terça-feira, 19 de março de 2013

CHUVAS

Previsão para dia de São José é de chuvas em São Miguel/RN
ARTE E TEXTO EM PARTE: CLIMATEMPO DE 19/03/2013
Áreas de instabilidade se formam sobre o Nordeste. O MA, PI, RN, CE e o litoral da BA têm sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Pode chover com moderada a forte intensidade. Nas outras áreas da Região sol forte e pancadas de chuva à tarde. (Esta chovendo neste exato momento na Região da Serra do Camará, na Tromba do Elefante, Região de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte)
A Funceme diz que, apesar da crença de que se chover em 19 de março, o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico, não há relação entre as precipitações nesta data e a qualidade da estação chuvosa.
A previsão metereológica para o Ceará nesta terça-feira, 19, dia de São José, é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas, com menor intensidade.
Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações serão causadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que vem provocando chuvas desde o último sábado e tende a se manter atuando nos próximos três dias.

E o que diz a crença popular SOBRE CHOVER NO DIA DE SÃO JOSÉ?

FOTO: WIKIPÉDIA
SÃO JOSÉ

José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
O lugar que José ocupa no Novo Testamento é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silencioso, e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando este tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas (cap. 2), José ainda era vivo, sendo que em todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa. Na Páscoa desse ano, "o menino Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais soubessem", os quais "passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos" e, por fim, o reencontraram no Templo da Cidade Santa "assentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os, os quais se admiravam de sua inteligência e de suas respostas". "Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados" e Maria, sua mãe, diz-lhe: "Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura", sendo essa sua última referência a José estando vivo.

TEXTO DO BLOG CHEIO DA SERRA POR RAIMUNDO FELIX

A ciência é irredutível diante da crença. A realidade dos estudos meteorológicos destaca a distância entre as duas coisas. "Se chover no dia 19 não há correlação com inverno. Não indica que as coisas vão mudar. Por enquanto o que se tem é essa realidade, com base em estudos", diz Cláudia, ao destacar o respeito da instituição, mesmo com essa perspectiva, ao agricultor cearense.
As mudanças climáticas, conforme o agricultor José Roberto Ferreira, do distrito de Arajara, em Barbalha, têm sido uma forma de também abalar um pouco a fé do agricultor por bons tempos de chuva. Para ele, hoje é muito difícil perceber sinais de inverno, por conta dessas oscilações. "A gente fica um pouco desacreditado", mas acrescenta que o importante mesmo é se apegar a fé. "É o que nos resta nesse momento", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário