segunda-feira, 23 de setembro de 2013

LÍDIA GUEDES PARABENIZA CULTURA E HISTÓRIA DE UM POVO COM ARTIGO DE SUA AUTORIA

SÃO MIGUEL/RN: FESTA DO PADROEIRO - FILHOS AUSENTES
FOTO:CEDIDA
Lídia Guedes
Por Lídia Guedes, jovem cidadã micaelense, estudante de Psicologia.
*ESTA MATÉRIA SERÁ EDITADA NO JORNAL TRIBUNA INDEPENDENTE EDIÇÃO DESTA SEMANA
     Para os micaelenses, o mês de setembro sempre foi um mês significante, o mês do nosso padroeiro, São Miguel Arcanjo. Lembro-me, quando criança, nada fazia sentido, mas tudo era muito importante: ver a banda passar, ouvir o grande Ernesto (In Memoriam) acordar os micaelenses ás 5h da matina ao cantar "quando o galo canta, na madrugada..", ações importantes como essa que ir a Praça da igreja matriz fazia bem mais sentido.
     Falar no mês de setembro - para os fieis micaelenses - é sentir o coração arrepiar ao fechar os olhos e sentir a voz do eterno Clovis Barbosa (In Memoriam): "Louvemos a São Miguel que a serpente esmagou, e com ela os anjos maus no inferno sepultou".
     Hoje, em meio aos festejos do mês de setembro, parque, bateria, banda e família, tudo isso faz falta. Temos muitos filhos ausentes, em Natal, Mossoró e em diversos cantos desse mundo. Mas, apesar da ausência, tenho a convicção de que o nosso coração está em festa, em festa de paz, harmonia e oração. São 130 anos da paroquia de São Miguel Arcanjo.
     Confesso, vivi pouco, muito pouco. Hoje, apenas com meus 19 anos, não chego perto de contar muitas historias da minha querida São Miguel, mas já ouvi muitos relatos. Muitos. E sei da importância das nossas festividades religiosas em nossa cidade, tão importante também para nossas crianças que vêem a banda passar com a tradicional música da festa, e sonha em um dia estar lá, tão importante é para nossas crianças a ansiedade do encerramento para ver a tradicional bateria de fogos...
     Tempos bons, onde nosso sentimento era outro, e não o sentimento de saudade, saudade essa que está em meu coração e no coração de todos os filhos ausentes.
     Quero parabenizar a toda organização da festividade, ao pároco, e, por meio dele, parabenizo toda a comunidade. Obrigada por não deixarem que o mês de setembro seja apenas mais um, mas que seja um dentre muitos.
     Apesar da ausência, peço para que a comunidade entre também em oração por nós, filhos e filhas ausentes, que estamos distantes, e enfrentamos caminhos difíceis por aqui. E aqui é terra de ninguém. Mas estamos distantes com o propósito de um dia voltar bem mais sábios do que saímos, poder doar o melhor de nós e ofertar o bem-estar pra nossa cidade. Voltaremos, mas voltaremos psicólogos, médicos, advogados, juízes e muito mais, todos abençoados por São Miguel Arcanjo.
     Peço a toda comunidade e ao poder publico de nossa cidade, que não esqueçam de nossos jovens que estão em meio às drogas, caminho esse que tem deixado muitas famílias em luto. Que nossa busca e nossos olhares estejam voltados não apenas para os jovens, mas para os jovens e seus ciclos viciosos.
     Boas festas e que São Miguel Arcanjo nos cubra de bênçãos para que nosso futuro seja próspero.
     Um grande Abraço aos Micaelenses. Abraço de saudade. Até muito breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário