sábado, 20 de abril de 2013

VACINA


SÃO MIGUEL/RN
DONA LOURDINHA FOI MAIS UMA MICAELENSE A SE VACINAR NO DIA ‘D’ CONTRA A GRIPE
FOTO: JAIR A. CORDEIRO
D. Lourdinha

PRODUZIDO: TRIBUNIVERSAL
VÍDEO MOSTRA TÉCNICO EM ENFERMAGEM VACINANDO CONTRA A GRIPE NO POSTO DE SAÚDE DR. JOSÉ TORQUATO
DE: JAIR A. CORDEIRO
TRIBUNIVERSAL - 20.04.2013
   Os postos de saúde de todo o País, funcionaram (hoje, dia 20 de abril) no “Dia D” da Mobilização Nacional da Vacinação contra a Gripe. Idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 2 anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos devem receber a dose.
   A imunização começou no dia 15, e segue até o dia 26 de abril. A meta da campanha é vacinar 32 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários, que incluem também a população carcerária. Durante a campanha, serão distribuídos cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegerão contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.
   De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o objetivo do dia ‘D’ de mobilização é facilitar o acesso de pessoas que trabalham e que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante o período comercial. “Apesar de ter toda a próxima semana, até o dia 26, não vamos deixar para a última hora. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber a vacina”, pediu.
   São Miguel: Meta do município – Dados do PNI-Programa Nacional de Imunizações, indicam que o público-alvo da campanha no município de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte, é composto por 4.079 pessoas, das quais 554 são crianças com idade de 6 meses a 2 anos, 335 profissionais de saúde, 277 gestantes, 45 puérperas e 2.868 idosos com idade superior a 60 anos.
   Obs.: Falta aqui os dados de pessoas portadores de doenças crônicas.
Balanço – Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que até a manhã do dia 19 de abril, sexta-feira última, apenas 669 pessoas (16,40%) pertencentes aos grupos prioritários haviam recebido a imunização no município de São Miguel. A nível de estado, os dados apontam que até o momento 25.949 pessoas foram vacinadas, o número equivale a apenas 5,04% do público-alvo do Estado do RN que é composto por 514.407 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário