDUCAÇÃO)

FUTEBOL


CAMPEONATO NACIONAL
Tabela do Brasileiro 2013 
tem jogos nos sábados
SITE:CORINTHIANS
EQUIPE BRASILEIRA BI-CAMPEÃ MUNDIAL 2012 DO CORINTHIANS
   A CBF-Confederação Brasileira de Futebol, divulgou nesta sexta-feira a tabela detalhada das dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A. O documento apresenta diversas partidas com o local de jogo em aberto. Confrontos no sábado às 21 hs também estão marcados. Dos dez jogos da primeira rodada, cinco ainda estão sem mando definido. São os confrontos entre Fluminense x Atlético-PR, Vitória x Internacional, Grêmio x Náutico, Vasco x Portuguesa e Cruzeiro x Goiás.
    A falta de definição se deve basicamente ao fato de alguns estádios estarem sem a possibilidade de uso para que sejam preparados para a Copa das Confederações. No caso dos clubes cariocas, a indefinição também passa pela interdição do Engenhão por problemas na cobertura. A CBF ainda explica que o Grêmio perdeu mando de campo em punição imposta pelo STJD e que o Atlético-PR ainda não tem autorização para jogar na Arena da Baixada.
     Os jogos de sábado às 21h foram confirmados pela entidade. Além das médias de público abaixo do esperado, o horário também não atraía a atenção dos torcedores pela televisão, já que as partidas eram transmitidas apenas no esquema pay-per-view. O primeiro confronto nesta hora é Corinthians x Botafogo no Pacaembu.
      Veja a primeira rodada do Brasileiro 
    25/05 (Sábado) - 18:30 - Fluminense x Atlético-PR - A definir - A definir - 18:30 - Vitória x Internacional - A definir - A definir; 21:00 - Corinthians x Botafogo - Pacaembu - São Paulo
26/05 (Domingo) - 16:00 - Grêmio x Náutico - A definir - A definir - 16:00 - Ponte Preta x São Paulo - Moisés Lucarelli - Campinas - 16:00 - Criciúma x Bahia - Heriberto Hülse - Criciúma
16:00 - Santos x Flamengo - Estádio Nacional - Brasília 18:30 - Vasco x Portuguesa - A definir - A definir - 18:30 - Cruzeiro x Goiás - A definir - A definir e 18:30 - Coritiba x Atlético-MG - Couto Pereira - Coritiba.

COREIA


EUA
Casa Branca diz que Piongyang não tem capacidade para lançar míssil nuclear
FOTO:UOL

Piongyang
     Washington, (EFE).- O Governo dos Estados Unidos reafirmou nesta última sexta-feira (12/4) que não acredita que a Coreia do Norte tenha a capacidade para armar e lançar um míssil nuclear, em linha com o que foi expressado pelo Pentágono, depois que um relatório da inteligência que se refere a uma "confiança moderada" nessa possibilidade foi divulgado.
     "Quero que fique claro que a Coreia do Norte não demonstrou a capacidade de desdobrar um míssil com armas nucleares", disse em sua entrevista coletiva diária o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. Segundo Carney, até agora o regime norte-coreano "fez testes nucleares e desenvolveu uma tecnologia de mísseis". "O que não fez é demonstrar uma capacidade de lançar um míssil com armas nucleares", insistiu o porta-voz. Em uma audiência na quinta-feira no Comitê de Forças Armadas da Câmara dos Representantes (Deputados), o legislador republicano Doug Lamborn leu um extrato de um relatório classificado realizado pela Agência de Inteligência de Defesa (DIA, na sigla em inglês) e distribuído a membros do Governo e congressistas sobre o potencial risco nuclear da Coreia do Norte. 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

EXPRESSO

MULTIRÃO 
EXPRESSO JUDICIÁRIO 
VEM PARA SÃO MIGUEL
FOTO: JAIR A. CORDEIRO
Fórum de São Miguel/RN
     FONTE: TJRN
O programa Expresso Judiciário – ação com a missão de dar vazão ao número de processos pendentes nas comarcas do interior do estado – atuará entre os meses de abril a junho nos municípios de São Miguel, Extremoz, Touros e Apodi. Em São Miguel, na região Oeste do Estado, as atividades serão iniciadas no dia 22 de abril tendo sequência até o dia 21 de junho.
    A ideia de uma “atuação jurisdicional emergencial” de magistrados tem o objetivo de enfrentar a carência de juízes e servidores nas comarcas e varas desprovidas de funcionários. Este ano, nove municípios receberão o reforço do grupo de trabalho, que contará com a designação de juízes pela presidência do TJRN. A previsão é de que o Expresso atenda 30 comarcas no RN.
     O município de Parelhas, cuja comarca não dispõe de um magistrado titular há mais de um ano, foi escolhida para receber pioneiramente o Expresso Judiciário após ser diagnosticada como reduto de um dos maiores gargalos do estado, no que concerne a número de processos pendentes de julgamento.
Atuação. O Expresso Judiciário dispõe de um grupo de preparação composto por dois juízes e dois servidores que identifica o número de processos pendentes, entre a Justiça Comum e os Juizados Especiais.
    Durante a atuação do Expresso Judiciário neste primeiro semestre, 16 magistrados vão dedicar-se, no período de dois a quatro meses, a processos das áreas Cível, Família, Criminal e do Juizado Especial. Em 2013, mais oito comarcas deverão participar do Programa. No 1º semestre serão contempladas as comarcas de Extremoz, São Miguel, Touros e a Vara Cível de Apodi. Já no 2º semestre, participam as comarcas de Pendências, Caraúbas, Nísia Floresta e Alexandria. Todas as comarcas que participarão do Programa não possuem juiz titular.

ANA RUTH


ENTREVISTA ESPECIAL
ANA RUTH DIZ QUE LAGOA DE SÃO MIGUEL 
É O CORAÇÃO DA CIDADE, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, DEVE SER PRESERVADO 
E NÃO DELAPIDADO
FOTO:ARQUIVO DE ANA RUTH
Ana Ruth e agricultor
ANA RUTH RODRIGUES GUIMARÃES NUNES, 58, casada com ‘seu’ Firmino, 6 filhos, Ana Julieta, Juliana, Júnior, Bianca, Beatriz e Eristeu, residente no Calumbi, atual Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte é a nossa entrevistada especial da semana (14 a 20/4). Ela é filha do saudoso Raimundo Guimarães Nunes e dona Julieta Nunes, família de grande tradição na Região da Serra do Camará. Fez enfermagem pela escola Técnica, 1ª turma, em 75, na capital, Natal; Formada em Contabilidade e Pedagogia, em  Assu, pela Escola Juscelino Kubscheck. Foi vice-prefeita na gestão de dr. Acácio Campos; lecionou no IPE de Assu; trabalhou no Hospital Regional de São Miguel e trabalhou  na Santa Casa de Misericórdia no bairro Santa Cecília, capital de São Paulo, de 77 a 81; trabalhou na Policlínica de Assu; na Maternidade Januário Cicco, em Natal e, tem como bagagem e experiência os 6 anos que viveu como secretária de agricultura do próprio Dr. Dario em seu primeiro mandato, lembra ainda que foi, também, gestora do PRODER ESPECIAL, Programa de Desenvolvimento dos Municípios, por 2 anos.
TRIBUNIVERSAL - Sobre seu objetivo pessoal, conseguiu conquistar?
ANA RUTH - O que eu queria, era fazer medicina, era o meu grande sonho quando jovem, mas assim mesmo, ainda fiz enfermagem, que está inserido na área médica, pela Escola de Enfermagem, 1ª turma técnica de Natal, em 75, estou satisfeita.
TRIBUNIVERSAL - Conhecendo a senhora como eu conheço, com um vasto currículo, invejável, diga-se de passagem,  como mulher pública, não poderia deixar de lhe perguntar sobre as dificuldades. Me fale sobre as dificuldades no trato com o povão, teve?
ANA RUTH - Nenhuma! Sabe porque não tive nenhuma dificuldade? Porque quando eu entrei no hospital para atender como enfermeira na cidade de São Miguel e nas outras cidades por onde passei já existia em mim uma vocação no tratamento para com o ser humano; por diversas vezes cheguei a pensar que a minha vocação era psicologia, mas, como as dificuldades eram grandes, principalmente as financeiras e eu, como a 2ª de uma família de 12 irmãos, tinha mesmo era que trabalhar, porque fiquei órfã do meu pai muito cedo. Acho que isso é uma vocação familiar do meu pai, ele era e foi o número 1 em tudo na minha vida.
TRIBUNIVERSAL - Com relação as expectativas do mandato do atual prefeito Dr. Dario Vieira de Almeida, a senhora como secretária, pode nos dizer algo?
ANA RUTH - Claro! Eu acredito que Dario fará uma excelente administração, até porque ele tem experiência; porém entramos em um ano muito difícil com uma seca de tamanha magnitude, mas acredito que no próximo ano teremos um bom inverno e tudo voltará ao normal em nossa Região, esta é a minha expectativa com relação ao mandato do atual gestor Dr. Dario.
TRIBUNIVERSAL - Diante da atual conjuntura em que nos encontramos com a seca à nossa porta secretária, na sua ótica o que amenizaria a terrível falta de água em São Miguel?
ANA RUTH - Sua pergunta foi bem oportuna, e a minha resposta é a seguinte: a única obra que amenizaria esta falta de água na Região é a bendita barragem Poço de Varas, que foi projetada segundo o livro de Raimundo Nonato, em 1915, isso é um absurdo, faltam 2 anos para completar 100 anos, e nada.
TRIBUNIVERSAL - E a Secretaria, qual a meta da senhora enquanto a frente desta pasta?
ANA RUTH - Fazer uma grande parceria entre os órgãos competentes da agricultura; Sindicato, Emater, Associações e organizações civis (ONG’s) e governamentais junto gerenciar um grande projeto de convivência para o semi-árido nordestino, como por exemplo: Implementar geração de renda em toda comunidade rural juntamente com a diversificação de pequena agricultura como hortas  e pomares, prevendo as mudanças climáticas e uma possível desertificação.
TRIBUNIVERSAL - Secretária o que você acha que vai trazer desenvolvimento para a nossa Região, para São Miguel?
ANA RUTH - Uma BR. Sabe por que? O que vem de bom, de especial, de obra com qualidade, tudo que é de melhor fica em Pau do Ferros;só para que você possa entender melhor e o seu telebloggueiro nós estamos localizado geograficamente num local do Rio Grande do Norte onde as pessoas só vem para resolver problemas e volta no mesmo dia, nem hotel temos, porque não temos quem se hospede, as pessoa vem num dia e volta no mesmo, como já disse; outro exemplo que posso citar é a questão da saída para a Paraíba, não temos estradas; tudo isso dificulta o desenvolvimento do nosso município, portanto, a minha resposta é uma BR.
TRIBUNIVERSAL - Já que a senhora é uma mulher pública, a tendência é postular por uma cadeira na Câmara Municipal do município?
ANA RUTH - Não! Já fui vice-prefeita, na gestão de Dr. Acácio Campos e fui muito decepcionada; ser vice sequer tem função no município. Eu entrei na política pela porta errada. Na Lei Orgânica do município não existe função para o vice. Vice é desvalorizado em sua totalidade.
TRIBUNIVERSAL - A  secretária é uma mulher polêmica? Sobre o assunto da Lagoa de São Miguel que estão querendo abril a avenida Iluminada?
COLABORAÇÃO:ALEX CORDEIRO
VISTA DA LAGOA DE SÃO MIGUEL DE SATÉLITE
ANA RUTH - Olha, eu não sou uma mulher polêmica, mas, com relação a este assunto eu estou do lado do prefeito Dario Vieira e da única vereadora que teve coragem de votar contra o requerimento, que foi a edil Adalcina Vieira; ela foi a única que teve coragem de valorizar a bonita obra de Dr. Galeno Torquato e que soube também, valorizar as origens de nosso povo, das nossas crianças, da nossa cultura. A Lagoa é considerada o coração de São Miguel, patrimônio histórico, portanto é para ser valorizada sim, e não se delapidar, destruir acho até que precisa ser feita melhor conservação naquela obra. 
TRIBUNIVERSAL - E com relação ao nosso trabalho de divulgação, simples, sem apoio, batalhador, porém ético, como a senhora vê e o que precisa ser melhorado?
ANA RUTH - Hoje, nós vivemos um momento muito importante em nossa vidas que é a chamada voz e vez, temos o direito a imprensa livre e através de você, Jair, em especial, que é aquele menino inteligente que eu conheci ainda criança e conheço, que posso expressar a minha admiração e apresso pela pessoa que você é e, pelo profissional que se tornou, competente que não só eu, mas toda a sociedade de São Miguel, hoje, respeita, já está merecendo uma condecoração pela Câmara Municipal. Você está se tornando o nosso historiador, assim como foi o saudoso Antonio Neto na época de dona Maria de Lourdes Diógenes Torquato.
TRIBUNIVERSAL - Agradecimentos:
ANA RUTH - Em primeiro lugar a Deus; à minha família, ao meu esposo em especial, ao meu saudoso pai, ‘seu’ Raimundo Nunes, inesquecível para mim; a Dr. Dario pela confiança depositada a minha pessoa, pelo convite para o cargo de confiança, espero retribuir a altura esta confiança, a este convite tão especial.

ESPECIAL

CATEDRAL ESTÁ COM PROMOÇÃO DE PASSAGEM PARA SÃO PAULO, BRASÍLIA E GOIÂNIA SÓ NESTE FINAL DE SEMANA
No dia que saiu de Apodi
O agente Fábio, responsável, pelas vendas de passagem em São Miguel, comunica a toda Região da Serra do Camará, São Miguel, Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano, no Estado do Rio Grande do Norte, que as passagens pela empresa CATEDRAL, a mais nova opção de viajar para o sul do País, passando por São Miguel, ônibus que sai de Apodi nas terças, quintas e domingos, passando às 9 e 30 da manhã em Sâo Miguel estão com passagens promocionais só neste final de semana.
Quem desejar se informar é só ligar os celulares: (84)  9408-1185, ou 9910-2385, falar com Fábio. Ou ir direto no Posto de Nicácio

quinta-feira, 11 de abril de 2013

JUMENTA


JUMENTA PROVOCA ACIDENTE, MORRE, E QUASE MATA MOTOQUEIRO EM CORONEL 
JOÃO PESSOA/RN
Chaparral escapa do acidente só ‘com escoriações’, disse ele para o TRIBUNIVERSAL
FOTO:JAIR A. CORDEIRO
Chaparral     

DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL
    O saldo do acidente com o agricultor Manoel Edson de Lima, Chaparral, como ele é mais conhecido na cidade de Coronel João Pessoa, Estado do Rio Grande do Norte, pode ser considerado benéfico, porque ele saiu do acidente como ele mesmo disse só com ‘pequenas escoriações’, lesões que podem serem vistas nas fotos, nos braços esquerdo e o direito e durante o acidente ele quebrou o dedo mínino, o ‘mindinho’, como é chamado na Região. 
     Tudo aconteceu na última sexta-feira, dia 12/4, por volta das 18h30, na estrada da Traquina, na Zona Urbana da cidade, próximo da Creche Infantil, que está em construção. Segundo Chaparral, na hora do acidente ele conduzia a moto 125 CC de placa NVF-1027, não viu a jumenta e por causa da forte batida o animal teve morte imediata. Depois ele foi conduzido aos hospitais de Coronel e São Miguel e, como não foram encontrado ferimentos graves em seu corpo, foi liberado para convalescer em casa, na cidade de Coronel na rua José Carvalho de Amorim, onde reside; ‘É preciso tomar providências para tirar estes animais  das estradas, e agora, por causa da seca, eles estão espalhados até pelas cidades da Região, centros urbanos, procurando o que comer e por causa disso estão  provocando acidentes, como o meu’,  Disse, também, que no momento do acidente ele conduzia sua filha de menor, L.L.A.L., de 14 anos de idade que saiu só com alguns arranhões, ‘graças a Deus’, finaliza .
DIRETO DA REDAÇÃO
TRIBUNIVERSAL FAZ BALANÇO
DO SEU 1º MÊS DE EXISTÊNCIA
(FOTO: ARQUIVO PESSOAL)
DÉBORA SEABRA, DE 31 ANOS, COM ALUNOS NA ESCOLA DOMÉSTICA DE NATAL 

DE: JAIR A. CORDEIRO
11/04/2013

     Na verdade quando iniciamos este trabalho tínhamos como objetivo uma meta simples que era informar à população mais carente da Região da Serra do Camará (Região de São Miguel, Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano, Oeste do Rio Grande do Norte, Brasil), as notícias que nunca tinham visto, como: as notícias de cunha educacional; as biográficas; as de eventos culturais que só dizem respeito a nós mesmos; entretanto, como o blogguer nos diz quem são os nossos visitadores e quais são as matérias mais vistas, que foram: 1ª colocada: Dawn; 2ª colocada: Chovendo; 3ª Catedral; 4ª -  7 de abril e a 5ª -  Por quê será que a barragem poço de varas ainda não foi construída? Vamos valorzar, e sequência a deste trabalho, reforçando estas matérias neste segundo mês de nossa existência; oferecendo ao nosso telebloggueiro a oportunidade de se comunicar conosco e opinar se o seu objetivo foi, realmente preenchido em seus desejos de observadores.
     Por outro lado ou ótica, queremos deixar anotado para os nossos paginadores que os acessos realizados ao TRIBUNIVERSAL espalhados pelo mundo requer uma atenção especial aos brasileiros que residem nos EUA - Estados Unidos das Américas, por isso mesmo, a partir de hoje (10/4) estaremos enviando uma mensagem em ‘ingles’, para eles, em agradecimento pelos acessos ao blogguer e pela escolha em especial pela matéria acessada com a professora portadora de síndrome de dawn, 1ª colocada entre todas as postadas, que ficou para nós em primeiro lugar com 50% dos acessos  no Brasil e 32% nos EUA ; Na Alemanha com 7%; na Rússia com 4%; no Reino Unido com 2% e nos países: Malásia, Bolívia, Finlânida, Indonésia e Paquistão com 1%.
GRÁFICOS DEMONSTRATIVOS


GRÁFICO FIREFOX - Visualizações de página por navegador
firefox











GRÁFICO WINDOWS - Visualizações de página por sistema operacional
windwns

MATÉRIA COMPLETA 1ª COLOCADA EM ACESSOS 
PELO TRIBUNIVERSAL EM SEU 1º MÊS

DÉBORA SEABRA, DE 31 ANOS, 
É PROFESSORA ASSISTENTE EM NATAL (RN) 
'A ESCOLA REGULAR ME FEZ SENTIR INCLUÍDA', DIZ. 
MATÉRIA DE: VANESSA FAJARDO DO G1, EM SÃO PAULO
     SEJA NA AULA DE SPINNING, DE MUSCULAÇÃO, NAS OFICINAS DE TEATRO OU NO TRATO COM AS CRIANÇAS NO TRABALHO COMO PROFESSORA, DÉBORA ARAÚJO SEABRA DE MOURA, DE 31 ANOS, PROVA QUE A INCLUSÃO É POSSÍVEL. MORADORA DE NATAL (RN), ELA ESTUDOU EXCLUSIVAMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO, E FOI A PRIMEIRA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN A SE FORMAR NO MAGISTÉRIO, EM NÍVEL MÉDIO, NO BRASIL, EM 2005. FEZ ESTÁGIO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) E HÁ NOVE ANOS TRABALHA COMO PROFESSORA ASSISTENTE EM UM COLÉGIO PARTICULAR TRADICIONAL DE NATAL, A ESCOLA DOMÉSTICA.
     DÉBORA CONSIDERA QUE SUA VIDA ESCOLAR TEVE MAIS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS. “A ESCOLA REGULAR ME FEZ SENTIR INCLUÍDA COM AS OUTRAS CRIANÇAS. PARA MIM NÃO EXISTE SEPARAÇÃO. SUPEREI PRECONCEITOS, FIZ MUITAS AMIZADES E MOSTREI PARA AS PESSOAS O QUE ERA A INCLUSÃO”, AFIRMA.
     NESTE ANO, A MISSÃO DA JOVEM NA ESCOLA DOMÉSTICA É AJUDAR A CUIDAR E ALFABETIZAR UMA SALA COM 28 CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. “EU GOSTO DAS CRIANÇAS. TENHO PACIÊNCIA, SÓ ALGUNS SÃO BAGUNCEIROS E A MAIORIA É FOCADO. SE EU SOU BRAVA? NÃO, SOU NORMAL, TRATO ELES SUPER BEM”, DIZ.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

BARRAGEM

ESTA MATÉRIA É DESTINADA AOS BRASILEIROS QUE MORAM NOS EUA E QUE ESTÃO ACESSANDO O BLOGGUER TRIBUNIVERSAL

DROUGHT IN THE NORTHEAST 
DAM HESITATION OF Beaters
FOTO: ARQUIVO
DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTA DO BRASIL
NORTHEAST BRAZIL LIVES MOMENT DO WE LET PHARMACEUTICAL INDUSTRIES ACCUMULATE DRUGS WITH ONE OF THE WORST Droughts ALREADY SEEN
FOTO:ARQUIVO
HERANÇA DA SECA
TEXTO: JAIR A. CORDEIRO
PAÍS: BRASIL
     Before the current situation in the Northeast Region of Brazil, who suffers most from lack of precipitation - rain - are the farmers who do not have how to store the beans and corn, food of livelihood for the day-to-day activities of your family.
     According to the Federal Government there is articulation when driving for the construction of a dam in the municipality of Colonel John Person, on-site Well of beaters, dam is that shall target the elimination of the problem of the lack of water in the Region of Colonel John Person and Venha-Ver , in the State of Rio Grande do Norte, and that will also benefit the population of the municipality of São Miguel, softening the problem of lack of water that both cause the suffering of the farmer, of the population in this northeastern region of the Serra Camara.
     As a matter of information, we want to bring up to the Madam president of the republic to Sha Dilma Rousseff, that the book of Raimundo Nonato, by editora Pongetti, 1966, Rio de Janeiro, page 24 refers to dam well of beaters in the following way; "In 1915 it was built the weir 'person', but it is the dam 'Well of beaters', designed in its full breadth, which would encourage extensive region of the city'.
Este vídeo está incompleto, assim como a barragem que só tem projeto e promessa desde 1915

terça-feira, 9 de abril de 2013

PREFEITURA

CONVOCAÇÃO
PREFEITURA DE SÃO MIGUEL CONVOCA POPULAÇÃO PARA REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL
FOTO:TURISMOPELOBRASIL.COM
FRENTE DA PREFEITURA DE SÃO MIGUEL/RN
TEXTO:REDIGIDO PELO SITE OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL/RN 
TRANSCRITO PARA O BLOGGUER TRIBUNIVERSAL EM  9/04/2013
    A Prefeitura Municipal de São Miguel está trabalhando para implantar o Regime Próprio de Previdência, um o regime criado com intuito de recolher os recursos oriundos das contribuições sociais (Servidores e Prefeitura), oportunidade em que tais recursos deixam de ser recolhidos e administrados pela previdência geral (INSS) e passarão a ser recolhidos e administrados pelo Regime Próprio de Previdência de São Miguel - RPPSM. E, no uso de suas atribuições legais vem por meio deste CONVOCAR a Comissão Provisória e população em geral para a reunião ordinária a realizar-se nesta sexta-feira, 12 de abril às 16h00s na sala de reuniões da Câmara de Vereadores em primeira e única chamada, com a seguinte pauta:
- Informações gerais sobre a Previdência Própria do Município;
- Apresentação da Comissão Provisória da Previdência Própria;
- Assuntos Gerais.
O Presidente da CPRPP/São Miguel, Dario Vieira de Almeida, destaca que a presença de todos é de suma importância para a tomada de decisões e o conhecimento dos fundamentos da Previdência Própria.
PREFEITO DARIO VIEIRA DE SÃO MIGUEL RN

WILMA

 POLÍTICA
PSB NACIONAL QUER WILMA DE FARIA AO GOVERNO DO RN EM 2014
Ex-governadora Wilma de Faria
A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB-Partido Social Brasileiro,, deverá ser candidata a governadora do Rio Grande do Norte nas eleições de 2014.  A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira dia 8 de abril por pessebistas que participaram, neste último sábado, de um encontro do partido na PUC de São Paulo.  Na oportunidade, foi reafirmada como "irreversível" a candidatura do presidente nacional do PSB, atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. Segundo o ex-deputado federal Laíre Rosado, do Diretório do PSB de Mossoró (que participou do encontro),Eduardo Campos vai querer lançar candidatos majoritários em todos os estados. "Eu imagino que, nesse projeto, Eduardo Campos vai querer candidatos majoritários em todos os estados". No Rio Grande do Norte, o nome da ex-governadora Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal, segundo Laíre Rosado, é o mais forte.  "A candidatura de Wilma de Faria seria o mais provável. Não sei se a ex-governadora vai aceitar, mas o nome mais forte é o dela. Até pelo resultado das pesquisas, que têm mostrado o nome dela", destacou. Do Jornal de Hojebenefícios do leite de cabra

MARCOS


SERÁ QUE O PASTOR MARCOS FELICIANO VAI RESISTIR A TODA ESTA PRESSÃO?
Camila Campanerut - Do UOL, em Brasília
Feliciano ofereceu renúncia à comissão em troca de saída de mensaleiros da CCJ
Deputado Marco Feliciano (no centro) foi mantido na Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara
     Após reunião dos líderes dos partidos com representação na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9/4), o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) decidiu não renunciar ao cargo de presidente da CDH (Comissão de Direitos Humanos e Minorias), posto que ocupa há um mês sob protestos.
"Eu fico. Eu fui eleito democraticamente. Pedi uma chance de poder trabalhar. Vou mostrar o trabalho", afirmou Feliciano após a reunião desta manhã.
     Segundo parlamentares que estavam presentes à reunião, Feliciano tentou negociar sua renúncia em troca da saída dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP), condenados no julgamento do mensalão, da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). 

EDUCAÇÃO


ACREDITE SE QUISER!
R$ 600 + UM DIA DE PROVA = DIPLOMA
FOTO: Júnior Santos
Pode!!!!
Roberto Lucena - Repórter
      Conclua seus estudos em poucos dias. Essa é a promessa que alguns cursinhos de Natal oferecem para quem deseja queimar etapas dos ensinos fundamental ou médio sem precisar dedicar vários anos aos estudos. Em apenas um único dia, é possível obter o certificado de conclusão do ensino básico ou secundário. A proposta é ofertada em faixas publicitárias espalhadas pela cidade e chama atenção de quem deseja ganhar tempo. Mas a propaganda esconde um fato: é preciso viajar até à Paraíba para realizar as provas que custam entre R$ 600,00 e R$ 750,00. E há algo considerado estranho pela secretaria de Estado da Educação  (SEEC): o aluno não precisaria viajar pra o Estado vizinho, pois a mesma modalidade de ensino, com regras mais rigorosas, é oferecida aqui no Estado. 


AGUARDEM

ESTAMOS INVESTIGANDO 
A VERDADE NA FONTE
AINDA HOJE 
(9/4) 
A HISTÓRIA VERDADEIRA DO SEQUESTRO QUE ENVOLVEU O GAROTO DE PEREIRO E QUE ESTÃO, TAMBÉM, ENVOLVIDOS RAFAELA DE CORONEL E O NAMORADO

HOMENAGEM


PAI ASSISTE A AULAS E AJUDA FILHO COM PARALISIA A SE FORMAR JORNALISTA
FOTO:Marcelo Justo/Folhapress
Todos os dias, durante os últimos quatro anos, o ex-bancário Manuel Condez, 60, dedicou a mesma rotina ao filho Marco Aurélio, 26, que convive com sequelas severas de paralisia cerebral: deu banho, penteou os cabelos, carregou-o no colo até o carro e o levou para a faculdade de jornalismo a 17 km de casa.
JAIRO MARQUES
FOLHA DE SÃO PAULO-COTIDIANO
      O pai assistiu a todas as aulas, anotou as lições dadas pelos professores, auxiliou o filho na feitura das provas escrevendo no papel aquilo que ele lhe soprava, ajudou intermediando pensamentos, foi o motorista do grupo de trabalho e o assessorou em entrevistas e em reportagens. Na semana passada, Marco recebeu o diploma da Universidade São Judas, em São Paulo, e Manuel viveu uma das noites mais emocionantes de sua vida, sendo o grande homenageado. Foi ovacionado pelos formandos e recebeu da direção da faculdade uma placa de honra ao mérito.
"Não fiz nada demais. Qualquer pai que tem amor ao filho também se dedicaria. Era um desejo dele fazer faculdade, e eu só ajudei a realizar", diz Manuel, com os olhos marejados. Marco tem braços, mãos e pernas atrofiados, fala com dificuldade, já foi submetido a 11 cirurgias reparadoras, usa cadeira de rodas e programa especial de computador para ter mais autonomia. Precisa de cuidados específicos para tocar o dia a dia. "O único ponto meu que ainda não foi operado é o cérebro", brinca o jovem, que lida com naturalidade com o estereotipo de que paralisados cerebrais, necessariamente, têm comprometimentos intelectuais.

THATCHER


MORRE DAMA DE FERRO 
MARGARETH THATCHER, 
EX-1ª MINISTRA DA 
INGLATERRA MORRE 
AOS 84 ANOS
 Foto: Reuters
Ela comandou a Grã-Bretanha de 1979 a 1990
     Londres - A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu nesta segunda-feira (8/4) aos 87 anos vítima de um acidente vascular cerebral, informou seu porta-voz, lorde Bell. 
Thatcher contribuiu para a queda do comunismo, diz Lech Walesa; Cameron encurta viagem pela Europa por morte de Thatcher; Conheça as grandes datas da vida de Margaret Thatcher; Thatcher foi conservadora e, ao mesmo tempo, inovadora; Grã-Bretanha perde "grande líder" em Thatcher, diz premiê Cameron; Rainha Elizabeth II expressa seu pesar pela morte de Thatcher; "Com grande tristeza Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã", disse Bell em um breve comunicado. Conhecida como a "Dama de Ferro", Thatcher foi a única mulher que chegou ao posto de primeira-ministra no Reino Unido e ficou no poder entre 1979 e 1990. Foi durante seu mandato, em 1982, que ocorreu a Guerra das Malvinas, que envolveu a Argentina a o Reino Unido.

ROUSSEFF


PRESIDENTA
DILMA ROUSSEFF DIZ 
QUE SECA 
É A PIOR DOS 
ÚLTIMOS 50 ANOS
FOTO:ARQUIVO
 Presidente Dilma Rousseff
      Rio de Janeiro,- A presidente Dilma Rousseff se comprometeu nesta última segunda-feira (8/4) a acelerar as obras que seu governo vem realizando no Nordeste e no norte de Minas Gerais para combater o que considerou como a pior seca registrada nos últimos 50 anos.
Dilma foge de Brasília para festa de Marisa Seca histórica destrói economia rural no Nordeste
"A situação continua muito grave no Nordeste (...) Além das obras de infraestrutura para levar água à região, são necessárias ações de emergência eficazes, já que esta seca é a maior dos últimos 50 anos e já atingiu mais de 1.415 municípios", afirmou a presidente em seu programa semanal de rádio. Dilma assegurou que desde que assumiu o governo, em janeiro de 2011, foram investidos cerca de R$ 32 bilhões em obras de infraestrutura para garantir o fornecimento permanente de água na região. Entre as obras, a governante citou represas, canais e sistemas de abastecimento de água.

TROTE

UTILIDADE PÚBLICA
MULHER PRESTA QUEIXA NA DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE SÃO MIGUEL DEPOIS DE RECEBER TROTE EM CELULAR

Aconteceu na manhã de segunda-feira, em frente a delegacia da polícia civil da cidade de São Miguel o encontro inusitado do blogguer TRIBUNIVERSAL com uma senhora que não quis se identificar, para o nosso telebloggueiro,  apesar de querer fazer um BO-Boletim de Ocorrência para descobrir quem tinha llhe tinha passado um trote através de celular lhe pedindo dinheiro.
Durante o diálogo que teve com a nossa reportagem ela disse ter dado o telefone da mãe dela que também foi assediada com trote pela mesma pessoa que lhe tinha tentado surrupiar quantia em dinheiro. Esta matéria tem por finalidade a utilidade pública; ou seja, alertar a população de São Miguel, Coronel João Pessoa, Venha-Ver e Dr. Severiano, como também, a todos acessárem este blogguer que os trotes são uma maneira simples de pessoas consequirem benefícios próprios como incerirem bônus em seus celulares ou dinheiros em suas contas, para tantos usando a única maneira que lhes é possível; a lábia: todo cuidado é pouco.

FUTSAL

ESPORTE
RIBEIRÃO VENCE INVICTO I COPA
REGIONAL JOCA RIBEIRO DE FUTSAL
CRÉDITO ESTÁ NA FOTO
TORCIDA NA ARQUIBANDA 

      Diante de um público de quase 2 mil pessoas que literalmente lotou as arquibancadas do Ginásio Poliesportivo da cidade de São Miguel, na saída para Pau dos Ferros, na noite da ultima sexta-feira, dia 5 de abril, a equipe de Futsal, do Ribeirão da cidade micaelense venceu a HL Madeiras pelo placar elástico de 4 a 1 a HL Madeiras, também de São Miguel, e conquistou o título da I Copa Regional Joca Ribeiro de Futsal, competição que contou com a participação de 15 equipes dos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os gols que deram o título de forma invicta ao Ribeirão foram marcados pelos jogadores João Bandeira, Gabriel, Luciano e Wendel. Pela equipe da HL Madeiras -gol único  - quem fez foi o jogador Juninho Leãozinho. Com o título a equipe do Ribeirão conquistou o prêmio de R$ 5.000. Já a equipe da HL Madeiras com o vice-campeonato recebeu o prêmio de R$ 2.500. Vencedor do confronto preliminar o time da cidade de Major Sales ficou com o 3º lugar e levou o prêmio de R$ 1.000.

FÓRUM

COMUNICADO
PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA COMUNICA À POPULAÇÃO SUSPENSÃO DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
FOTO:JAIR A. CORDEIRO
PRÉDIO SUNTUOSO DA COMARCA DE SÃO MIGUEL/RN
     Atendimento ao público na Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel será suspenso entre os dias 10 e 12 de abril A Procuradoria-Geral de Justiça comunica aos integrantes do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e à população em geral que, considerando o serviço de implantação do Sistema de Automação Judicial e Extrajudicial SAJE/MP, ocorrerá a suspensão do atendimento ao público na Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel nos dias 10, 11 e 12 de abril. Nas comarcas de Afonso Bezerra, Portalegre e Santa Cruz, o atendimento está suspenso a partir de hoje até o dia 10 de abril. Durante o período de suspensão do atendimento ao público, os processos urgentes de réu preso, comunicações de prisão em flagrante ou outros documentos endereçados a essas Promotorias de Justiça, deverão ser entregues aos seus respectivos Setores de Protocolo. Postado por São Miguel News.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

SONHO


ESPORTE
A ARENA DAS DUNAS: 
A EVOLUÇÃO DE UM SONHO
FOTO:Emanuel Amaral
ARENA DAS DUNAS, EM NATAL
      Vicente Estevam - Repórter
      Com a contagem regressiva para entrega da Arena das Dunas em andamento, o projeto do estádio se encontra num ritmo acelerado de construção, com várias empreiteiras trabalhando de forma simultânea no canteiro de obras. Apesar de ter atingido 61,41% do total da obra, se situando neste momento 8,73% a frente em relação ao cronograma oficial estabelecido pela Fifa, o consórcio responsável pela construção não fala em antecipação do prazo de entrega do estádio ainda. Após superar o período de desconfiança, o consórcio responsável pela construção da Arena das Dunas avança no projeto e, segundo o ouvidor do Crea-RN, Eunélio Silva, pode antecipar a entrega do estádio em dois meses.

MINISTRO


POLITICA
GARIBALDI FILHO, MINISTRO, DISSE: 'NÃO TEMOS CANDIDATO PARA DISPUTAR O GOVERNO DO RN'
GARIBALDI FILHO É MINISTRO DA PREVIDÊNCIA DA GESTÃO DILMA ROUSSEFF
      Durante a passagem pelo Seridó, o ministro da Previdência Garibaldi Filho afirmou, ao blog de Marcos Dantas, que o PMDB não tem, até o momento, um candidato motivado a disputar o Governo do Estado. “O PMDB pra disputar o governo primeiro precisa ter candidato, e até agora nós não temos um candidato que esteja com alguma motivação para disputar o Governo. Eu, por exemplo não tenho. Eu digo com toda sinceridade porque acho que já cumpri o meu dever com relação a isso. Acho que Henrique poderia ser cogitado, mas como houve esse crédito de confiança dado ao Governo Rosalba, você não pode falar duas linguagens ao mesmo tempo, tem que ser coerente”, disse o ministro ao blog de Marcos Dantas.

MÃO AMIGA


ROSALBA CIARLINE
Governo lança na próxima sexta-feira (12/4) o Programa Mão Amiga
FOTO:PIRAMIDENATAL.COM
Rosalba Ciarline é governadora do RN
     O Governo do Estado, através da SEDEC-Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, e em parceria com a AGN-Agência de Fomento, lança na próxima sexta-feira, dia 12/4, às 11h, o Programa Mão Amiga. A solenidade será realizada na Avenida Hermes da Fonseca, 1009, antiga Casa do Governador. Com atuação, nesta primeira fase, na Grande Natal, o Programa Mão Amiga tem como objetivo apoiar o empreendedorismo potiguar e, dessa forma, fomentar a economia do Estado. O programa atenderá 1.700 contratos, com valor máximo de R$ 1.500. A ideia é que o trabalhador autônomo informal possa se estruturar e sair da informalidade.
    “Muitos programas de financiamento para microempresários não dão certo porque, além do financiamento, não garantem assistência aos empreendedores. Com o Mão Amiga, nós vamos dar oportunidade ao trabalhador e à trabalhadora de começar seu próprio negócio, podendo, inclusive, sair da informalidade. A ideia é que estas pessoas se convertam em microempresários e que nós continuemos ao seu lado, dando todo o suporte para que eles possam se consolidar e crescer”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.  Publicado por Robson Pires.

domingo, 7 de abril de 2013

R$ 350 MILHÔES


SECA
Crédito emergencial terá 
reforço de R$ 350 milhões
CRÉDITO:TRIBUNADONORTE
Agricultor olhando a seca
     Brasília - O Governo Federal anunciou que vai acrescentar R$ 350 milhões às linhas de crédito emergencial do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). O objetivo é reduzir o impacto da escassez de chuvas sobre o homem do campo, de acordo com o Ministério da Integração Nacional.
Com esse aporte de recursos, outros 45 mil agricultores poderão adquirir crédito com juros baixos para diminuir as perdas nas lavouras e no rebanho. A medida, anunciada na terça-feira (2/4), faz parte do conjunto de ações do Governo para reforçar o apoio ao produtor rural e incentivar o desenvolvimento da região.
Emanuel Amaral
      Os recursos devem ajudar a alavancar atividades produtivas atingidas pela estiagem na região
O total de recursos do FNE destinados ao crédito especial para estiagem alcançará, com esse aporte do Tesouro Nacional, R$ 2,75 bilhões. De acordo com o ministro Fernando Bezerra, essa linha emergencial é importante tanto para a agricultura familiar quanto para segmentos da agroindústria. Esse é um instrumento muito positivo para alavancar as atividades produtivas nas áreas rurais e urbanas afetadas pela estiagem, destacou.
Segundo o secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Jenner Guimarães, o processo para obter o crédito é bastante simplificado. “Basta que o produtor rural procure o Banco do Nordeste do Brasil e apresente a documentação mínima necessária, para seu cadastro. Depois é só pleitear o financiamento. A linha de crédito é disponibilizada praticamente de imediato, explicou o secretário.

MATEUS

MATEUS E GORETE
SINDROME DE DAWN, MATEUS, COMEÇA A TER AULAS NAS 4ªs e 6ªs, NA ESCOLA ESTADUAL PE. COSME, EM SÃO MIGUEL
FOTO:JAIR A. CORDEIRO
O ABRAÇO E O SORRISO SOLTOS JÁ MOSTRAM A FELICIDADE DE 
AMBOS NO 1º ENCONTRO EM SALA DE AULA NA ÚLTIMA 6ª FEIRA
Mateus e a professora Gorete, num abraço 
inesquecível na última sexta-feira, no 
seu primeiro dia de aula na Escola Estadual Pe. Cosme, escola em que estudaram grande nomes do município de São Miguel.

Demonstrando uma grande satisfação os pais do garoto Mateus Freitas Cordeiro, o sr. Jair Alves Cordeiro e dona Damiana Simone de Freitas Cordeiro, viram o filho de 15 anos de idade dar início a mais uma nova etapa no desenvolvimento intelecto - tão difícil - por ser portador da Sindrome de Dawn, nas aulas de reforços com a professora Gorete, nas quartas e sextas-feiras, durante a tarde, às 15 horas, por uma hora, reforçando o ensinamento que já vem tendo do período matutino com  a professora Socorro, no Elisiário Dias ‘O que vem com isso melhorar em muito a aptidão pelas letras no garoto’, disse o pai, orgulho com a melhora acentuada só neste começo de ano.
Estamos esperando ansiosos que esta mesma sala no Elisiário Dias possa estar pronta em breve, já que o diretor da escola nos disse para o blogguer que só falta a parte elétrica, veja a matéria, ele estreou em nosso blogguer como entrevistado especial.


GALERIA DO SABOR

CORONEL JOÃO PESSOA
HÁ POUCOS DIAS NO LOCAL A GALERIA DO SABOR ESTÁ OFERECENDO AS MELHORES OPÇÕES EM TERMOS DE MASSAS PARA A POPULAÇÃO DE CORONEL E REGIÃO
GRAVADO PELO TRIBUNIVERSAL
VEJA VÍDEO COM EXCLUSIVIDADE FEITO PELO TRIBUNIVERSAL
FICA NO NÚCLEO DE VITAL SAÍDA PARA VENHA-VER

FAUNA

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
MORADORA EM SÃO MIGUEL A FAVOR DA FAUNA MOSTRA COMO DEVE SER FEITO QUANDO VOCÊ ENCONTRA UM PARDAL VIVO EM SUA RESIDÊNCIA
VÍDEO:TRIBUNIVERSAL
VEJA COM EXCLUSIVIDADE VÍDEO GRAVADO PELO BLOGGUER TRIBUNIVERSAL
 NA RUA MANOEL QUEIJO, EM SÃO MIGUEL, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, APROVEITAMOS PARA AGRADECER A BOA AÇÃO DA MORADORA ISMÊNIA TEIXEIRA QUE SOLTOU A PEQUENA AVE, DESPROTEGIDA, ENCONTRADA EM SUA RESIDÊNCIA.

CATEDRAL

EMPRESA DE ÔNIBUS
FÁBIO, VENDEDOR DE PASSAGENS DA EMPRESA CATEDRAL, COM DESTINOS PARA SÃO PAULO, BRASÍLIA E GOIÂNIA, ESTÁ EMPOLGADO COM SEU NOVO TRABALHO
FOTO: JAIR A. CORDEIRO
TEXTO> JAIR A. CORDEIRO
      Com apenas três semana passando pela cidade de São Miguel, a empresa de ônibus Catedral, já está mostrando a que veio. Seu representante legal na cidade e Região, Fábio Cristiano da Silva, oferece além de passagens para São Paulo, Brasília e Goiânia, em todo este percurso até São Paulo, oferece neste itinerário, passagens para cidades, como: Pereiro, Jaguaribe, Icó, Juazeiro do Norte, Juazeiro e Petrolina divisa de Pernambuco com a Bahia, e muitas outras, enfim, é só ligar para os celulares 9408-1185 e o 9910-2385 para obter melhores informações.

CACHORRA

SÃO MIGUEL/RN
CACHORRA DORME DE PERNAS PARA O AR NA PRAÇA 7 DE SETEMBRO NO CENTRO DE 
SÃO MIGUEL

FOTO:JAIR A. CORDEIRO

Uma homenagem à música 
'Solta as Cachorras'

7 DE ABRIL

DESTAQUES DE 7 DE ABRIL
VÍDEOS COM OS DESTAQUES DA REGIÃO, DO ESTADO, NACIONAL E INTERNACIOANAL