sábado, 7 de setembro de 2013

7 DE SETEMBRO EM BRASÍLIA

BRASÍLIA COMEMORA 7 DE SETEMBRO COM DESFILE E JOGO DA SELEÇÃO
Cidade terá desfile da Independência, jogo do Brasil e congresso médico, Governo espera 150 mil pessoas ao longo do dia na área central
Do G1, em Brasília
REPOSTADO: TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN -07.09.2013
(Foto: Luciana Amaral/G1)
Palanque montado para autoridades assistirem ao desfile da Independência
     A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, está quase pronta para os eventos em comemoração ao 7 de setembro. Ministérios foram enfeitados com faixas gigantes com os dizeres "Brasil de alma e coração" e postes de energia elétrica com bandeiras em verde e amarelo.Os palanques para as autoridades, onde vai estar a presidente Dilma Rousseff, e as arquibancadas para o público que vai acompanhar o desfile da Independência já estão montados, mas algumas grades ainda serão reordenadas para faciltar o fluxo de pessoas. Na manhã desta sexta-feira (6), a organização do evento espalhou sacos de lixo ao lado da estrutura armada para a passagem de bandas, militares e crianças de escolas públicas.
Segundo o governo federal, a montagem da infraestrutura e toda a comunicação preparada para a comemoração custou R$ 829 mil. Em 2012, foram gastos R$ 800 mil. Cones do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) foram colocados paralelamente aos meios-fios em toda a Esplanada para impedir o estacionamento irregular de carros. Banheiros químicos também estão sendo posicionados para atender o público no Sábado. A secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) estima que 150 mil pessoas vão passar pela área central de Brasília no Sábado.

Pato na seleção
     Além do desfile, a capital vai receber as seleções brasileira e australiana de futebol para um jogo amistoso no Estádio Nacional Mané Garrincha, às 16h15. Também haverá shows no Museu da República e o Congresso Internacional dos Médicos, que vai ocorrer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Todos os eventos serão na área central de Brasília. Segurança do 7 de setembro: O efetivo total escalado pela secretaria para acompanhar os eventos é de 4 mil policiais militares, 320 bombeiros, 150 policiais civis e 110 agentes do Detran. Uma delegacia da Polícia Civil vai ser instalada dentro do Mané Garrincha para atender torcedores. As Forças Armadas também ajudarão na segurança da Esplanada devido à presença da presidente Dilma Rousseff no desfile. A polícia vai fazer três barreiras de contenção ao redor do estádio. A primeira ficará sob responsabilidade do batalhão de choque a 1,2 km. As outras serão formadas pela PM comum a 2,5 km e 5 km.
    De acordo com o comendante-geral da PMDF, Joziel Freire, pessoas com máscaras deverão se identificar. Caso contrário, poderão ser detidas. "Pessoas mascaradas ou com identificação impedida serão detidas para terem a identidade revelada. Quem não conseguir se identificar vai permanecer detido até que possam ser identificar", afirmou. "Cometeu o crime, destruiu patrimônio público ou agiu contra integridade física de alguém, vai ser preso."
     Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, há informações de que grupos violentos do DF e de outros estados vão participar de protestos programados."Estamos preparados, mas fazendo um apelo aos manifestantes de bem, que são a grande maioria, para que não se juntem ou apoiem atos de vandalismo, que serão promovidos por grupo bem menor e, inclusive, pessoas de outros estados com esse propósito", disse.
     Em nota, o Senado Federal informou que "em conjunto com a Polícia da Câmara dos Deputados e com a Polícia Militar do Distrito Federal, seguirá os procedimentos padronizados para garantir a integridade física e patrimonial da instituição. Todas as portarias, guaritas e estacionamentos do Senado Federal estarão fechados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário