segunda-feira, 22 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO CHEGA AO BRASIL TRAZENDO MUITA HUMILDADE COMO EXEMPLO DE UM RELIGIOSO

ENCONTRO DA JMJ MOVIMENTA CATÓLICOS LATINOS
PAPA FRANCISCO CHEGA AO BRASIL, HOJE, DIA 22 DE JULHO, PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO DE JANEIRO
FOTO:VATICANO
PAPA FRANCISCO pagando conta
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - SÃO MIGUEL/RN - 22.07.2013 - 07:43
     Já está viajando em direção ao Brasil o PAPA Francisco, para participar da JMJ-Jornada Mundial da Juventude, no Estado do Rio de Janeiro. As alas mais progressistas da Igreja Católica no país, que viram sua influência diminuir com o avanço dos grupos católicos carismáticos e dos evangélicos nos últimos tempos devem ganhar um novo fôlego com a visita do papa Francisco ao Brasil. O argentino Jorge Mario Bergoglio logo que foi escolhido papa adotou seu nome como homenagem a são Francisco de Assis e desde então vem dando em seus discursos e ações ênfase à pobreza e à desigualdade social.
     Papa Francisco disse que buscaria uma “igreja pobre e para os pobres”, lavou os pés de menores infratores na semana da Páscoa e criticou o uso de carros de luxo por padres. Em sua agenda no Brasil, está incluída visitas a um hospital e uma favela do Rio de Janeiro e um encontro com jovens detentos. O papa chega ao Brasil nesta Segunda, dia 22 de julho, para participar da JMJ-Jornada Mundial da Juventude. Para muitos religiosos, gestos como os que Francisco tem feito podem ajudar a fortalecer correntes que questionam a desigualdade e defendem o uso da igreja como uma espécie de alavanca para promover transformações sociais.
     “Francisco quer reforçar que a igreja vá às ruas e esteja próxima dos mais simples”, diz o padre e teólogo João Batista Libânio, jesuíta como Francisco. “Os setores mais críticos, com padres com trabalho pastoral junto às camadas populares, vão se sentir mais prestigiados.” Com o apelo do papa Francisco para que os católicos se voltem para os pobres, há a expectativa de que algumas bandeiras da Teologia da Libertação sejam recuperadas, mas não mais com o viés ideológico das décadas passadas, ao qual, inclusive, o papa se opõe com clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário