terça-feira, 2 de abril de 2013

LUFRAN


ASSEMBLEIA DE DEUS
PASTOR LUFRAN MEDEIROS DIZ QUE FOI BEM RECEBIDO PELA POPULAÇÃO DE SÃO MIGUEL
FOTO: JAIR A. CORDEIRO
PR LUFRAN MEDEIROS
LUFRAN MEDEIROS NETO, 39 anos de idade, casado com dona Ceiça, 2 filhos, Jonadabe e Joabe é o nosso entrevistado especial da semana, (31/3 a 6/4/2013). Ele é o atual pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da cidade de São Miguel, no Estado do Rio Grande do Norte.  Nasceu para o evangelho em 92, ingressou no Ministério pastoral em 96 e se tornou Bacharel em Teologia pela FTADB-Faculdade das Assembleias de Deus do Brasil, em 1999. A entrevista foi realizada nas dependências do escritório do TRIBUNIVERSAL, na rua Manoel Queijo, 229, no centro de São Miguel, e praticamente o blogguer conseguiu obter do pastor, que é uma autoridade na cidade, das mais importantes, em destaque, respostas contundentes  ‘impactantes, no que diz respeito as questões sociais da nossa Região. Só lendo toda a entrevista para conhecer um pouco desse homem, que está há apenas dois meses na cidade serrana, na Serra do Camará.
FOTO: JAIR A. CORDEIRO
FRENTE DO TEMPLO NA JOSE TORQUATO
TRIBUNIVERSAL - Pastor Lufran, vamos iniciar a nossa entrevista com uma indagação amena, para não assustar muito o Senhor, qual a receptividade do Senhor, entre os irmãos da Igreja Assembleia de Deus e até mesmo as pessoas que não são crentes?
PR LUFRAN - São Miguel é uma cidade boa. A gente já tinha conhecimento dessa cidade, do seu povo e com relação a receptividade, não tivemos surpresa nenhuma, foi ótima, tanto com relação a irmandade, muito amiga, quanto as pessoas que não são evangélicas.
TRIBUNIVERSAL - Estamos sabendo que o senhor é um homem de cultura, que sabe respeitar a história, e quer deixar um legado para a própria Assembléia de Deus deixando um registro, ou seja, arquivo da fundação da igreja, a história dos primeiros cultos, os pastores que já estiveram aqui, porque?
PR LUFRAN - É verdade, até por questão de resgatar a história da Asembleia de Deus desde a sua fundação para que possa ficar registrado.  Na Assembleia de Deus de São Miguel já passaram grandes nomes como, o do Sargento Sigueira, foi delegado desta cidade, quem não se lembra? Quem não o conheceu? Irmão Zé Lei? Marchante. É o pai do nosso irmão Pedro Leite. Do ex-jogador de futebol, João Leite, é, também, marchante,como foi o pai. O pastor Varela, que passou por aqui 14 anos. O resgate a história da Assembleia de Deus de São Miguel vai resgatar fatos que lembram que os cultos no início eram celebrados por pastores vindos de Pau dos Ferros e o primeiro prédio utilizado pelos irmãos foi alugado pelo tenente Siqueira. tudo isso, e muito mais, será registrado em um pequeno livro.
TRIBUNIVERSAL - Quais os projetos do pastor para a igreja de São Miguel?
PR LUFRAN - O nosso projeto de implantação, de gestão, durante este período como pastor em São Miguel, podemos dividi-lo em dois níveis, o local, a cidade: Investir mais no ensino doutrinário, estruturar e dinamizar a evangelização, promover eventos, inclusive, vamos comemorar o jubileu de diamante, 75 anos de fundação dos trabalhos da Assembleia de Deus na Região e, a nível Zona rural, dinamizar a evangelização com implantação de igrejas, a exemplo da Lagoa de Dentro, trabalho que já foi implantado semana passada (19/3) e foi empossado o diácono Ernesto e família, que fará um trabalho missionário na Lagoa de Dentro e adjacências.
TRIBUNIVERSAL - Pastor, o templo da Assembleia de Deus está com sua arquitetura ultrapassada, pequeno e velho, dentro do seu projeto de expansão física, o que o senhor tem para aquele templo?
PR LUFRAN - Reformar. Nossa meta é reformar o templo central, com bancadas novas, som novo, gabinete e secretarias com zoneamento pastorais e departamentos e preciso modernizar e acompanhar esta globalização, contudo, respeitando as diretrizes divinas, as ordenanças bíblicas.
TRIBUNIVERSAL - Pastor, uma das questões que eu sempre quis saber, uma pergunta pessoal, como o pastor consegue conciliar a vida nômade, missionária, hoje está aqui, amanhã está acolá, é muito difícil para o senhor? E para a família?
PR LUFRAN - É uma das questões mais difíceis para se conciliar, são as mudanças; isso mexe muito com o nosso emocional; a gente se familiariza em um lugar, constrói amizades, aí vem a mudança; aí tem que mudar repentinamente, com isso quem mais sofre é a esposa, são os filhos. Até que eles se adaptem, leva tempo. Hoje, os meus, aceitam com mais naturalidade, mas no início não foi fácil.
TRIBUNIVERSAL - Quanto ao setor que o senhor coordena, Coronel, Venha-ver e Dr. Severiano, quais propostas o pastor tem para estas cidades?
PR LUFRAN - Dr. Severiano, Coronel João Pessoa e Venha-Ver são igrejas que estão ligadas ao campo eclesiaste de São Miguel, mas, são independentes, têm seus pastores em tempo integral; o nosso trabalho como supervisor do campo é dando apoio nos eventos, datas comemorativas, a nível de assuntos convencionais, fazendo um trabalho de mediação entre obreiros.
TRIBUNIVERSAL - Quem está a frente das igrejas destas cidades? 
PR LUFRAN - Venha-Ver, Pr Charles; Coronel João Pessoa, Pastor Ednaldo Domingos e Dr. Severiano Pastor Gerson e em Lagoa de Dentro Diácono Ernesto.
TRIBUNIVERSAL - Com relação aos jovens?
PR LUFRAN - No que diz respeito a juventude da igreja, hoje, os jovens requer uma atenção especial porque o mundo oferece muitas coisas, eu diria que o que mais requer muita habilidade e compreensão para manter o jovem na igreja. O mundo virtual é um grande problema e investir na questão doutrinária. É preciso haver um equilíbrio.
TRIBUNIVERSAL - Quem auxilia o senhor na igreja?
PR LUFRAN - Diáconos: Alcides, Miguel, Bergue, Elias, João Januário; Presbíteros: Bonifácio, Pedro Leite, José Alves,  Deda, Luís e Zé Brás.
TRIBUNIVERSAL - E a programação?
PR LUFRAN - Cultos; Domingo; 1 Dom.: Missões; 2º dom.: Mocidade; 3º dom.: Senhores; 4º dom.: Senhoras e 5º dom.: ‘Do Amigo, ‘Da Família’, Fica à critério. Santa Ceia nos 2ºs Sábados; 3ªs feiras, cultos nas congregações; 1ª sem.: Cachoeira; 2ª sem.: Oiteiro; 3ª sem.: José Torquato; 4ª sem.: Alto Santa Tereza e 5ª sem.: Núcleo Manoel vieira.
TRIBUNIVERSAL - Pastor, dentre os assuntos em pauta nesta entrevista, assuntos importantes e relevantes, queremos iniciar falando sobre uma obra de interesse social de maior necessidade para a população, na ótica do senhor, qual seria essa obra que viria ajudar o povo/
PR LUFRAN - A obra de maior necessidade da Região é um reservatório de água, fala-se muito do açude Poço de Varas, esta é a maior necessidade da Região. Outra carência, que não podemos esquecer, diz respeito a educação do próprio trânsito, um exemplo é a esquina do posto de gasolina de Chico Peixoto, já era para ter um semáforo, é um local de trânsito intenso, em horário de pico torna-se perigoso, centro nervoso do comércio da cidade, seria um bem necessário proibir o estacionamento no local para desobstruir o trânsito.
TRIBUNIVERSAL - E DR. DARIO, O NOSSO PREFEITO, QUAL A EXPECTATIVA ADMINISTRATIVA DO NOSSO GESTOR?
PR LUFRAN - Eu acredito que ele fará uma boa gestão. Ainda que eu ainda não

Nenhum comentário:

Postar um comentário