quarta-feira, 17 de abril de 2013

ESCOLA


ISSO É UMA VERGONHA!
SEM HABITE-SE, ESCOLAS DE NATAL PODEM FECHAR
Estudantes
     Vinte e quatro escolas de Natal estão na iminência de perder convênios com a Prefeitura de Natal e com o Governo Federal por não possuírem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), conhecido por habite-se. De acordo com a Secretaria de Educação do Município de Natal, Justina Iva, a regularização das escolas junto ao CBMRN é um condicionante para liberação do Fundo Nacional de Educação Básica e do Programa Pré Escola para Todos (PPET), fundamental para manutenção da rede municipal escolar.
     Para pedir o apoio do CBMRN na agilização dos processos de regularização das instituições educacionais que oferecem serviços terceirizados à prefeitura,  a secretária Justina Iva, acompanhada dos coordenadores de escolas conveniadas com a Prefeitura de Natal, se reuniu, ontem pela manhã, com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, no Quartel do Comando Geral da Instituição.
     Atualmente, o Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) está com o atendimento comprometido. São apenas 40 bombeiros para atender uma demanda de quase 200 solicitações por mês. A disparidade entre os números gera uma lentidão na aprovação dos projetos. A liberação do habite-se chega a demorar, no mínimo, seis meses. 
Diante do caráter emergencial apresentado pela SME, o comandante Geral da Corporação se comprometeu a acompanhar o processo relacionado às escolas do PPET para garantir um tempo de espera menor para análise do projeto e vistoria.  Atualmente, o CBMRN tem 675 militares, sendo que o necessário deveria ser de 3.200 homens, ou seja, um déficit de mais de 2.500 homens. Apesar das dificuldades, a corporação realizou entre janeiro e março deste ano, 1.250 ações preventivas de vistorias e análises de projetos em diversas edificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário